Quando Você a Viu Pela Última Vez? | Lemony Snicket

Você gosta de Lemony Snicket? Quem de vocês já leu algum livro do cara? As histórias fazem sentido para você? Por que este post começou com essas perguntas? Você não deveria estar procurando pela garota desaparecida? Por que vocês estão mudando de assunto? 
Como no primeiro livro, Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas?, a história é um relato do próprio escritor que se expôs à casos estranhos, em lugares bizarros e em momentos errados. O aprendiz de detetive continua no vilarejo Machado-pelo-mar - um lugar a beira mar que não tem mais um mar perto - junto com sua tutora S. Theodora Markson, a fim de desvendar os planos mirabolantes de Tiro Furado, o vilão. Pouco se sabe sobre o meliante, seus objetivos e porque ele estava atrás da Fera Ressonante, uma estatueta misteriosa requisitada por muitos.
Coisas estranhas continuam acontecendo em Manchado-pelo-mar. Dessa vez, Cleo Knight, uma química brilhante responsável por buscar uma alternativa para as tintas dos polvos (matéria-prima escassa que mantinha a economia do local), está desaparecida. Por este motivo, Snicket e sua tutora deverão desvendar os mistérios que norteiam o vilarejo que um dia viveu muitas histórias e agora está prestes a acabar em nada.
Quem já leu algum livro do autor, sabe que ele é mestre em colocar dúvidas em nossas cabeças e nos deixar em situações cada vez mais estranhas. O personagem se torna icônico, nos mostra um pouco de sua história como detetive e nos deixa curiosos com relação a sua vida pessoal, encaixando pensamentos aleatórios e incompletos sobre seus pais e sua irmã.
Este não deixa de ser um livro de suspense e mistério, voltado para o público infanto-juvenil, que tem o objetivo de prender, confundir e surpreender o leitor. Snicket incita nossa curiosidade do começo ao fim, e nos presenteia com uma sequência ainda melhor. Para os que imaginaram que este livro seria apenas mais do mesmo, estão enganados. Devido a desnecessidade de reapresentar os personagens e o ambiente ao leitor, a trama começa a se desenvolver logo no primeiro capítulo do livro, expandindo a possibilidade de desenvolvimento em suas 264 páginas.
O autor, Lemony Snicket, é um pseudônimo muito conhecido de Daniel Handler, famoso por publicar os relatos dos irmãos Baudelaire em Desventuras em Série. Quando Você a Viu Pela Última Vez? é o segundo livro da saga Só Perguntas Erradas, composta por quatro volumes.
Sarcástico, cômico e insano, a história possui leitura fácil e exige pouco do leitor. Uma escrita leve e muito divertida para passar a tarde num mundo completamente desaventurado.

Cristiam Oliveira

22 anos, se formou em administração mas gosta mesmo de comunicação. Tem uma paixão enorme por cinema e adora, sobretudo, os livros. É muito organizado, calmo, chato e grudento; se apega muito fácil às pessoas que gosta e, às vezes, é extrovertido. Adora mudar e criar coisas; é muito curioso e persistente em tudo que faz. Gosta de cachorro mas prefere gatinhos (inclusive tem dois!).

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

4 comentários:

  1. Nunca li nenhum livro do autor, mas parece ser bem legal tirando a parte dos mistérios que deixa vc com dor de cabeça.

    ResponderExcluir
  2. eu também nunca li nada dele, mas achei bem interessante!

    ResponderExcluir
  3. Não sei por quê, mas faço bullying com esses livros. Me parecem interessantes, mas não vou com a cara deles hahaha

    ResponderExcluir
  4. Parece um livro legal pra ler antes de dormir pros meus irmãos mais novos. Com certeza vai ser um bom incentivo à leitura pra eles e para mim.

    ResponderExcluir