As Vantagens de Ser Invisível | Stephen Chbosky

Charlie é adolescente. Com apenas 15 anos ele conta para seu “amigo anônimo” sobre seu dia a dia através das cartas enviadas por ele. Vejo essa estória como um “meu querido diário”.
Charlie é muito observador e analista, ele mesmo não se compreende direito e não tem amigos. Isso porque seu único amigo acabou se suicidando um ano antes. Triste né?
O livro mostra os dois lados da vida de Charlie, o lado familiar onde ele conta tudo que se passa em relação a sua família, e também o lado onde ele conta sobre suas novas amizades na escola.
Pois bem, começaremos com a família de Charlie. Seus pais o tratam com extrema cautela, além de ser o filho mais novo, claro. Seu irmão mais velho, Chris, foi para a faculdade e é um grande jogador de futebol americano, com futuro inclusive. Sua irmã, Candice,  passa por coisas muito ruins, além de ela ser um personagem “escada” para mostrar como Charlie age em relação a sua família. E antes que eu me esqueça, há também sua tia Helen, a pessoa que Charlie mais gostava entres todos antes dela... morrer. (Isso não é spoiler, relaxa)
Agora o lado divertido do livro, onde Charlie relata o que acontece entre ele e seus amigos. Logo nos primeiros dias de aula, Charlie conhece Patrick. Pode se dizer que Patrick é um personagem bastante descolado, além de ser muito engraçado e de mostrar a Charlie coisas das quais ele nem imaginava que veria, ou conheceria. Junto com ele, Charlie conhece a meia irmã de Patrick, Sam. Ambos veteranos na escola. Na mesma hora Charlie começa a relatar o quão linda, perfeita, inteligente e super legal é a Sam. Conforme o desenrolar da história você vai percebendo que ele tem um carinho muito grande por ela. 
Nesse meio todo, conhecemos o professor de inglês avançado, Bill. Podemos dizer também que ele é o cara que encaminha Charlie para o lado profissional, visto que Charlie gosta muito de escrever e lê seus livros rapidamente. Bill também dá ao garoto grandes conselhos.
Agora com Sam e Patrick ele passa a frequentas as festias da galera do colégio, e conhece muitas pessoas, passa a mostrar seu lado engraçado mas também mostra seu lado dramático. Charlie começa a se sentir infinito junto com seus dois amigos. Porém ele começa a ver situações nas quais é “obrigado” a guarda-las para si mesmo., e isso o torna invisível.
A história começa a engatar pouco antes da metade do livro. A escrita é bastante simples e a história é monótona do inicio ao fim. Eu particularmente achei muito boa, apesar de eu ser o oposto do Charlie, consegui compreender a maioria dos sentimentos que ele passava para nós, e isso acontece o livro inteiro. Você começa a refletir um pouco sobre sua vida e acaba querendo se sentir infinito assim como o personagem.
Nosso querido e incrível elenco nesse filme não poderia ter sido melhor, creio eu. Tendo Logan Lerman como Charlie, Emma Watson como Sam e Ezra Miller como Patrick foi demais. O Logan interpretou muito bem o personagem Charlie, apesar de eu não imaginar o Charlie sendo o Logan, ele fez isso muito bem. A Emma acaba se tornando tão linda quanto a própria Sam descrita por Charlie.
Já não tenho muito o que falar sobre o Miller. Não conhecia o ator até ver ao filme, mas também fiquei impressionado com a forma como ele atuou como Patrick, ficou bastante carismático e engraçado.
Achei que o filme cortou coisas importantes, mas acho que o foco deles era o lado da amizade de Charlie. Eu assisti ao filme antes de ler o livro e como sempre, acho isso errado mas, apesar de tudo, achei o filme bem fiel ao livro. Mas querem um grande conselho? Leiam o livro primeiro.
Mesmo se você já viu o filme, vale a pena ler o livro pois há várias mensagens que o livro passa e que não fica tão explícito ou nem mesmo aparece no filme.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário