Condenada | Chuck Palahniuk

Madison Spencer é filha de um casal famoso e bilionário. Aos treze anos, a garota desfruta de coisas que a maioria das adolescentes jamais teriam. Mansões espalhadas pelo mundo todo,  fama e tudo o que a tecnologia de seu tempo pode oferecer. Tudo seria perfeito se não fosse por um pequeno detalhe: Madison está morta. A garota acorda em uma cela de prisão e sem demora descobre que além de morta, foi condenada ao inferno.

O livro, narrado em primeira pessoa por Maddy, é uma mistura de autoajuda infernal com dicas de sobrevivência no inferno caso, por um infeliz prazer,  o leitor vier a encontrar-se na mesma situação que a personagem. Mas, a pergunta que nos intriga é  "Como foi que Madison Spencer morreu?" e "O que ela fez em vida para merecer o sofrimento no limbo?". Essas perguntas são respondidas até mesmo na contra capa do livro, Madison faleceu por ter sofrido uma overdose de maconha!
Ora, mas qualquer conhecedor da ciência sabe que isso é praticamente impossível. Até mesmo os companheiros de Madison, pessoas que compartilham a danação ao lado da garota e que, da mesma forma, foram parar no inferno pelos motivos mais bizarros, sabem e se perguntam como isso pode ter sido possível.

Caminhando junto à seus companheiros pelo inferno, Maddy relembra e nos conta sua história. Através desta, vamos entendendo sua personalidade, seus pais negligentes e sua morte.
Após alguns dias conhecendo o inferno e suas paisagens cômicas, Maddy consegue um emprego como operadora de telemarketing, se negando à outra alternativa, fazendo pop-ups pornográficos que seriam exibidos em páginas da internet.
Maddie aproveita a oportunidade e nos avisa sobre práticas que devem ser evitadas para que  não terminemos condenados, como, por exemplo, soltar pum em elevadores, urinar em piscinas e buzinar excessivamente no trânsito.
A morte é um longo processo. Seu corpo é só a primeira parte de você que acaba. Significado: além disso, seus sonhos têm que morrer. E daí as suas expectativas. E a sua raiva por investir em uma vida aprendendo besteiras, amando pessoas e ganhando dinheiro, só pra perceber que toda essa porcaria se resume a nada.

Chuck  Palahniuk, autor de Clube da Luta e dotado de um sarcasmo incrível, cria em Condenada  uma comédia escrachada e recheada de críticas óbvias em relação à definição criada pelo nosso senso comum do inferno. Este livro é perfeito para quem é apreciador de humor inteligente e críticas à sociedade, que abrangem desde o âmbito religioso até às consequências da nossa geração superficial e de valores morais fundamentados em fama e dinheiro.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

3 comentários:

  1. só olhando a capa já percebo que não é um livro que quero na minha estante, sem contar o fato que não curto muito terror em livro mas a resenha ficou ótima.

    ResponderExcluir
  2. Ahhh! Gosteeeeei! Mais um pra minha listinha hahaha

    ResponderExcluir
  3. O cara parece mandar bem na comédia! Topo da lista!

    ResponderExcluir