Extraordinário | R. J. Palacio


Diariamente nos deparamos com situações um tanto quanto inusitadas, inesperadas, surpresas ou até mesmo acabamos por conhecer pessoas diferentes, especiais, que carregam consigo uma filosofia de vida diferente, e cada uma delas possui uma história de superação pessoal, mas acreditem, nenhuma delas será tão especial quanto “Extraordinário”.
A dificuldade na tentativa de socialização às vezes é maior para algumas pessoas, enquanto outras possuem maior facilidade em se adaptar e “fazer amigos”. Ok! A vida é um processo de aprendizado constante, e todos os dias estamos expostos à possibilidades – sejam elas boas ou ruins – e assim, somos apresentados à este personagem doce, gentil e carismático chamado August – ou como prefiro carinhosamente chama-lo: Auggie.
Auggie não começou sua vida com facilidade. Nasceu sendo portador de uma doença um tanto quanto rara e peculiar que lhe resultou em uma degeneração facial, o tornando impossibilitado de ter um “rosto perfeito”, de certa forma.
Após ter passado por várias cirurgias onde médicos tentaram ajustar suas funções auditivas e melhorar o quanto fosse possível sua aparência, Auggie teve o início de sua vida escolar em casa, onde suas primeiras aulas eram ministradas por sua mãe, que o afastou ao máximo do mundo lá fora pelo tempo que pôde, onde pessoas constantemente se assustavam com sua aparência e debochavam de suas características físicas.
A partir daqui inicia-se a história de “Extraordinário”, o primeiro livro lançado pela autora R. J. Palacio, trazido ao Brasil pela editora Intrínseca recentemente. Neste livro o leitor é convidado a conhecer o mundo de Auggie e seu primeiro ano em uma escola “de verdade”, acompanhando seus dias ao lado de seus novos amigos especiais e suas primeiras experiências de vida.
Dividido em várias partes, cada uma dessas narram um personagem diferente por vez, onde o leitor acompanha seus momentos especiais vividos ao lado de Auggie. Recheado de discussões emocionantes e profundas, este livro tem o objetivo de mostrar porque não devemos julgar um livro pela capa e um menino pelo seu rosto.
Contando ainda com várias referências sobre a cultura pop atual, a história é narrada de uma forma carinhosa onde acompanhamos a evolução de todos os personagens, ao mesmo tempo em que percebemos como cada um deles busca se superar individualmente, contrariando seus preconceitos e revendo seus conceitos e julgamentos.
Jack, Summer, Via, Miranda e até mesmo Justin acrescentam à esta obra uma qualidade admirável na capacidade da autora em criar um ambiente cativante e ao mesmo tempo realista, abordando temas comumente presente na vida de crianças na escola.

Se você ainda não sabe o que ler em seguida, fica aqui uma grande dica. Leitura apropriada pra iniciar um 2014 revendo conceitos pessoais sobre o que torna uma pessoa “extraordinária” de verdade. Sem dúvidas você irá sorrir, se emocionar e pode ser que algumas lágrimas sejam derramadas até o fim desta leitura, então aproveite! ;)

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

3 comentários:

  1. Raony eu te adoroooo muito, eu ate pedi esse livro de presente, eu muito anciosa pra ler

    ResponderExcluir