A Escolhida | Lois Lowry

Eu não poderia estar menos ansioso para ler a continuação de um dos meus livros favoritos: O Doador de Memórias, escrito por Lois Lowry.
O livro chamado A Escolhida, teoricamente, faz parte da mesma saga de livros d’O Doador, porém não é, necessariamente, uma sequência. Arrisco a dizer (sem certeza) que o segundo livro da quadrilogia acontece ao mesmo tempo que o primeiro, em uma sociedade completamente diferente.
Aqui, já não temos Jonas e muito menos a sociedade em que ele vivia. Agora, nós conhecemos Kira, uma moça de duas sílabas que vive num vilarejo muito pobre próximo à floresta. Neste vilarejo, as pessoas se mantêm abaixo do Conselho dos Guardiões, os responsáveis pelo poder jurídico e pela ordem na sociedade.
Não sabemos ao certo quantos anos a personagem tem, visto que as pessoas são nomeadas de acordo com o tempo. Ao nascer, a criança recebe uma sílaba e só recebe outra quando vira adolescente, e assim sucessivamente. É muito difícil, por exemplo, uma pessoa se tornar idosa e ter um nome de quatro sílabas.
A adorável Kira é deficiente de uma das pernas e é mal vista pelos seus vizinhos por ser considerada inútil, tanto no trabalho como na vida social. A situação piora quando sua mãe, uma artesã nata, morre, deixando-a só. E, isso faz com que a população insista em levar Kira ao Campo de Partida para ser entregue às feras. 
No entanto, devido aos ensinamentos artísticos dados pela mãe desde criança, o Conselho decide destinar Kira à restauração da túnica do Cantor, o bem mais precioso da sociedade, a fim de manter vivas as imagens do passado. Para eles, a túnica é considerada um resumo real e vivo da Ruína, ao passo que o cantor representa o poder artístico e criativo das pessoas.
Nesta história, as crenças são o ponto forte. A crença na túnica e no cajado do Cantor, a crença na Ruína, a crença nas feras e na desconfiança das pessoas umas com as outras. Posso citar, por exemplo, o momento em que Kira comenta sobre dois pedaços de madeira cruzados na parede do Edifício do Conselho, um objeto que representava bondade durante a Ruína.
Outro ponto bastante interessante é de que Kira vive sob a pressão de uma sociedade presa ao passado e em busca de um futuro perfeito, assim como em O Doador de Memórias. É como se a Ruína fosse o inferno e os personagens estivessem no purgatório, de modo que as atitudes das pessoas influenciassem, ou não, a ida deles ao paraíso.
A escrita da autora continua lenta e ainda consegue, com maestria, desenvolver detalhes envolventes em poucas páginas. E, é isto o que explode a cabeça do leitor em devaneios e torna as histórias de Lois excepcionais. 
A distopia contesta muitos dos problemas sociais, colocando em xeque nossos valores. A autora transforma uma história aparentemente simples num mind-blowing incrível.
É uma pena que “Gathering Blue” tenha se tornado, simplesmente, A Escolhida. Digo isto pois, numa tradução boba, “Buscando Azul” teria sido um título muito melhor e mais significativo pra história.
Apesar do livro e da autora terem me conquistado desde o início, A Escolhida não foi tudo aquilo que eu esperava. Mas, mesmo assim, indico a todos que leiam e tentem pensar fora da caixa, para que vocês se sintam, assim como eu, ainda mais ansiosos pelas continuações.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

9 comentários:

  1. Essa capa não é muito legal não kkkkkk, mas a historia parece ser muito boa.
    Só vi o filme d'O Doador de memorias, e me apaixonei. Pelo que vi no filme, a historia é uma distopia em tanto. Estou muito curioso para ler a quadrilogia inteira 😏. Dizem que a escrita da autora é muito boa e tranquila, e que prende o leitor do começo ao fim. Parabéns pela resenha adorei 😉

    ResponderExcluir
  2. Exatamente! Vale muito a pena. Eu AMO O Doador de Memórias! *-*

    ResponderExcluir
  3. Tá. Eu tinha interesse em ler "O Doador de Memórias" porque amo distopia, mas falaram tão mal do livro que acabei desistino.

    Mas você agora falou tão bem que até deu vontade de ler o primeiro e esse '~' Vou dar uma chance! Estão na listinha ^^

    Adorei a resenha!

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Faz o seguinte : Apaga da memória (minha)" Por Lugares Incríveis ", porque eu ja fiquei com a pulga atrás da orelha com esse livro ... Imagina com vontade de ter os dois, sendo que o dinheirinho que guardei era para comprar POR LUGARES INCRÍVEIS. ._.'

    ResponderExcluir
  5. Manooo, da forma que eu amei O Doador de Memórias com certeza eu iria querer ler esse segundo livro, A Escolhida. Quando fiquei sabendo que seria meio que uma história paralela e não uma "Continuação" da história após o fim de O Doador de Memórias fiquei meio intrigado por achar que teve um final muito aberto, mesmo amando o livro, mas enfim, eu quero muito mesmo ler A Escolhida, e tenho uma leve impressão de que ele pode me surpreender ainda mais, pelo menos assim espero... #Igu

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca li o doador de memórias, mas uma amiga minha já e morreu de amores, por ele e pretendo ler logo, mas são tantos livros, mesmo assim apesar das capas não serem tão legais, vou ler os dois e espero gostar como você do doador de memórias e mais ainda desse. Será?!

    ResponderExcluir
  7. Eu já tenho o Doador de Memórias aqui, mas ainda não li, nem sabia que já tinha saído a continuação :O
    Preciso desse livro! Partiu procurar pra comprar.

    ResponderExcluir