Enfeitiçadas | Jessica Spostwood

São poucos os livros de bruxas que me atraem. Começo dizendo isso pois esse com certeza não é o tipo de leitura que eu busco normalmente. Sou fã dos suspenses e thrillers psicológicos que te fazem arrancar os cabelos e te deixam pensando por um bom tempo. Enfeitiçadas não tem esse objetivo, mas fiquei matutando por um tempo depois de ter lido. Valeu ou não valeu a pena?
Antes de tudo, o livro me chamou a atenção. Uma capa muito bonita (apesar de considerar a capa americana muito mais chamativa) com uma sinopse que incitou minha curiosidade. “Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas.” Incrível!
Cate Cahill é uma bruxa. Isto é explorado logo nos primeiros capítulos onde a autora nos mostra como funciona a sociedade em que Cate vive. Nessa época, a prática de bruxaria ainda é considerada um ato de crueldade e/ou anomalia psicológica sujeito à condenação – hospício ou cadeia, qual você prefere? –, muito comum no século XX. 
A história se inicia bem e se torna repetitiva com o passar das páginas. O texto fica cansativo e, no começo, é pouco desenvolvido pois a autora se prende em questões que fazem diferença na trama mas não causam tanto impacto ao leitor. Depois que tudo é finalmente exposto, as coisas começam a fluir de forma mais agradável e interessante. O universo foi muito bem construído, não nego, e atende as expectativas, se encaixando perfeitamente ao enredo. E, como este livro aparentemente foi desenvolvido para garotas, um romance se forma rapidamente e se torna um dos pontos principais da trama. 
O clichê acontece às vezes, apesar de parecer que isso foi evitado na maior parte do tempo envolvendo bruxas e amor. A adolescente, agora com 17 anos, precisa escolher entre se casar com um homem ou entrar para a irmandade. Esta escolha pode mudar tudo. 
Achei satisfatório, porém, como já falei, este não é o gênero que eu mais tenho afeição. Buscar conhecer histórias de gêneros não tão comuns para si é muito saudável, e a minha experiência com este livro não deixou a desejar.
O livro escrito por Jessica Spotswood faz parte de uma série chamada As Crônicas das Irmãs Bruxas e terá como sequência o livro Amaldiçoadas, que será lançado pela editora Arqueiro em breve . O terceiro livro já foi lançado nos Estados Unidos e tem o nome de Sister’s Fate, mas o título ainda não foi traduzido e não há data prevista para lançamento no Brasil.
Respondendo a pergunta do primeiro parágrafo: cheguei a conclusão que sim. Jessica soube envolver os componentes essenciais para uma história como esta, e tem o objetivo de te prender não só neste mas como em todas as outras continuações. Um prato cheio para pessoas que adoram romances sobrenaturais.

Cristiam Oliveira

22 anos, se formou em administração mas gosta mesmo de comunicação. Tem uma paixão enorme por cinema e adora, sobretudo, os livros. É muito organizado, calmo, chato e grudento; se apega muito fácil às pessoas que gosta e, às vezes, é extrovertido. Adora mudar e criar coisas; é muito curioso e persistente em tudo que faz. Gosta de cachorro mas prefere gatinhos (inclusive tem dois!).

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

2 comentários:

  1. Concordo com você quanto ao meu estilo de leitura, definitivamente esse também não se enquadra entre os meus favoritos, mas daria uma chance sim, gosto muito da temática sobrenatural e com bruxas, apesar do romance acredito que os próximos livros serão melhores desenvolvidos no quesito magia, basta aguardar.

    ResponderExcluir
  2. Gosto do tema com bruxas, mas o livro não me chamou a atenção, assim como a história do mesmo.
    Abraços!

    ResponderExcluir