Boyhood | Richard Linklater

Imagine o que acontece – ou pode acontecer  na sua vida em 12 anos. Imagine como você era em 2002 e como é agora. Imagine como será daqui 12 anos. É algo complexo de se imaginar, não? Richard Linklater também deve ter achado, mas não se sentiu intimidado. Resolveu mostrar ao mundo o que pode acontecer nesse tempo e, simplesmente, gravou um filme relatando os doze anos de uma família. E o resultado é um dos filmes mais belos e poéticos dos últimos anos: Boyhood.
A história, cujo personagem principal é o tempo, usa Mason (Ellar Coltrane) para mostrar a vida de uma família, completada pela mãe (a fantástica Patricia Arquette), o pai um tanto quanto distante (o ótimo Ethan Hawke) e a irmã (Lorelei Linklater, filha do diretor). Vamos acompanhando, então, o decorrer da vida deles, contendo momentos engraçados, tristes, surpreendentes, inesperados. Momentos que qualquer família pode ter.
E é essa identificação causada pelo longa que o faz ser tão impactante. Durante vários momentos consegui me ver ali na tela. Afinal, é a vida de uma família. Não é uma história sobre alguém com poderes paranormais ou sobre um amor idealizado e impossível. É um filme sobre a vida. Sobre eu, você, qualquer um.
Aliás, quem vive um momento de mudança familiar – quer esteja entrando na faculdade ou começando algum trabalho – se identificará ainda mais. A experiência de identificação acaba sendo tão forte para essa faixa etária quanto Toy Story 3, por exemplo.
Outro ponto que chama a atenção é a narrativa de Linklater. Ao invés de deixar a história ordenada, indicando qual ano está didaticamente, o diretor opta por utilizar ícones da cultura pop do momento. A música, a evolução da saga Harry Potter, o que está passando na TV – se é Dragon Ball ou um clipe da Lady Gaga. Nos situamos de maneira intuitiva e muito criativa, deixando a história ainda mais dinâmica.
E o mais incrível é que nada de muito extraordinário acontece nas quase três horas de filme. É a vida apenas, nua e crua. O fator extraordinário acaba, na verdade, engrandecendo e ultrapassando o roteiro. O filme é extraordinário e não necessita de algo assim em sua narrativa para prender a atenção ou fazer com que a pessoa se interesse.
O diretor também se mostrou acertado na escolha de elenco. Os pais, Ethan Hawke (Antes da Meia Noite) e Patricia Arquette (da série A Paranormal) dão um show. Ela, aliás, deve ser indicada ao Oscar, sem dúvidas. E as crianças acabam, numa aposta arriscada, dando certo. Ella Coltrane se encaixa perfeitamente no papel. Lorelei Linklater, apesar de um tanto quanto perdida em cena, se adéqua ao que a personagem exige.

E assim, de maneira suave, o filme caminha e possui um encerramento forte e emocionante. Apesar de sua longa duração, em momento algum a história parece se arrastar. Afinal, entra-se na vida de Mason e a vontade é de nunca mais querer sair dela. E quando tudo acaba e somos arrancados do mundo ali mostrado, a tristeza se abate. Se abate por ter acabado a fantástica experiência de viver esse filme e, principalmente, a tristeza do filme não acompanhar o restante da vida do Mason, o garoto que, de alguma maneira, vimos crescer.



Matheus Mans

20 anos, estudante de jornalismo. Leitor voraz de qualquer tipo de livro, cinéfilo de carteirinha e apaixonado por música brasileira. Não vive sem doses frequentes de Stephen King, Arnaldo Antunes, Wes Anderson, Woody Allen, Adoniran Barbosa, Neil Gaiman, Doctor Who, Star Wars e muitas outras coisas que permeiam sua vida.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

10 comentários:

  1. *-* Quero muito ver esse filme. MUITO. Desde que vi o cartaz pela primeira vez, já me conquistou, história linda.. Preciso assistir o quanto antes, mas como onde eu moro não tem cinema, tenho que esperar sair pra download --'

    ResponderExcluir
  2. Aaaai mds, eu to definitivamente apaixonado por esse filme, mesmo antes de assistir. Nossa, esse trailer, ja me despertou a curiosidade, e esse é o tipo de filme que eu gosto muito. Nossa, partiu *0*

    ResponderExcluir
  3. Eu estava loouca p ver esse filme, pois mto se falou nele pela forma em q foi produzido! Acabei me esquecendo de assisti-lo!
    Q bom q vc me lembrou agora!
    Irei assisti-lo ainda essa semana...^^
    Tks!

    ResponderExcluir
  4. Eu estava querendo ver esse filme!!!!
    A curiosidade só aumenta :o

    ResponderExcluir
  5. Melhor filme que vi este ano.
    Richard Linklater cada vez mais se mostrando um excelente roteirista e um excelente diretor.

    ResponderExcluir
  6. Esse Trailer *-* Estou super ansioso, apenas necessito ver!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. http://www.omelhordatelona.biz/boyhood-da-infancia-a-juventude-2014-legendado/

    ResponderExcluir
  8. BoyHood este filme realmente e muito bom todo mundo deveria assistir ele !!

    ResponderExcluir
  9. Eu não tinha visto esse filme ainda, mas depois de ver aqui... Ainda mais que você se identifica com as situações. Preciso assistir.

    ResponderExcluir
  10. Nunca assisti esse filme, mais quem sabe, acho que vou dar uma procurada e ver se eu também gosto.

    ResponderExcluir