Encontre-me | Romily Bernard

Ao contrário da capa nem um pouco chamativa, a premissa de Encontre-me é muito instigante e atrativa, e dificilmente não chamará a atenção dos que gostam de romances policiais. A história é sobre Wicket, uma jovem órfã de 17 anos e que mora com seus pais adotivos e a irmã Lily, de apenas 11 anos.
Muito inteligente, a jovem protagonista trabalha como hacker para conseguir um dinheiro por fora e, assim, assegurar o seu futuro e o da irmã. E é nesse contexto que ela recebe o diário de uma amiga de infância, dada como morta, contendo um post-it com os dizeres: encontre-me. Neste momento, Wicket empreende uma caçada aos segredos da amiga Tessa.
Assim, com esse enredo interessantíssimo e páginas iniciais de tirar o fôlego, o livro já conquista seu público. A leitura é fácil e rápida, fluindo sem maiores problemas, podendo concluir as 300 páginas em apenas um dia. O fato de ser narrado em primeira pessoa, na visão da protagonista, auxilia, obviamente, na construção do suspense. Afinal, o leitor acaba realizando as descobertas junta com Wicket.
Só que, talvez por inexperiência da autora, o livro apresenta alguns problemas em seu desenrolar. O primeiro é a caracterização dos personagens. Nenhum fica totalmente definido e com aspectos psicológicos consolidados. A própria Wicket passeia por diversas personalidades, deixando o leitor confuso em muitas passagens. A irmã Lily, então, acaba se tornando chata, repetitiva e desnecessária.
Porém, o que mais me incomodou foi o romance extremamente forçado de Wicket com Griff. A meu ver, ele serviria como uma espécie de alívio para a história. Só que esse alívio é desnecessário e não funciona em momento algum. Griff não passa empatia e acaba se tornando um estorvo. Tive vontade de pular as páginas nas quais o menino aparece. Parece que, por ser um livro Young Adult, a autora sentiu necessidade de inserir essa tensão amorosa. É chato e desgastante.
Excetuando os aspectos negativos acima relatados, o livro cumpre com o seu papel, afinal. A busca de Wicket pelos segredos da amiga Tessa é interessante e deixa o leitor apreensivo, apesar da conclusão simplista e um tanto quanto óbvia. Os momentos de tensão e o clímax da obra são bem pensados, estruturados e concluídos.
Enfim, Encontre-me tem problemas. Personagens dúbios, romance adolescente forçado. Só que, talvez pelo ótimo enredo e excelente construção de passagens, o livro acaba ganhando muitos pontos positivos e sendo uma leitura que se faz valer à pena. Além disso, estão previstos mais dois livros, formando, assim, uma trilogia. Caso a autora note e arrume as questões negativas, Encontre-me tende a ser uma ótima saga policial.

Matheus Mans

20 anos, estudante de jornalismo. Leitor voraz de qualquer tipo de livro, cinéfilo de carteirinha e apaixonado por música brasileira. Não vive sem doses frequentes de Stephen King, Arnaldo Antunes, Wes Anderson, Woody Allen, Adoniran Barbosa, Neil Gaiman, Doctor Who, Star Wars e muitas outras coisas que permeiam sua vida.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

3 comentários:

  1. Não sou muito fã de romances, mas como vc mesmo falou a capa não chama atenção mas ao contrario da sua resenha que está ótima talvez quem sabe leio o no futuro ;)

    ResponderExcluir
  2. Amo qualquer coisa relacionada a investigação policial, tá, não qualqueeer coisa, mas a maioria. Estou afim de lê-lo, mas, sei lá, tenho livros melhores para ler antes, pelo que vi.

    ResponderExcluir
  3. Histórias policiais mais uma vez... Mas pela primeira vez me deu vontade de verdade de ler. Pena que me desmotivei com o clichêzinho adolescente... Mas onde é que não existem clichês, não é verdade? Vou dar uma chance a história - e autora.

    ResponderExcluir