Insurgente | Veronica Roth

Quem leu Divergente roeu unhas e dedos com o final abrupto da história. Um final calmo que nos deixa com a cabeça cheia de interrogações: O que eles vão fazer agora? Fugir? Pra onde? Pra fora de Chicago?; e essas questões não são respondidas assim tão rapidamente. As personagens estão perdidas, não sabem o que fazer ou para onde ir. Elas apenas querem se livrar do “caçador”, a Erudição.
É fato que nós, nessa situação, fugiríamos para o mais longe possível a fim de elaborarmos um plano de ação para darmos um fim nessa guerra que tem colocado a sociedade para baixo. Mas, em Insurgente, isso demora muito para acontecer. Boa parte do livro é arrastada por momentos e diálogos que não acrescentam nada à trama, apenas mantém a história numa enrolação sem fim. O plano de ação demora a ser desenvolvido pelas personagens e a Tris, com sua evidente teimosia, tende a fazer tudo sozinha. 
Arrisco em dizer que sem a Tris a história acabaria aqui e agora. Sem ela, eles, provavelmente, iriam fugir até serem pegos e sacrificados, dando todo o poder à Jeanine. Mas não, teimosias à parte, felizmente, Beatrice Prior está no comando, mesmo que indiretamente.
Da Abnegação para Audácia, e da Audácia para toda a Chicago futurista. Tris e Quatro, em seu romance mais meloso que o comum, precisam de aliados para combater o que está por vir: Jeanine e seu exército de audaciosos comandados por chips. Resta saber como e onde encontrar esses aliados.
Com uma boa dose de enrolação e romance, e uma pitada de ação, Insurgente cumpre o que promete, inserindo os personagens em lugares novos para que o leitor conheça melhor o universo da trilogia e desenvolvendo os mistérios que cercam Chicago (literalmente).

Confira também nosso vídeo-resenha dessa história:

Cristiam Oliveira

22 anos, se formou em administração mas gosta mesmo de comunicação. Tem uma paixão enorme por cinema e adora, sobretudo, os livros. É muito organizado, calmo, chato e grudento; se apega muito fácil às pessoas que gosta e, às vezes, é extrovertido. Adora mudar e criar coisas; é muito curioso e persistente em tudo que faz. Gosta de cachorro mas prefere gatinhos (inclusive tem dois!).

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

1 comentários:

  1. Sou fã da trilogia, e eu espera mais de "Insurgente", confesso que até a metade ( se não mais ) do livro eu quase dormi, NADA ia acontecendo, NADA ia sendo acrescentado, a história estava se arrastando. Já o final ( não chegou a compensar a enrolação do começo ) foi muito bom e surpreendente. A trilogia com certeza está incrível \O/
    Abraços!

    ResponderExcluir