Ler muda o cérebro

Você já se sentiu na pele de algum personagem enquanto lia? Como se as palavras virassem um filme todo na sua cabeça, e você se colocasse no papel da personagem principal?

Um estudo, realizado na Universidade Emory, nos EUA nos indica que a leitura de um romance é capaz de provocar mudanças reais no cérebro, capaz de permanecer por alguns dias mesmo com o término do livro. Essa mudança é devido o fato de que quando lemos, temos o aumento de algumas conexões cerebrais, ligadas à região do cérebro, associada à recepção da linguagem, por exemplo: Se o personagem se coloca à correr, então o seu cérebro pode ativar os neurônios relacionados ao ato de correr, que podem fazer você se sentir como se tivesse realmente feito tal exercício. 
E, nas palavras dos pesquisadores “Nós já sabíamos que boas histórias podem te colocar no lugar de outra pessoa, em um sentido figurado. Agora estamos percebendo que algo assim também ocorre biologicamente”. Ainda não se sabe o real alcance dessas mudanças em nós, podemos apenas estimar que elas durem em torno de cinco dias para um livro que você ache "satisfatório". Os efeitos são claramente mais duradouros e intensos, quando lemos um ótimo livro, ou um de nossos favoritos, daqueles que fazem o coração acelerar e dão muitas emoções, o que pode justificar também, o grande inimigo dos leitores assíduos, mais conhecido como "ressaca literária", aonde basicamente, ficamos nessa fase de se sentir na pele do personagem.

Em minha humilde opinião, podemos perceber claramente, que a leitura em si, é mais que um virar de páginas, é uma transformação, mesmo que momentânea, das nossas faculdades mentais que, ao meu ver, só nos eleva. Portanto, leia e transforme-se!

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

2 comentários: