Feios | Scott Westerfeld


E aí galera, tudo bem com vocês? Hoje eu venho comentar com vocês sobre Feios, o primeiro livro de uma série fantástica, escrita por Scott Westerfeld, e lançada no Brasil pela Editora Galera Record, que conta a história de Tally Youngblood e suas incríveis aventuras em busca da perfeição.

A trama se passa em um mundo distópico, vários séculos depois de nosso tempo, que após inúmeras guerras e eventos que ameaçavam a extinção da raça humana por seus inúmeros defeitos, a sociedade organizou-se de maneira que todos viveriam da mesma forma, aproveitando ao máximo os recursos naturais sem degradar de maneira agressiva o meio ambiente.
A personagem principal da série é Tally Youngblood, uma garota de 15 anos, que na véspera de seu aniversário acaba se envolvendo num verdadeiro conflito interno onde ela precisará decidir em que lado irá lutar. Veja bem, Tally é uma feia.
Na sociedade de Tally todos são obrigados a passar por uma cirurgia aos 16 anos para redefinir totalmente a sua aparência física, tornando-se um perfeito, e adquirindo o direito de viver rodeado de privilégios e diversão.
Alguns dias antes de seu aniversário, Tally estava muito ansiosa, tentando ao máximo se imaginar como perfeita, e decide se aventurar de maneira proibida no local onde residem os perfeitos. Neste momento Tally conhece Shay, uma garota extrovertida e brincalhona, porém estranha, que não está empolgada com a cirurgia que também deverá fazer, e guarda em segredo seu anseio para se juntar à Fumaça, um grupo de rebeles que não aceitam o futuro forçado para todos pela sociedade e recusam-se a se tornarem perfeitos, vivendo escondidos nas florestas e sobrevivendo dos próprios esforços.
Quando Shay decide fugir para não passar pela operação, Tally é barrada na clínica médica e proibida de fazer a cirurgia que a tornaria uma perfeita, e, ao invés de seguir para sua vida normal, é obrigada a encontrar Shay e revelar às autoridades o atual local de moradia dos rebeldes.
A partir de então Tally precisa se embrenhar nos matos, colocar a sua vida em risco para encontrar os membros da Fumaça, e toda a história se desenrola de uma maneira espetacular e sensacionalista. Tally precisa mentir para não se afastar dos grupos, e tem fortes dúvidas se deve permanecer ali entre os foragidos ou se irá denunciar à todos e receber sua cirurgia tão aguardada.

Feios é uma distopia sensacional, que prende todos os leitores no mundo de futilidades e desafios ao qual Tally precisa transitar, e consegue surpreender até sua última página. O livro é carregado de críticas à sociedade e suas ações contra a natureza, fazendo comparações sagazes e curiosas sobre a ação do homem contra a natureza.
E essas críticas não param por aí! Scott Westerfeld sem sombra de dúvidas conseguiu criar um reflexo bem detalhado sobre o futuro da sociedade visto pelos olhos de muitos estudiosos de nossa atualidade.
A narração da história acontece em terceira pessoa, e para muitos leitores isso conta como algo positivo na qualificação do livro, uma vez que não passamos vários parágrafos divagando sobre os pensamentos da protagonista, substituindo a ausência destes momentos por cenas de ação e aventura em cada um dos capítulos intrigantes que compõe o livro.

Não é por menos que a série se tornou best seller e conseguiu abraçar milhões de fãs que se quer aceitaram o encerramento da história no terceiro livro, obrigando o autor a escrever um novo final, transformando o que antes fora planejado para ser uma trilogia em uma série muito elogiada e que faz jus à atenção especial que recebe de todos os fãs!

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário