Livro: A Lista, de Cecelia Ahern

Cecelia Ahern é mais conhecida como a escritora de P.S. Eu te Amo, então, esperava do livro A Lista algum romance água com açúcar para passar o tempo. Mas foi uma surpresa deliciosa descobrir uma história encantadora que vai bem além disso, mostrando que um romance é bom quando se tem bons personagens.
A história é sobre Katherine “Kitty” Logan, que tem 32 anos, uma carreira promissora em um programa de televisão chamado “Thirty Minutes” e é redatora na revista “Etcetera”. Ela acaba perdendo praticamente tudo quando acusa um professor de ter abusado de suas alunas erroneamente. Com um processo nas costas, ela acaba perdendo seu emprego no “Thirty Minutes”, seu namorado vai embora, todos estão decepcionados com ela, ela sofre ameaça constantemente e seu emprego na “Etcetera” está por um fio. Se isso não fosse ainda muito ruim, sua redatora-chefe e melhor amiga, Constance, está com câncer e nos seus últimos dias de vida.
É em uma visita ao hospital, que Constance diz que há uma lista de nomes guardadas em sua casa, na qual, baseada nela, Kitty precisa escrever uma matéria. Antes de saber do que se trata, Constance acaba morrendo e deixando Kitty com uma lista de cem nomes aleatórios. Decidida a descobrir todo esse mistério, Kitty convence o atual editor-chefe, Pete, a escrever essa matéria em homenagem a morte de Constance para a “Etcetera”. Mas será que em apenas duas semanas ela vai conseguir conversar com cem pessoas?
O ponto mais forte do livro – e que eu mencionei no começo – decididamente são os personagens. Kitty é tão bem descrita, que parece uma pessoa de verdade, daquelas que pode ser uma amiga, uma prima ou até você mesma(o). Ela possui vários defeitos – que é difícil não se identificar – e também várias qualidades. Não somente ela é bem descrita, como também vários dos personagens que vão aparecendo ao longo da história. Por ser jornalista, Kitty vai desvendando a alma de cada um dos personagens enquanto os entrevista e todos vão ganhando o coração do leitor com suas manias e histórias de vida.
Kitty é um dualismo. Ora é a jornalista ferrenha que acusou um homem inocente, ora é a jornalista que se importa com as pessoas. Aos poucos vamos vendo como ela se arrependeu do que foi feito e quer consertar as coisas.
Quanto ao mistério da lista de cem nomes – que te faz ler o livro rapidamente para descobrir –, não é um clímax enorme. Não é algo surpreendente ou uma grande virada, mas não faz perder a graça do livro. Acho que o único problema do livro é o final. Não é ruim, mas possui muito um “quê de final de novela” com todo mundo formando casal e terminando aparentemente feliz. Mesmo assim, A Lista é uma daquelas histórias lindas que aquecem o coração e nos fazem dar valor as pequenas coisas.
A edição feita pela Novo Conceito é muito bonita! A capa é linda e tem vários nomes da lista espalhados entre os ramos. 

Danielly Stefanie

21 anos, formada em Publicidade. Não sabe se gosta mais de escrever ou de desenhar. Não sabe se tem mais medo da tela em branco do Word ou do Photoshop. Lê praticamente qualquer tipo de livro. É apaixonada por cultura japonesa, faz aulas de japonês, pratica karatê e kobudo. Sem falar todas os animes que assiste. Um dia vai trabalhar no Studio Ghibli (só não sabe se será desenhando ou escrevendo).

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário