Will & Will: Um Nome, Um Destino | John Green e David Levithan


Nessa estória escrita por dois escritores contemporâneos temos John Green como "Will Grayson" e David Levithan como o "outro Will Grayson". Para simplificar um pouco chamarei um de WillA e outro de WillB, respectivamente.
O Will1A é um garoto extremamente tranquilo e nerd que dedica a sua vida em ser invisível, tarefa essa que é sempre frustrada pelo seu excêntrico melhor amigo, Tiny Cooper.
Tiny é uma personagem que eu gostaria muito que tivesse um livro próprio, completamente anti estereótipos ele é um dos atletas da escola, corpulento, extrovertido, dotado de uma obsessão em resolver problemas e como vive repetindo é fabuloso. Tiny é homossexual, muito bem assumido vive sem se reprimir ou sem se importar com ofensas.
WillA tem duas regras essenciais para a vida: 1- não se importar com nada. 2- Manter a boca fechada. Seguindo essas regras ele acredita ficar livre de problemas como discussões ou se apaixonar por uma garota (o que acha que pode causar sérios problemas). Sua amizade com o Tiny é inabalável , ou melhor, quase inabalável, já que durante todo o enredo um ataca o outro relembrando uma recente briga que tiveram, vale notar que a sexualidade de seu amigo extravagante não o incomoda de forma alguma.
WillB é o um garoto melancólico, ranzinza e de mal com a vida, homossexual não assumido, suas únicas companhias são Maura (a quem ele tem um péssimo senso de valorização, o que acaba fazendo a garota sofrer) e Isaac, um cara que ele conheceu na internet, o qual mesmo sendo completamente misterioso, de alguma forma possibilitou que WillB se apegasse demais.
WillB pode até ser muito rebelde e um leitor com uma mente mais madura pode pensar que isso pode ser apenas fase ou um pedido desesperado por atenção, entretanto, o garoto não tem contato com o pai e tem uma mãe omissa, deixando essa reflexão aberta ao leitor.
Arrisco dizer que Will & Will é daqueles livros que poderiam ser readaptados para a TV, seria uma mistura de FRIENDS e Will and Grace, sua narrativa é crua e os personagens têm uma construção mediana. Cada capítulo se trata de um Will Grayson diferente e é narrado em primeira pessoa.
Longe de mim dizer que não aprendi coisa alguma com um livro, mas confesso que foi uma leitura muito fácil e considero-o um livro para lazer, sem muito o que agregar (mas ainda assim agrega em coisas que são importantes, ainda mais para adolescentes).
Acredito que para ser um pouco mais épico, os autores deveriam ter encorpado mais a trama e principalmente um drama menos à lá Disney.



    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

9 comentários:

  1. Que legal, está na minha lista. Já li John Green, mas nunca li nada no David Levithan. Mas sempre me disseram bem dele.

    ResponderExcluir
  2. Concordo que deveria puxar um pouco mais na trama, mas ainda assim, me ganhou pela simplicidade da narrativa.

    ResponderExcluir
  3. Este livro não vai entrar na minha lista,não gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  4. Eu n vejo mta graça no Jonh...
    Ele escreve histórias bem medianas e acho q essa n fugiu do costume neah..hahaa
    Acho essa capa mto bonita, mas n é um livro q eu leria se tivesse com duas opções em mãos...

    ResponderExcluir
  5. Sobre esse livro, so vejo pessoas que falam mal e tal mas uma coisa q eu comecei a dizer a mim msmo e: nao vou tirar nenhuma conclusao boa ou ruim de um livro antes de eu msmo ler. Nao vou flar q um livro e bom ou ruim so pela opiniao dos outros pois agente tem de ter a nossa propria, certo.
    Mas enfim, acho legal essa ideia de dois personagens e cada autor correspondendo a 1 deles. Essa leitura vira em breve pra mim :)

    ResponderExcluir
  6. Cá entre nós né gente, John Green não é nenhum Machado de Assis ou Tolkien, o cara é genial e pela bagagem de escrita, a própria já deveria ter se desenvolvido com o passar do tempo, não estou criticando o autor, já li boa parte de suas obras publicadas com exceção é claro de Will&Will, Confesso que a resenha me atiçou a curiosidade de uma maneira incomum e pretendo lê-lo em muito breve, ainda que não possua o exemplar.
    Pesando em uma abordagem mais prática, John Green é incrível, ele é criativo, sabe manter a essência das personagens trazendo características tão subjetivas que cedo ou tarde, seja quem for o leitor, este irá se identificar com uma citação, ou com uma atitude da personagem, o lance é que o conteúdo empregado nas obras do J.G. é voltado realmente para o público Y.A. e não acredito que ele vá mudar.
    Sobre a obra, em outras resenhas, o pessoal comenta bastante sobre um filme ou adaptação televisiva desta obra, o que acabou por me deixar mais curioso para saber mais a respeito.

    ResponderExcluir
  7. Ao contrário de um comentário que vi aqui, eu só vi boas críticas sobre esse livro.. Só li Quem é você, Alaska? do John Green e metade de a culpa é das estrelas.. O próximo que pretendo ler dele é esse também porque tem o David Levithan, nunca li livros dele, mas vejo falar bem e por isso que ler esse.. Esse livro tem uma sinopse bem interessante e com certeza está na minha lista de compras e leituras.. :D

    ResponderExcluir
  8. Eu achei esse livro bem melhor do que muitos romances melosos que tem por ai. Tanto John Green como David Levithan são ótimos autores, porém nunca lia um livro de David... Eu recomendo esse livro :)

    ResponderExcluir