Contos e Lendas dos Grandes Enigmas da História | Gilles Massardier

Eu estava buscando por um livro infanto-juvenil que me mostrasse alguns fatos históricos interessantes de maneira um pouco mais descontraída e encontrei esse: Contos e Lendas dos Grandes Enigmas da História, um livro pequeno, de 216 páginas, publicado pela editora Seguinte. Resolvi arriscar.
Apesar do título óbvio, eu quis acreditar que este não se tratava de um livro de contos, visto que meu histórico de leituras desse tipo literário não é dos mais agradáveis. Imaginei que estes contos e lendas estariam encaixados em uma só narrativa. Eu estava enganado.
Separado em dez contos, contamos com diferentes assuntos, da pré-história até Napoleão Bonaparte, envolvendo o presente e o passado, que nos remetem à respostas para questões não tão bem resolvidas nos tempos de nossos ancestrais como, por exemplo, a origem do homem neandertal e sua miscigenação. Na visão de um adulto, isso tudo parece bobo mas, com certeza, deve parecer muito interessante para crianças sedentas por curiosidades.

As histórias escritas por Gilles Massardier são ambientadas em lugares simples e pouco detalhados, e apresenta um conteúdo didático muito bom.
Se tem uma coisa que me incomodou pra caramba nesse livro, foi a linguagem. Logo você percebe que as histórias são infantis porém com uma linguagem muito rebuscada para este público. Acredito que estes contos tenham sido escritos para ficarem na cabeceira da cama para que os pais leiam para os seus filhos antes de dormir, sendo esta uma bela de uma viagem ao mundo dos sonhos e da imaginação.

Por ser um livro muito curto, me limito a dizer que eu esperava mais de um livro que tem o objetivo de desvendar enigmas da história do mundo. Acredito que uma linguagem mais simples teria se adequado melhor ao texto e tornado a leitura mais agradável tanto para pais quanto para filhos.

Cristiam Oliveira

22 anos, se formou em administração mas gosta mesmo de comunicação. Tem uma paixão enorme por cinema e adora, sobretudo, os livros. É muito organizado, calmo, chato e grudento; se apega muito fácil às pessoas que gosta e, às vezes, é extrovertido. Adora mudar e criar coisas; é muito curioso e persistente em tudo que faz. Gosta de cachorro mas prefere gatinhos (inclusive tem dois!).

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

3 comentários:

  1. Também não gosto muito de contos, prefiro uma história mais comprida do que várias mais curtas. Não me interessei muito por esse livro já que não gosto de história, mas quem sabe algum dia eu acabe cedendo.

    ResponderExcluir
  2. Oba, ganhei esse aí no sorteio! haha
    Às vezes sou uma leitora meio preguiçosa e fujo somente para contos. Vai se encaixar bem nesse meu momento de ressaca. E além do mais, não sou tão fã de História, mas o livro ta com cara de que vai me fazer gostar um pouquinho mais da matéria!

    ResponderExcluir
  3. eu não costumo ler livros de contos , prefiro mesmo uma historia completa nada contra contos mas nunca gostei, mas quem sabe algum dia ainda leia algum

    ResponderExcluir