As Confissões das Irmãs Sullivan | Natalie Standiford

Depois de Mentirosos, chegou a hora de mais uma família "perfeita" ser desconstruída em um romance infanto-juvenil. Dessa vez, com uma pitada de comédia. As Confissões das Irmãs Sullivan, de Natalie Standiford, apresenta uma família apegada aos bons e velhos costumes, maneiras e, principalmente, à imagem. Toda a trama se desenvolve a partir do momento em que as três irmãs - Norrie, Jane e Sassy - decidem sair da linha e mostrar que nem tudo são flores para a família Sullivan. 
A história começa com uma punição: a avó, conhecida como Poderosa, anuncia que está morrendo e tirou o nome da família Sullivan do testamento, e vai doar toda a herança para uma instituição de caridade. Ela tomou a decisão porque algum dos seus netos a magoou. A única maneira da pomposa senhora voltar atrás é recebendo um sincero pedido de desculpas em formato de carta. 
Apesar da família ser formada por um pai, uma mãe e seis filhos - três meninos e três meninas -, os acontecimentos recentes evidenciam que a culpa é de uma das três filhas. Desesperados para conseguir o dinheiro do testamento de volta, três cartas são enviadas com detalhes do que cada uma pode ter feito para magoar a avó e, o mais importante, o porquê de ter agido de tal maneira. 

PRIMEIRA CARTA - NORRIE SULLIVAN
A Noite mais Longa do Ano

A perfeição da família Sullivan segue padrões tradicionais e ultrapassados. Um deles é o do suposto casamento arranjado; só que, por enquanto, o Baile de Debutante "arranjado". Há anos, a família Sullivan já está se preparando para que a filha mais velha, Norrie, seja acompanhada por um rapaz chamado Brooks ao baile de formatura. Mas, tudo vai por água abaixo quando a garota decide seguir seus próprios instintos e se apaixona por outro cara. 
A primeira carta é boa e dá abertura para as outras duas que vêm em seguida. Um dos problemas é, quando Norrie vai para uma festa, a autora se preocupa em apresentar os nomes de todos os personagens que estão por lá. Talvez isso fosse importante, mas são pouquíssimos que são retomados em seguida (nesta e nas outras cartas). Ao invés de ficar nomeando dez personagens, seria bem mais conveniente se Natalie tivesse optado por apresentar três e desenvolvê-los nos aspectos físicos e, se necessário, psicológicos. Fica bem claro que não houve esse aprofundamento nem no processo de construção do livro já que os personagens secundários são muito semelhantes entre si. 
Norrie é a mais madura entre as três e a sua parte do livro, também. O que acontece com ela casa muito bem - e o argumento ganha força - com a carta de Jane. Antes da segunda carta, o que Norrie faz não atinge tão diretamente a Poderosa.

SEGUNDA CARTA - JANE SULLIVAN 
Minha Família Malvada

Jane é a filha revoltada e fumante, apesar de que a autora apenas decidiu colocar o cigarro nos dedos dela para sustentar o estereótipo de "alternativa". A garota criou um blog para falar mal da família: minhafamiliamalvada.com, onde decide botar para fora toda a vaidade e o histórico dos Sullivan, incluindo seus pais e a própria Poderosa.
Infelizmente, o drama que a personagem faz, não existe. As histórias contadas no blog são bem sem graça e bobas, e o "lado podre" da família Sullivan se reúne a problemas bem mesquinhos. Apesar disso, a carta da Jane é interessante porque faz um clipping de alguns posts do blog com os comentários dos leitores, mas depois de algumas páginas a autora parou de colocá-los e limitou-se apenas aos relatos. As publicações do blog são as bases nas quais o comportamento das personagens e da Poderosa se sustenta.
Estudante de um colégio católico, Jane passa por uma fase de questionamentos. Deus existe? Por que os santos são santos? A Igreja erra? Como já é de se esperar, todas as perguntas não são bem aceitas pelas professoras e pela temida avó: "é necessário apenas crer, não descobrir o porquê". Os questionamentos são pontos positivos na composição da personagem.

TERCEIRA CARTA - SASSY SULLIVAN
Conto de Inverno

A bobinha da família, Sassy passa maior parte do tempo com o irmão mais novo, Takey. Depois de sair ilesa de uma queda e um atropelamento, a garota convence-se de que é imortal - ou imatável, como ela costuma usar.
Apesar de ser a personagem mais deslocada e distante da história, o clímax do conto de Sassy justifica um fato relatado nas duas cartas anteriores. A relação entre Sassy e Poderosa é a mais convincente, e é interessante como ela se desconstrói.
Fiquei com a impressão de que o terceiro conto foi escrito com pressa, já que todo o embasamento havia sido descrito previamente nas outras cartas. Na maior parte, Sassy fica divagando sobre suas supostas habilidades especiais até que elas desencadeiam um grande acontecimento que poderia ser uma surpresa se a garota já não o tivesse descrito na primeira frase da carta.

O livro tem uma premissa interessante, mas é pouco elaborada e perde muita força com o final. Os pontos fortes são os discursos da Poderosa, melhor personagem da história, mas que também não me fará muita falta.


Rafael Palone

20 anos, é jornalista o tempo todo e Superman nas horas vagas. Potterhead, filho de Hermes, tributo, cinéfilo, membro da erudição, coldplayer, palmeirense, fanático por super-heróis, entre outros. Sabe tocar piano, teclado e campainha. Gosta de escrever e seu maior sonho é entrar no cinema para ver a adaptação de um livro por ele escrito.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

8 comentários:

  1. Muito decepcionado 😞. Tive muitas expectativas sobre o livro, mas ele não concluiu nenhuma delas.
    Vi no canal do Rafa(Bigode Literário) a resenha do livro e fez com que eu tirasse o livro dos meus desejados, mas mesmo assim não deixei de me aprofundar mais na historia para saber mais. Só que com a sua resenha, que aliás foi ótima, eu percebi que não vale a pena eu me prender a um livro sem conteúdo. Adorei sua Resenha, mas o livro com certeza não é muito bom! Parabéns Rafael 😁

    ResponderExcluir
  2. Quando você falou "descontruir mais uma família" já fiquei interessado, o título também me deixou curioso. Pensei que, apesar de não ter lido nenhum dos dois, esse seria bem semelhante ao Mentirosos, mas acho que não.

    Com o final da resenha e suas considerações finais acabei perdendo a vontade de ler :/

    Abs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Mentirosos é sobre oque ? Ja ouvi falar e ja pensei em ler, mas nem pensei em baixar o PDF.
    Esse livro parece " bom ", mas não exatamente " bom ". Eu não gostei quando começou a " falar " sobre as cartas, eu fiquei entediada só de imaginar como seria.

    ResponderExcluir
  4. Gi, já fizemos uma resenha de "Mentirosos". Dá uma olhada!
    http://www.canalindicex.com/2014/09/mentirosos-e-lockheart.html

    ResponderExcluir
  5. Ainda nao li Mentirosos, tenho que me convencer hahaha

    ResponderExcluir
  6. Esse é um livro que eu fiquei bem curioso pra ler, por questões de vários blogueiros e vlogueiros e tudo mais estão falando sobre esse livro, e desde então fiquei interessado pela história, achei que parece ser bem legal, então sim, eu pretendo ler qnd tiver a oportunidade pois parece ser algo bom mesmo :) #Igu

    ResponderExcluir
  7. Ai pois me parece ser tão bom, fiquei muito interessada com a história, muito mesmo. Ainda não li Mentirosos e acho que vou pular pra esse.
    pena que para você a história não simpatizou muito.

    ResponderExcluir
  8. Ah apesar do "regular" eu gostei da resenha e da história do livro, esse eu vou dar uma chance.. E ainda não li mentirosos, mas vi muitas pessoas que criaram expectativas demais e acabaram não tendo o que queria, huehue
    eu gosto desses livros que eu não espero nada e no fim me surpreendo

    ResponderExcluir