Scandal


Romances proibidos, fofocas da alta sociedade, disputas pelo poder, manipulações da mídia, hierarquias políticas, golpes contra o Estado e espionagem inteligente... Estas são algumas das características marcantes em “Scandal”, a segunda série de TV produzida pela Shonda Rhimes, que atualmente possui 2 temporadas completas e uma terceira em exibição.

Eu, como bom seriador (leia-se maníaco por séries), assisti todos os episódios da série nos últimos dias e vim correndo pra comentar com vocês um pouco sobre essa trama surpreendente, absurdamente bem elaborada que deixa os telespectadores chocados ao final de cada episódio! Confere aí. 


Scandal é uma série de televisão americana produzida pela ABC Studio, criada por ninguém menos que Shonda Rhimes, produtora norte-americana consagrada pela tão conhecida “Grey’s Anatomy”.

Antes de continuar, eu preciso alertá-lo: séries da Shonda viciam, e não tem pra onde correr!

Onde quer que você vá, o que quer que você veja, se for produzido pela Shonda, pode ter certeza que você irá encontrar um elenco excepcional, um roteiro bem construído e atuações dignas de aplausos e prêmios. Eu não estou exagerando, não!


Vou te contar um pouquinho sobre a série agora: Scandal é ambientada em Washington, D.C., e acompanha um grupo de profissionais extremamente habilitados na resolução de escândalos pavorosos, liderados por uma figura conhecida em toda a mídia, Olivia Pope.

Estamos falando de gente grande aqui! Imagine você a reação de um país ao saber que seus Senadores tem casos com prostitutas. Imagine, em meio à uma crise econômica e ameaças constantes de guerra contra um país, escândalos que podem abalar as organizações políticas mais altas na hierarquia governamental... Já deu pra ter uma breve noção das situações tratadas nessa série, não é? Pois pense novamente, isso é apenas o começo. A série consegue ir bem mais além disso! Imagine agora a reação do mundo ao saber que o Presidente dos Estados Unidos da América tem casos românticos frequentes com mulheres além da Primeira Dama. Sim... Scandal é dessas!

Olivia Pope é uma profissional extremamente dedicada ao seu trabalho. Sua vida inteira gira em torno de seu grupo, e aqui já percebemos a primeira grande relação de carinho e afeto que existe entre os personagens: Olivia tem um passado importante com cada um deles. Ela dedica sua vida para proteger e defender as imagens públicas da elite americana, solucionando crises antes que o mundo se quer tenha conhecimento da existência delas.

Olivia foi obrigada a deixar a Casa Branca após trabalhar na campanha para eleição do novo Presidente do país. Com isso, a personagem abre sua própria empresa para dar início à uma nova fase em sua vida profissional – e pessoal -, mas constantemente é voltada para o drama vivido dentro da Casa Branca em seu passado.

Em sua firma temos os queridíssimos personagens que levam consigo uma carga valiosa de sentimentos e dramas de seus passados: o genial advogado Harrison Jones, o astuto Stephen, a sagaz Abby, o hacker Huck e a mais nova no grupo, Quinn Rielly.

Huck e Quinn são os personagens que se sobressaltam dentre o grupo. Huck tem um passado sombrio e misterioso, que envolve terríveis segredos do Poder dos EUA e o mundo, enquanto Quinn está fugindo das autoridades há semanas, e acaba se escondendo por trás da sua família de “gladiadores”.


Scandal apresenta um mundo de crises empresariais e problemas políticos que vão além da compreensão dos cidadãos que acreditam terem eleito o “Presidente ideal”. E aqui temos o segundo grupo de personagens que compõem a história: o Presidente e todos os demais que vivem na Casa Branca.

Fitzgerald Grant, ou “Fitz” para os íntimos, é o atual presidente dos Estados Unidos. Inteligente e muito dedicado com o seu trabalho na administração do Estado, sua carreira está comprometida por segredos do passado que são revelados com o avançar da 2ª temporada da série. Ao seu lado temos Mellie Grant, esposa e atual Primeira Dama do país. Mellie – minha personagem favorita dessa história, diga-se de passagem – tem o dom de manipular situações a seu favor, e consegue sempre tudo o que quer. Se tem uma coisa que Mellie gosta é de estar no poder e ser o centro das atenções em todas as situações!

Mellie precisa conviver com as traições de seu marido, enquanto tenta manter a imagem de boa esposa para o mundo. Sem direito a descansos, ela vive pelas aparências e os detalhes, e precisa mostrar sua felicidade de ser esposa do Presidente, enquanto ele a desfaz diariamente.


A situação entre o Presidente, Mellie e Olivia é um pouco mais complicada do que sugere algumas linhas de texto. Fitz é realmente apaixonado por Olivia, e Olivia por ele. Só que Mellie sacrificou muito de sua vida para estar junto à Fitz, e agora não está disposta a entregar tudo para outra.

Até hoje não consegui decidir por quem torço mais nesse triangulo amoroso improvável. Tanto Mellie quanto Olivia são apaixonadas por Fitz, e são racionais. Olivia faz o possível para se afastar do Presidente, enquanto Mellie batalha para reconquistar seu amor.

Temos ainda Cyrus Beene, um dos personagens mais marcantes nesta trama, que ao lado de seu marido, James Novak, caminham entre as decisões obscuras para manter a paz na Casa Branca.

James tenta manter uma relação saudável com seu marido, afastando sua relação amorosa de sua vida profissional, mas está sempre se envolvendo com “o outro lado”, tentando voltar a atenção para a mídia e criar fama em cima das fofocas que rodeiam a Casa Branca, enquanto seu marido tenta amenizar as situações que surgem. Olha, acho que ninguém iria querer se envolver na relação desses dois...


Scandal consegue atrair a atenção dos telespectadores por apresentar críticas bastante inteligentes ao poder administrativo de um país, e o nível de racionalidade necessária para atuar entre as pessoas mais resguardadas do governo.

O triangulo amoroso principal da história nos remete ao que já conhecemos de melhor na Shonda: sua capacidade em produzir uma história densa, inacreditável e surpreendente.

Enquanto estive assistindo a série e comentando com alguns amigos sobre ela, recebi algumas mensagens de uns e outros perguntando se Scandal conseguia ser melhor que Grey’s Anatomy em algum aspecto, e eu respondo agora: Consegue sim!

Quando uma série que caminha para sua décima temporada com fãs ávidos e participativos é comparada à uma que não possui tanto público assim, é normal o espanto com este tipo de comentário. Mas, se me permite, vou explicar: Scandal tem um romance proibido que vai além daquela situação “marido/mulher/amante”, e que envolve todo o reflexo causado na sociedade com o desenrolar desse tipo de relacionamento. Sem contar que as crises apresentadas como casos a serem solucionados em cada um dos episódios são inesperados e geniais!


Só resta dizer que mais uma vez a Shonda me surpreendeu com uma de suas produções brilhantes, recheadas de discussões sobre temas delicados que envolvem religião, política e personalidades individuais. É um drama que acompanha ação, humor e romance, com momentos chocantes e que garantem boas surpresas. Tá querendo mais alguma coisa?

Fica a dica! ;)

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário