Uma Longa Queda | Nick Hornby

É noite da véspera de ano novo e Martin está no topo de um prédio famoso em Londres, um local perfeito para um suicídio. Descontente com a vida, devido a perda de sua família e de seu emprego na TV por ter sido descoberto se envolvendo com uma adolescente, ele agora faz parte de um programa o qual ninguém assiste. O apresentador se vê extremamente infeliz e sem motivos para continuar vivendo.
Após alguns minutos refletindo, na beirada do terraço, sobre a sua vida, ele se depara com Maureen, uma senhora frustrada, muito educada e sem perspectiva de vida, com um filho há muito tempo em estado vegetativo. Os dois personagens começam uma discussão hilária sobre quem deveria pular primeiro até que aparece Jess.
Jess é uma jovem de dezoito anos incrivelmente impulsiva e imprevisível que irrompe pela porta do terraço do prédio, correndo para abraçar a morte. Martin precisa se sentar em cima da personagem para que ela não se mate e, enquanto isso acontece, chega JJ, o ultimo suicida em potencial daquele local, perguntando se alguém ali havia pedido pizza. JJ é um jovem adulto frustrado pois seu sonho de ser um astro do Rock não se realizou e terminou sendo mais um americano entregador de pizza na Inglaterra. Após uma longa conversa eles prometem não se matar até o dia dos namorados, dando origem ao que eles chamam de "O Grupo".

A trama de Uma Longa Queda é muito complexa, o leitor pode desfrutar de cenas humorísticas e dramas até certo ponto difíceis de processar. Não é um livro para se ler rápido, já que a temática exige uma leitura calma e tranquila para que haja uma boa reflexão. Nick Hornby deu a cada personagem fortes características, eles são extremamente diferentes uns dos outros e é essa diferença que cria situações engraçadas entre eles. Devido à ótima construção de suas personalidades e suas histórias, fica fácil se ver apegado ou irritado com, pelo menos, um deles.
 
O livro aborda o suicídio e a depressão de uma forma diferente. Não posso dizer que esta foi uma ótima leitura, mas confesso que aprendi a lidar com esses assuntos de uma forma muito melhor. Livros de temática pesada tendem a ser muito mais desagradáveis. Contudo, Uma Longa Queda é repleto de mensagens de estímulo psicológico e enfoca a importância das amizades em momentos difíceis, mesmo que, às vezes, essas amizades sejam tão enlouquecedoras a ponto de fazer uma senhora religiosa afogar as mágoas em um copo de Whisky com Coca.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

4 comentários:

  1. Gosto desses livros digamos de "auto-ajuda", já passei por umas crises de pensamentos loucos, trouxas, entre outros, mas tenho o dom de me perder muito rápido nesses livros, já demorei um mês para ler um, '-' kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Parece ser bom, mas não sei encaixa no perfil de livros que eu gosto. Se eu lesse, acho que demoraria bastante para acabar.

    ResponderExcluir
  3. Tema diferente, porém atraente. Entrou na minha lista (no finalzinho, mas entrou).

    ResponderExcluir
  4. Achei o livro extremamente interessante! Uma coisa realmente curiosa, e pude ver que a coisas mais incomuns que achamos, são mais comuns do que que pensamos! Nesse caso o tal suicídio com solução pra quem não tem mais vontade de viver!

    ResponderExcluir