Livro: Onde Cantam os Pássaros, de Evie Wyld

Eu estou chocado.
Ao notar, logo nas primeiras páginas, que Onde Cantam Cantam os Pássaros, de Evie Wyld, não era simplesmente um romance, mas sim um drama psicológico, minha sede de leitura aumentou consideravelmente, o que me fez terminar este livro naquele mesmo dia.
Num primeiro momento, fiquei confuso. A história não segue uma ordem cronológica, apesar dos capítulos serem numerados ordenadamente. Mas, logo pude notar que um capítulo acontecia no presente, o próximo no passado e assim sucessivamente, em direções opostas. Sim, isso me surpreendeu pra caramba, mas é questão de tempo até você se acostumar a captar o contexto com mais facilidade.
Logo de cara conhecemos Jake, uma jovem mulher fazendeira que vive sozinha cuidando de suas quase 50 ovelhas. Digo quase pois recentemente coisas estranhas têm acontecido com seus animais. Uma delas foi morta de maneira brutal, fazendo com que Jake comece a desconfiar de que algo novo e desconhecido tem feito isso com suas ovelhas - ou, pensando pelo lado positivo, talvez só sejam as crianças do local pregando algum tipo de peça.
No presente, temos uma Jake perturbada consigo mesma. Uma pessoa cheia de segredos, raiva e problemas aos quais não conseguimos identificar com facilidade. No passado, vemos que a garota é mais atormentada que o comum, o que nos faz desconfiar de que existem lembranças muito ruins das quais ela mesma foge, sem rumo.
Ao passo que as histórias, presente e passado, vão se distanciando e as características da personagem ficam cada vez mais misteriosas, os fantasmas, os medos, as frustrações de Jake vêm a tona. E, a desconstrução de uma mulher tão forte e ao mesmo tempo tão derrotada pela vida passa a se tornar um misto de terror e depressão. É incrível como a autora nos prende com tanto mistério, nos entregando tudo aquilo que pode ser real ou irreal.
Por isso, estou chocado. Onde Cantam os Pássaros é uma obra que superou todas as minhas expectativas, me deixando no chããão com um final que precisei ler pelo menos umas cinco vezes pra poder acreditar. Uma leitura excepcional pra quem tem paciência e gosta de mergulhar num bom livro psicológico.

Se isso são dramas, medos, fantasmas ou apenas pássaros cantando na floresta, eu não sei. Só sei que tudo aquilo que li e senti envolve tudo isso e mais um pouco.

Cristiam Oliveira

22 anos, se formou em administração mas gosta mesmo de comunicação. Tem uma paixão enorme por cinema e adora, sobretudo, os livros. É muito organizado, calmo, chato e grudento; se apega muito fácil às pessoas que gosta e, às vezes, é extrovertido. Adora mudar e criar coisas; é muito curioso e persistente em tudo que faz. Gosta de cachorro mas prefere gatinhos (inclusive tem dois!).

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário