Dia 21 | Kass Morgan

Ninguém pisa na Terra há séculos – até agora.

Partindo desta frase vocês devem estar pensando que isso se tornou um romance pós-apocalíptico em que os alienígenas invadem a Terra e todos os seres humanos, expulsos de casa, já não estão mais vivos. Tirando os alienígenas, isto está parcialmente correto, pois, nesse caso, aquela ladainha do Thomas Hobbes de que o homem é o lobo do homem talvez faça mais sentido.

Em The 100, pudemos ver que a Terra passou por uma fase difícil, onde ocorreram diversas guerras nucleares que destruíram tudo pela frente, tornando o espaço terrestre um local inabitável. Depois de muitos anos, uma amostra da raça humana vive numa espaçonave denominada Colônia resolve trazer de volta para a Terra cem jovens infratores, para que os mesmos possam verificar se o planeta está isento dos problemas causados pela radioatividade no passado.

Isso tudo já passou e os criminosos mais bonzinhos de todos os tempos estão há 21 dias na Terra. E, como se estar num planeta devastado não bastasse, eles descobrem que não estão sozinhos. Os jovens criminosos encontram outras pessoas na Terra, os quais dão o nome de Terráqueos.
Esta incrível reviravolta – acontecimento decorrente das últimas páginas do primeiro livro – deixou um gancho espetacular para Dia 21 que, infelizmente, não foi muito bem aproveitado. Eu esperava que esse gancho desse um gás para que a história me surpreendesse na sequência, mas em momento algum isso acontece. O ritmo da história continua o mesmo no segundo livro, e prejudica completamente o desenvolvimento da trama. 

Confesso que me decepcionei com o avanço da história em relação ao livro anterior. Isso me deixou triste e angustiado pelo fato de que o que estamos lendo está há anos luz da série televisiva. Fica claro que ambas histórias estão e vão continuar seguindo caminhos completamente diferentes. Enquanto a série é mais objetiva e vai direto ao ponto, Kass Morgan fica contando história pra boi dormir numa série de livros sem previsão de fim.
É inevitável a comparação do livro com a série de TV. Confesso que até então só assisti a primeira temporada, esperando que o livro pelo menos alcançasse o ponto onde a história transmitida pela The CW se encontra, mas isso não vai acontecer tão cedo – ou talvez nem aconteça.
A história do livro segue um caminho completamente diferente – e às vezes até oposto – ao da série. A diferença entre eles é tão gritante no segundo livro que nos dá a impressão de que a história de Kass Morgan não passa de uma fanfic.

Apesar disso, gostei do fato de que a autora consegue conectar vários pontos que estavam em aberto e mostra que a escolha dos quatro personagens principais não foram à toa. Todos eles possuem ligações antes não exploradas que causam uma certa surpresa, um quesito escasso na narração.

The 100 é uma ideia clichê (porém muito bem elaborada) que está sendo muito mal aproveitada pela autora. A sequência, Dia 21, não passa de um adendo ao primeiro livro. Se ambos fossem um livro só, nenhum leitor notaria a parte em que eles se dividem. O desenvolvimento chega a ser cansativo e nos faz questionar o futuro deste enredo que antes era, aparentemente, promissor.

Cristiam Oliveira

22 anos, se formou em administração mas gosta mesmo de comunicação. Tem uma paixão enorme por cinema e adora, sobretudo, os livros. É muito organizado, calmo, chato e grudento; se apega muito fácil às pessoas que gosta e, às vezes, é extrovertido. Adora mudar e criar coisas; é muito curioso e persistente em tudo que faz. Gosta de cachorro mas prefere gatinhos (inclusive tem dois!).

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

12 comentários:

  1. Não gosto desses livros com essas temáticas, e a série também nunca me interessou... E pelo "regular" não estou perdendo nada. hehe

    ResponderExcluir
  2. Eu amo livros desse estilo, que se passa em um tempo distante em que vivemos hoje e, principalmente, por envolver alienígenas hahah Já tinha ouvido falar da série The 100 que, pelo o que eu já ouvi falar, é ótima. Eu ainda não li os livros e nem acompanho a série, então não posso falar a minha opinião. Depois dessa resenha, irei pensar melhor se comprarei ou não! ;)

    ResponderExcluir
  3. Tive que abandonar... Tinha iniciado pois havia um mistério enorme: Quem são os Grounders, como eles estão aí, e logo depois o mistério foi acabando... Agora na 2ª temporada, o mistério está fraco, na verdade, nem sei se há um mistério em questão hehehe. enfim, era muito boa, porém agora está decaindo... quem sabe eu volto a ver

    ResponderExcluir
  4. pedi esse livro de presente no meu aniversário pra minha irmã , daqui a umas duas semanas estarei recebendo ele, não vejo a hora >.<

    ResponderExcluir
  5. Eu achei a capa bem diferente e me chamou a atenção, mas alguma coisa me faz não querer tanto ler... agora lendo a resenha, nao sei se vou ler! hahaha Mas é ssempre bom ter uma ideia do que se trata xD

    ResponderExcluir
  6. Oi Cristiam,
    Infelizmente não gosto de ler livros na qual já tenha assistido o filmes ou série, a raras exceções. Como você disse, não passa de uma história clichê. Eu absolutamente odeio clichês, gosto de ser surpreendida com a história. Mas, meus amigos leram e gostaram bastante. Estou um pouco dividida agora...

    ResponderExcluir
  7. Parece que não passa de um livro livro clichê e parado, o que é péssimo. Me lembrou insurgente, não sei o motivo talvez por ser um livro lento e cansativo.

    ResponderExcluir
  8. Estou apreensiva em ler esse livro, normalmente adoroo primeiro livro de uma série, mas me decepciono com os demais!

    ResponderExcluir
  9. Eu comecei a assistir a série e simplesmente adorei! Apesar de tudo, estou mt animada pra ler os livros, a capa e a sinopse são mt chamativas O.O

    ResponderExcluir
  10. Ah que pena que voc~e não gostou tanto assim do livro. Eu já li e adorei. Até se tornou um dos meus preferidinhos. Mas talvez seja porque eu ame clichês, quem sabe.

    ResponderExcluir
  11. Aii mds, esse era/é um livro que eu estou tão ancioso pra ler e poder assistir a série, na verdade esse nao, o primeiro pq tenho aqui e nao li ainda, sei lá mas eu to bem curioso pra ler, só espero nao me decepcionar tanto assim #Igu

    ResponderExcluir
  12. Assisti o piloto na pré-estréia da MTV, e não me empolguei nem um pouco. Até comprei o livro The 100, mas até que eu o leia, preciso de um grande empurrão. Mas, como não gosto de deixar as histórias inacabadas, vou dar uma chance a série. E apesar da diferença, talvez eu até goste do livro. Mas sei lá... Os escritores de fanfics deviam pensar um pouco antes de publicar um livro. Afinal, na minha opinião, a definição de fanfic poderia até ser dada por: história clichê e altamente previsível sobre romance adolescente. E eu francamente odeio essas histórias.

    ResponderExcluir