Dizem Por Aí | Ali Cronin

Depois de ler o primeiro livro da série "Garota <3 Garoto" de Ali Cronin, Nada É Para Sempre, fiquei totalmente desanimada com o resto da série. Enrolei bastante para ler a continuação, mas como já estava na minha estante, resolvi dar mais uma chance para a escritora, e logo nas primeiras páginas, já fui surpreendida com o desenvolvimento e fiquei totalmente envolvida na trama.

A série da editora Seguinte narra o desenrolar de um grupo de seis melhores amigos no último ano do colégio, e em cada livro, um deles recebe destaque.

É como se fosse a série de TV Skins, da qual Ali Cronin era a roteirista, só que com personagens mais comportados.
A grande diferença do primeiro para Dizem Por Aí então é que este último é narrado por Ashley Greene (isso mesmo, o nome é igual ao da atriz de Crepúsculo), uma garota com bastante personalidade e inconsequente, mas que também tem suas inseguranças. Ela faz o que der vontade e não liga muito para o que os outros pensam disso. Ashley é adepta a bebedeiras e sexo sem compromisso, daquelas que acabam com fama por aí, mas desconstrói totalmente qualquer imagem negativa quando passamos a conhecê-la de verdade.
Logo na primeira cena do livro, Ashley conhece Dylan, um amigo do primo de Donna, sua melhor amiga, e acaba se apaixonando. A garota, que até então não consegue ter relacionamentos sérios e nem mesmo muito autocontrole para isso, começa a refletir sobre suas escolhas, já que não quer que seu novo affair seja apenas mais um. Além disso, algumas histórias começam a circular pela escola e a garota passa a sofrer bullying - por mais que ela não queira nomear desse jeito - com direito a pichações nos banheiros e ataques nos corredores.
Ao contrário da Sarah, que narrou o primeiro livro e só tinha um único problema amoroso o tempo todo, tornando tudo cansativo, Ashley foge do tédio, ainda apresentando um drama dentro de casa, com sua irmã mais velha chata e toda perfeitinha, uma irmã mais nova bastante apegada a ela e uma mãe que tenta se virar para sustenta-las na ausência do pai. O tema "futuro" também não é uma coisa tão clara para ela quanto para seus amigos, Greene procura descobrir então qual é sua verdadeira vocação.
Com tantas vertentes, Ali Cronin consegue desenvolver bastante a personagem e todos os dramas realistas. Foi uma evolução incrível do primeiro livro para esse, nem parecia que foram escritos pela mesma autora. A escrita fluiu e me fez entender cada atitude de Ashley, além de divertir bastante. Os temas tratados dessa vez era mais sérios, além de trazer algumas lições de certo modo. 
Se antes eu não estava com a mínima vontade de continuar lendo a série de livros, agora mal posso esperar pelos próximos.

Malu Sâmia

20 anos, está na faculdade de jornalismo. Gosta de fotografia, comédias românticas, shows, revistas, clichês bem escritos, de tocar violão e viajar. Está sempre com um livro e o iPod na mochila, coleciona ingressos de cinema e imas de cidades. É impulsiva, persistente, um pouco distraída e muito curiosa.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

4 comentários:

  1. Não gosto tanto desses romances e dramas adolescentes, mas esse parece seer legal por envolver buylling, problemas familiares, e porque se passa nos tempos de escola <3. O fato de cada livro se basear em um personagem também é interessante. :D

    ResponderExcluir
  2. Saber que cada livro fala sobre um personagem é genial, pois faz com que nós, leitores, tenham um conhecimento maior sobre o personagem. Eu me identifiquei bastante com a Ashley, pois faço o que eu quero sem se preocupar com o que vão pensar sobre mim. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito de livros desse gênero, esse deve ser um ótimo livro para passar o tempo, se eu ganhasse ele quem sabe eu iria ler mas para comprar não compro não :v

    ResponderExcluir
  4. Eu já li este livro, mas, não gostei não. Não me envolvei como você. Quem sabe outro dia tento reler e aproveitar melhor as propostas do livro.

    ResponderExcluir