Vampire Academy | Mike Waters

Sou aficionada pela série de livros "Academia de Vampiros" e, para a minha infelicidade e a de outros fãs da série, o filme, baseado no primeiro livro, depois de ser um fracasso de bilheteria nos EUA, não foi lançado no Brasil. Foi anunciado que o filme chegaria aqui apenas em DVD, mas o meu querido Netflix disponibilizou o filme.

Baseado no livro "Beijada pelas sombras" de Richelle Mead, o filme conta a história das melhores amigas Vasilisa (Lisa) Dragomir e Rose Hathaway. Lisa pertence a uma das famílias da corte Moroi (tipo de vampiros “vivos” que tem poderes da natureza e não matam suas presas), a sua família morreu em um trágico acidente de carro, do qual só ela e Rose saíram vivas. Rose, apesar de não ser Moroi, é uma Dampira, ou seja, meio humana meio vampira. Os Dampiros, dependem dos Morois para a reprodução de sua espécie e por serem mais fortes que os “vampiros bonzinhos” trabalham como guardiões dos mesmos, os protegendo dos Strigois (vampiros malvados, feios e “ mortos” que, na maioria das vezes, matam suas presas). 

Lisa e Rose fogem da Academia de Vampiros St. Vadlimir, uma escola onde Morois e Dampiros estudam, para o mundo humano, onde ficam por dois anos até serem encontradas por guardiões da Academia. De volta para St. Vadlimir, elas percebem que muita coisa mudou e lutam para conseguirem recuperar o tempo perdido. Enquanto Lisa tenta reconquistar seus amigos, Rose é submetida a treinamentos para se tornar uma guardiã com o habilidoso e sedutor Dimitri Belikov.

Como (quase) toda adaptação de um livro para um filme, a história de Lisa Dragomir e Rose Hathaway teve algumas perdas essenciais, e as relações amorosas foram as mais afetadas. A história, principalmente nesse início, correspondente ao primeiro livro, é marcada pelas dúvidas e proibições que impedem personagens de se relacionar, mas elas são pouco destacadas no filme.

Algumas informações omitidas no filme podem confundir o espectador que não leu o livro, levando-o a más interpretadões. Entretanto os cenários foram muito bem reproduzidos no filme, principalmente a Academia de Vampiros St. Vadlimir. A Academia apresentada no filme, uma versão um tanto vampira de Hogwarts misturada com uma escola comum, foi extremamente fiel às descrições do livro e, para mim,está perfeita. 

Com relação ao elenco escolhido, houve uma clara preocupação em respeitar às características dos personagens como foram descritas no livro. Inclusive o ator que interpreta Dimitri Belikov ,Danila Kozlovsky, é russo assim como o personagem.

Você pode saber mais sobre os dois primeiros livros da série na resenha:

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

2 comentários:

  1. Eu não cheguei a ler o livro, mas estava ansioso pelo livro até saber que o mesmo ia chegar apenas em DVD aqui no Brasil. Uma pena, porque eu queria muito assistir :/
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Estou morrendo de vontade para ler academia de vampiros, mas fiquei decepcionado por que o filme por o filme não passar no cinema.

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir