A Escolha | Kiera Cass

Enfim, a saga A Seleção teve seu desfecho. A disputa pelo príncipe e pela coroa chegou ao fim e correspondeu a todas as expectativas dos fãs que esperavam ansiosamente (foram meses de sofrimento). A série conta sobre uma competição lançada em Íllea visando encontrar uma esposa para o príncipe Maxon. Trinta e cinco garotas são selecionadas e vão morar no castelo até que ele se decida quem será a futura princesa. America chama a atenção do príncipe de cara, mas existe muita coisa no meio: sua casta, insegurança e um "antigo" amor que de repente aparece por lá como guarda. Além disso, o castelo vive sendo atacado por rebeldes e os interesses políticos também influenciam o concurso.
O último livro, A Escolha, começa com quatro meninas restantes no palácio, sendo uma delas America Singer, a protagonista da série. A esta altura, o Rei quer vê-la longe da competição e Maxon já começa a se interessar por outra participante: Kriss. O mais legal é que logo no começo America deixa a indecisão de lado, que já estava irritando nos últimos livros, e escolhe por quem quer lutar, Aspen ou Maxon.
Mais da metade deste livro é dedicada à cenas de amor, Kiera Cass finalmente ouviu as preces das leitoras românticas e deixou os personagens terem seus momentos recheados de frases fofas e suspiros. Enquanto isso, o drama dos ataques dos rebeldes continua e o Rei pressiona Maxon cada vez mais para que ele coloque um fim na seleção.
A verdadeira ação acontece nas últimas cinquenta páginas, o que torna impossível fazer uma pausa na leitura durante o final. Apesar do desfecho ser exatamente aquilo que - quase todas - as leitoras queriam, alguns pontos ficaram um pouco no ar, como o futuro das castas e dos ataques rebeldes, que eram os principais pontos políticos da trama. Seria legal se Kiera Cass escrevesse mais um conto sobre esta série esclarecendo como ficou Íllea depois das reviravoltas apresentadas.
Os personagens também parecem superar as tragédias e perdas muito rápido, o que tira um pouco a veracidade. Logo após acontecimentos extremamente tristes, eles já estão bem e fazendo planos para o futuro, isso às vezes proporciona a sensação de que a escritora estava com um pouco de pressa para encerrar a história, deixando tudo um pouco corrido.
Ainda assim, A Escolha conseguiu chocar os leitores em alguns momentos, fazê-los torcer por America, até mesmo entrar em desespero, e sorrir com o epílogo. A Seleção está na minha listinha de sagas preferidas e é daquelas que eu obrigo minhas amigas lerem (serve pra vocês). Espero ansiosamente o conto A Rainha, que narrará a história de Amberly quando passou pela mesma competição. Lembrando que a escritora Kiera Cass estará na Bienal do Livro de São Paulo no dia 23 de agosto, da tempo de ler toda a saga até lá, corra!



Malu Sâmia

20 anos, está na faculdade de jornalismo. Gosta de fotografia, comédias românticas, shows, revistas, clichês bem escritos, de tocar violão e viajar. Está sempre com um livro e o iPod na mochila, coleciona ingressos de cinema e imas de cidades. É impulsiva, persistente, um pouco distraída e muito curiosa.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário