Não Se Apega, Não | Isabela Freitas

Não Se Apega, Não é o primeiro livro da blogueira Isabela Freitas, de 23 anos. Assim como a escritora, a personagem do livro também se chama Isabela, estuda direito e quer fazer jornalismo no futuro, mora em Juíz de Fora e tem características semelhantes, mas ela afirma que o livro não é autobiográfico, apenas narra passagens que ela já viu, ouviu e viveu. O livro conta a história de uma menina que desde o primeiro beijo, nunca soube ficar sozinha, sempre teve um namorado por perto, e que agora, depois do término de um namoro de dois anos com um cara que parecia ser perfeito, tem que aprender a ser solteira. Ela precisa resgatar alguns valores como o amor próprio e enquanto isso ainda passa por episódios como uma balada sertaneja com o “Evandro da academia”, DR’s com o ex e um encontro com o primo com quem ela sempre sonhou.
Logo nas primeiras páginas, são enumeradas 20 regras do desapego, que resumem bem o conflito interno pelo qual a personagem passa. São várias frases de efeito que te fazem refletir e que da vontade de quotar nas redes sociais. Ao longo das 250 páginas, Isabela debate questões como autoestima e a busca por um amor verdadeiro, as vezes chega a ser quase um livro de autoajuda, mas escrito de maneira leve, como se estivesse conversando com uma amiga. As cenas ficam por conta de vários acontecimentos antes e depois do último namoro da menina que mostram a importância do desapego, lembrando que ao contrário do que muitos pensam, este termo não significa desacreditar no amor verdadeiro ou algo assim, a interpretação certa seria deixar para trás tudo o que não te faz bem; o que não tem mais espaço na sua vida.
Uma das coisas que mais gostei é que os capítulos são separados por páginas vermelhas que imitam um tweet, com os sinais de RT, favoritar e responder embaixo, além disso, na página ao lado, há  sempre algum tweet da escritora que se relaciona ao que vêm à seguir na narrativa. Uma vez que Isabela Freitas é muito popular no twitter, foi inteligente trazer essa influência para o livro, além de deixar mais dinâmico e divertido.
Eu, que achava que não me identificaria muito com a personagem principal, acabei percebendo que em alguns pontos não sou tão desapegada assim e aprendi muito. Imagino quantas pessoas poderiam aproveitar os conselhos do livro e se livrar de tudo o que traz sofrimento, deixando a vida acontecer. Eu já comecei a colocar as dicas em prática, vocês também deveriam.



Malu Sâmia

20 anos, está na faculdade de jornalismo. Gosta de fotografia, comédias românticas, shows, revistas, clichês bem escritos, de tocar violão e viajar. Está sempre com um livro e o iPod na mochila, coleciona ingressos de cinema e imas de cidades. É impulsiva, persistente, um pouco distraída e muito curiosa.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

4 comentários:

  1. Não curti muito... Parece ser meio clichê, sei lá. Prefiro livros de ficção, distopias e tal

    ResponderExcluir
  2. Meio clichê. Mas acho que vale tentar a leitura.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a resenha do livro. Conheço o trabalho da Isabela Freitas através de seu blog, acho fantástico a forma como ela escreve. Mas o livro não me chama muito atenção é bem focado mais no público feminino.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha do livro , eu estava na livraria quando peguei o marca paginas do livro e morri de rir da descrição e achei que tinha tudo haver comigo . Vou começar a ler agora tenho certeza que vou gosta.

    ResponderExcluir