Cidade das Cinzas | Cassandra Clare

*ATENÇÃO! Este post contém spoilers do primeiro livro da saga “Os Instrumentos Mortais”, Cidade dos Ossos.

Cidade dos Ossos foi um livro que dividiu opiniões. Vi pouquíssimas pessoas dizendo que o livro é regular. Quem gostou, gostou muito. Quem não gostou, odiou. Eu enxerguei o primeiro livro como uma história em formação, que talvez não estivesse tão bem idealizada quando colocada no papel. De toda forma, o segundo livro ajusta para que a história encaminhe direito, com um contexto muito melhor estruturado, personagens mais bem construídos e um contato direto com o leitor. 
Cidade das Cinzas é aquele tipo de livro no qual as coisas, de fato, acontecem. Apesar dos dramas, romances e adolescência à flor da pele, a aposta é em um ritmo não só recheado com bons momentos de ação, mas também diálogos que fluem ao desenrolar – ou enrolar – dos mistérios e segredos. 
Os personagens secundários estão bem mais aprofundados. As singularidades de cada um estão traçadas mais efetivamente: Magnus Bane, uma diva. Alec Lightwood, o rabugento sensível. Isabelle, poderosa quase o tempo todo. Luke, o paizão. Até mesmo os personagens passageiros, como a Inquisidora e Maryse, têm uma história por trás de cada forma de agir ou reagir. Mas, o grande destaque vai para Simon. Com uma reviravolta do primeiro livro, o personagem roubou a cena - o que foi muito bom e prejudicial ao mesmo tempo. Muito bom porque quebrou o estereótipo do primeiro livro de “mundano nerd atrapalhado”, prejudicial porque os protagonistas, Clary e Jace, ficaram mais em segundo plano em relação ao primeiro livro. 
Por conta do fim do primeiro, o casal principal começa Cidade das Cinzas com as pernas quebradas. Não só descobriram – depois de ter se pegado muito – que são irmãos (!) como também descobriram que o pai deles é um Hitler do submundo. A distância necessária entre eles é o que veta o clima romântico do livro, apesar da premissa de “amor proibido”. 
O valor da família é um dos pontos mais explorados no livro. São levantados questionamentos como: qual o conceito de “família”, afinal? É preciso correr o mesmo sangue nas veias para ser irmão de alguém? Até que ponto um pai se arrisca por um filho ou até que ponto um filho deve abrir mão dos seus ideais para favorecer ao pai? 
Em Cidade das Cinzas, o vilão Valentim continua na sua missão de exterminar os membros do submundo. Para isso, ele busca o segundo Instrumento Mortal. Uma espada que, ao ser banhada no sangue de um lobisomem, um vampiro, uma fada e um feiticeiro, concede a ele poder de invocação sobre todos os demônios. Assim, a guerra entre os ideais de Valentim e os da Clave está travada.


Rafael Palone

20 anos, é jornalista o tempo todo e Superman nas horas vagas. Potterhead, filho de Hermes, tributo, cinéfilo, membro da erudição, coldplayer, palmeirense, fanático por super-heróis, entre outros. Sabe tocar piano, teclado e campainha. Gosta de escrever e seu maior sonho é entrar no cinema para ver a adaptação de um livro por ele escrito.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

6 comentários:

  1. Eu estou querendo ler esse livro, só não sei quando

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é muito bom, eu já estou lendo Cidade das Almas Perdidas e a cada livro a Cassandra vicia mais os leitores.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem elaborada a resenha, no entanto, eu estou "empacado" neste volume, tendo as outras edições da série também, contudo, acredito que na primeira parte do livro, o modo como o desenvolver da narrativa se dá sobre o personagem "Jace" acabou me irritando um pouco, o que fez com que eu desse prioridades a outras leituras e adquirisse uma certa preguiça quanto ao resto desta história.
    Sei que a saga é muito bem elaborada, simplesmente adorei a ambientação, a mitologia criada pela Cassandra Clare, ela traz personagens com características muito carismáticas e me apeguei a vários deles, mesmo assim, ainda estou um pouco receoso pelo fato de o Jace não ter ajudado muito no inicio da trama a me empolgar mais, uma vez que ele seja um dos protagonistas, creio que deveria ter uma personalidade um pouco mais atraente para seduzir o leitor
    (gente essa é apenas a minha opinião beleza? rsrsrs eu gosto da série, só nao gostei das atitudes de um personagem neste volume) ;) :3 :*

    ResponderExcluir
  4. Cidade das cinzas um livro muito bem elaborado a saga a final gostei muito da resenha ta de parebéns
    índice X

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho uma vontade enorme de ler esses livros das cassandra, mas me falta dinheiro pra comprá-los, assim que der eu compro.. Só vejo boas resenhas sobre eles.

    ResponderExcluir
  6. Li o primeiro, só. Gostei. E já li bastante resenhas sobre a saga e fico ainda mais admirado com a grandeza de fãs que falam bem dela. Achei a ideia de Cassandra muito fantástica :)

    ResponderExcluir