Guardiões da Galáxia | James Gunn

Ao ver as primeiras imagens de Guardiões da Galáxia, fiquei receoso. Não sou muito fã do humor forçado dos filmes da Marvel e ao saber que a história contaria com um guaxinim falante, uma árvore mutante e uma mulher verde, meus temores aumentaram ainda mais. Afinal, para um filme de super-heróis assim dar certo, o roteiro precisa ser muito bem trabalhado e elaborado, para não acabar fugindo totalmente da linha de ação. Fora que deve ter uma direção primorosa e atores, no mínimo, competentes. E é isso, felizmente, que acontece.
A história base é simples: Peter Quill (Chris Pratt) rouba uma orbe misteriosa para ganhar algum dinheiro. Porém, ao roubar o artefato, descobre que muitas outras pessoas estão atrás dele, inclusive Thanos, o imperador do universo e um dos grandes vilões das HQs. Assim, com a ajuda de Rocket Raccoon (Bradley Cooper), Gamora (Zoe Saldana), Groot (Vin Diesel) e Drax (Dave Bautista), ele tenta colocar o objeto em boas mãos, já que ele possui o poder de destruir qualquer coisa material.
O filme já começa ganhando pelo fato de não se levar a sério em momento algum. O roteiro, de James Gunn e Nicole Perlman, faz com que todos saibam que aquela é uma situação absurda. Afinal, não é precisa uma identificação do espectador com o enredo. É outro universo, outro momento, outra história. E o mais interessante é que os próprios personagens, em suas falas, deixam isso declarado, expressando o absurdo da situação. Assim, o riso rola solto durante os 121 minutos de filme, sendo interrompido apenas nos momentos de ação, e até emoção, necessários.
Essa mistura perfeita de riso, ação e emoção, não encontrada tão bem em nenhum outro filme da Marvel, é resultado de personagens muito bem escritos. Cada um deles é desenvolvido brilhantemente na tela através de suas histórias. Consegue-se, de algum modo, sentir o que eles estão sentindo através de suas dores, sofrimentos e alegrias.
Tal ótimo desenvolvimento de personagens não é só glória de roteiro. Os atores estão fantásticos. Chris Pratt tem o desempenho de sua carreira. Bradley Cooper é fantástico com seu trabalho de voz e Vin Diesel, finalmente, consegue se sair bem (muito bem, aliás) em um filme, também com trabalho de voz e CGI. Assim, eles conseguem deixar a trama e os personagens ainda mais interessantes e carismáticos.
Porém, deve se ater a um problema do filme, talvez o único, que diz respeito aos outros atores, só que na questão de um sub-aproveitamento. Benicio Del Toro, interpretando O Colecionador, Glenn Close, fazendo a Nova Prime e John C. Reilly, dando vida ao guarda Rhomann Dey, são pouquíssimos aproveitados. Este último, aliás, possui uma cena final que deixa escancarada a dúvida dos roteiristas na importância do personagem. Não é um problema que prejudique em nada o andamento do filme. Só é desconfortável ver atores tão bons sendo subutilizados. Espero maior aproveitamento no futuro.
Além da ótima direção, roteiro e atuações, vale destacar o fantástico trabalho de direção de arte e figurino. O filme é colorido de uma maneira nem um pouco cansativa, deixando o universo criado pelo diretor James Gunn ainda mais mágico. E claro, destaque para a trilha sonora, recheada de clássicos dos anos 80.
Enfim, Guardiões da Galáxia é um ótimo filme de super-heróis. Consegue, diferentemente de outras produções da Marvel, dosar muito bem o humor, colocado nos momentos certos, com emoção e ação. Além disso, os personagens criam um carisma que poucos heróis possuem. Você sai do cinema maravilhado com a história, com a trilha sonora, com os efeitos especiais e até com o 3D. Mas você sai, acima de tudo, querendo ser ou estar com Groot, Rocket Raccoon, Peter Quill, Drax ou Gamora. Isso é o que um bom filme consegue fazer com o espectador: encantá-lo. E isso Guardiões da Galáxia faz muito bem.

Matheus Mans

20 anos, estudante de jornalismo. Leitor voraz de qualquer tipo de livro, cinéfilo de carteirinha e apaixonado por música brasileira. Não vive sem doses frequentes de Stephen King, Arnaldo Antunes, Wes Anderson, Woody Allen, Adoniran Barbosa, Neil Gaiman, Doctor Who, Star Wars e muitas outras coisas que permeiam sua vida.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

6 comentários:

  1. Fiquei animado quando vi o primeiro trailer, além de ele estar recebendo ótimas críticas, mais uma daqui do índice x. Tenho que ver esse filme.

    ResponderExcluir
  2. Tenho que assistir, pois a marvel arrebenta

    ResponderExcluir
  3. Confesso que achava que esse filme não ia ser bom, justamente pelo fato de não ter heróis tão conhecidos assim, mas me enganei! Todos estão falando bem (muito bem), PRECISO ver!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Estou muito ansioso para assistir esse filme, só por ser da Marvel mas também querendo conhecer os novos personagens.

    ResponderExcluir
  5. O título do post podia até ser: Guardiões da Galáxia - O filme do ano. Cara, a Marvel acertou bem demais! Uma história desconhecida e fora da linha "Os Vingadores", acabou conquistando muitos corações aí (inclusive o meu). E não é só o filme que é ótimo, os quadrinhos também são maravilhosos (apesar de até chegar na história do filme, demorar um pouco). 5 estrelinhas pro filme!

    ResponderExcluir
  6. Este filme me surpreendeu nao assistir ainda so
    que quando vi o trailer gostei muito

    ResponderExcluir