Jogos Vorazes | Suzanne Collins

Em 2008, Suzanne Collins lançou o livro Jogos Vorazes, primeiro livro da trilogia.

No tempo em que a trama se passa, os Estados Unidos já não existem mais. O que toma o seu lugar agora é Panem, uma nação governada por uma Capital rodeada por 12 Distritos. Cada um deles oferece tudo o que a Capital precisa e, nesse tudo, não estão inclusos apenas matérias primas, mantimentos, etc, e sim aquilo o que chamam de tributos. Todos os anos acontecem os Jogos Vorazes, nos quais 24 jovens – um casal sorteado de cada distrito, que tenha entre 12 e 18 anos -, lutam até a morte em uma arena aleatória criada por eles, até restar um vencedor. Tudo isso para manter a “paz", já que o 13° distrito fora destruído por conta de um levante. Então os Jogos Vorazes existem para relembrar toda a população de que a capital quem realmente manda ali, vulgo, vovô presidente Snow.
Os Jogos Vorazes são televisionados para toda a nação, como se fosse um reality show. Imaginem como deve ser um pai assistir o seu filho sendo morto brutalmente e sem quaisquer censura em uma arena, simplesmente porque é assim que as leis mandam. As únicas pessoas que vibram nessa situação são as que moram na Capital, já que eles só assistem. Neste contexto, eis que surge a protagonista Katniss Everdeen, uma garota do distrito 12 (vulgo "o distrito mais pobre") que tem mais responsabilidades nas costas do que a maioria das garotas de sua idade, pelo fato de ser ela quem sustenta a sua família composta por sua mãe traumatizada com a morte do marido e a sua irmã mais nova, Prim. Por infelicidade do destino, logo em sua primeira “colheita” (sorteio dos tributos de cada distrito), Prim é escolhida com um único cupom e então Katniss se oferece como voluntária para ir no lugar da irmã.
Uma vez que um tributo é selecionado, sua vida não será mais a mesma. Ou ele luta e vence, ou ele luta e morre, pq apenas um saí de lá vivo. No decorrer da história, ver as pessoas morrendo de uma forma tão injusta nos desperta uma sensação de revolta e, é justamente isso o que a maioria dos distritos sentem quando perdem um de seus tributos nos jogos. E, mesmo que um tributo saia vivo da arena, com certeza o psicológico dele não será o mesmo, pois passou por vários traumas. O que realmente importa nos Jogos Vorazes é se manter a salvo e, para isso, vale qualquer coisa.
Agora, hora de falar um pouco de nossos amados ou não, personagens!
Katniss, ah, docinho, eu particularmente não gosto muito quando é uma mulher narrando a história, geralmente me deixa entediado com a quantidade de açúcar na personagem, hehe. Mãs ! “A Katniss é diferente”, um amigo meu viciado me disse um dia, quando eu ainda não lia. Aí, pá, comecei a ler e cara. A forma como ela sente as emoções, a ira, a raiva, a tristeza e a frieza é fenomenal. Katniss te chama muita atenção, e além de ser cabeça dura e ótima com o arco, também tem bom coração.
Peeta Mellark, O garoto escolhido para ir com Katniss nos jogos vorazes. Sem dúvidas é meu personagem predileto, me identifico com ele e com o modo dele agir. O melhor nessa história toda é o papel que ele e Katniss fazem para o povo da capital. Sensacional.
Haymitch é o único vitorioso do distrito 12 vivo que já venceu os jogos vorazes do distrito 12. Ele venceu os jogos no segundo massacre quaternário (24 anos atrás desse que a Katniss disputa), Haymitch aparece na história como um bêbado, que não ta nem aí pra nada e pra ninguém. Por enquanto...
E por último, mas não menos importante, nosso amigo, Gale. Ele e Katniss se conhecem há anos e saem ilegalmente do distrito para caçar na floresta. Gale não aparece muito no primeiro livro, mas no modo como Katniss pensa nele, da pra saber que é alguém muito importante para ela.
O modo como a Suzanne Collins escreveu essa ficção é fantástica. Eu, particularmente só conhecia o termo “devorar livros” quando se tratava de Percy Jackson e Game of Thrones. Mas tive que acrescentar um recorde aí na minha lista, porque li jogos vorazes mais rápido do que eu imaginava. Também acho incrível os lugares e as armadilhas tramadas pelos poderosos da capital nos jogos. Não é nada fácil para Katniss lá dentro, isso é muito bacana. Eu indico a todos essa leitura!
Uma adaptação para o cinema foi lançada em março de 2012 e dirigido por Gary Ross. Acredito que seja em quase todos os aspectos e como no filme eles não podem mostrar toda hora os sentimentos e as coisas que Katniss conta, eles deram um jeitinho e passaram isso para os apresentadores do reality show, que comentam sobre a morte de algum tributo ou coisa e tal. Isso no livro é tudo contado por Katniss. A parte também onde mostram cenas do presidente Snow, não são relatadas no livro. Acredito ter sido este o único diferencial, por sinal, um bom diferencial.
Algumas pessoas que não leram e só assistiram ao filme vieram falar comigo e fizeram perguntas interessantes que o filme não passa ao certo, como as pessoas superficiais da capital, elas perguntaram se eles existiam mesmo, pois é tudo tão monótono e diferente que eles não sabiam se eram humanos ou uma espécie de criação da própria capital. E Haymitch, o filme não investe tanto no personagem vencedor do segundo massacre, o que eu particularmente achei uma injustiça. Quanto aos personagens, não há muito o que reclamar. O elenco foi escolhido a dedo e os personagens são famosos e bons, mas, cá entre nós, o Peeta podia ser um pouco mais alto né? Além é claro do tordo, que no livro ela ganha de Madge, filha do prefeito. No filme "ela compra de graça" no prego.
O livro é sensacional, e o filme é bastante fiel. Mas é aquela história de sempre: o livro com certeza é melhor. Vale a pena conferir os dois.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário