Caçadores de Tesouro | James Patterson

Uma coisa que eu descobri com este livro é que eu realmente gosto muito de histórias infantis bem construídas. Com isso, eu fico imaginando: “Se o marmanjo de 20 anos chamado Cristiam gosta, imagine uma criança de 10 anos desfrutando dessa história? Deve ser no mínimo sensacional² (ao quadrado)!” Foi por isso que Caçadores de Tesouro se tornou mais uma história infantil a qual eu me apaixonei. 
A família Kidd vive em alto mar há nove anos à bordo do Perdido, um barco que, na verdade, é a casa deles. Bick e Becka são um casal de gêmeos de 12 anos, os caçulas da família, enquanto Stephanie, mais conhecida como Tempestade, é a do meio, e Tommy é o mais velho, com 17 anos. O quarteto mora no barco com o pai, e juntos eles navegam os sete mares em busca de tesouros valiosíssimos para a humanidade.
A mãe das crianças já não vive mais com eles, pois desapareceu numa viagem ao Chipre e nunca mais foi encontrada. Não se sabe ao certo se ela morreu, mas tudo indica que sim. Como se não bastasse esta recente desventura, mais um acidente ocorre: numa terrível tempestade em que estavam à deriva, o pai também some em meio às ondas, deixando-os sozinhos sem saber o que fazer ou para onde ir.
Falando assim parece que as crianças são muito dependentes dos pais, mas não se enganem. Os Kidd’s são as pessoas mais inteligentes dessa idade que vocês poderiam conhecer. Eles não utilizam dispositivos eletrônicos para uso social, somente para a sobrevivência, e foram treinados desde pequenos para situações de emergência. Além de que, é claro, tiveram aulas que vão de arte ao karatê, e se tornaram incríveis intelectuais.
Juntos, numa missão mais que complicada, eles saem em busca do pai e, talvez, da mãe, que ainda podem estar vivos em algum lugar, passando por todos os tipos de inimigos capitalistas em busca de tesouro, seja ele um pirata ou simplesmente um empresário babão.
A aventura, o humor e os mistérios que envolvem a trama são de tirar o fôlego. Ao ler este livro, lembrei um pouco da escrita de Joe Schreiber em Lenny Cyrus, o Supervírus e do sarcasmo de Lemony Snicket em Desventuras em Série, algo bem característico em histórias infantis. Porém, James Patterson, autor do livro, conseguiu acrescentar algo a mais: a proximidade dos personagens com o leitor. Ao mesmo tempo em que você viaja por capítulos curtos e bem estruturados, os personagens são colocados em situações nas quais precisam deixar um recado, seja em texto ou desenho. “Ei, não reclama do meu desenho!” A ligação do texto com os desenhos ocorre de forma muito simples, dinâmica e envolvente. Quem elabora o texto é o Bick, ou seja, o livro todo é narrado na visão do garoto, e os desenhos ficam por conta de Becka, que é muito boa nisso. Isto dá ao autor uma gama de possibilidades para o desenvolvimento da trama. Achei incrível como James nos apresenta as situações, e o ritmo acelerado da história faz com que o leitor se sinta empolgado a desvendar os mistérios que ali se encontram. 
O livro foi publicado no Brasil pela Editora #Irado, possui 382 páginas, em capa dura e com título em relevo. A edição é impecável, e a tradução não deixou a desejar. A editora realmente fez um ótimo trabalho lançando um livro muito bonito para se ter na prateleira.


Cristiam Oliveira

22 anos, se formou em administração mas gosta mesmo de comunicação. Tem uma paixão enorme por cinema e adora, sobretudo, os livros. É muito organizado, calmo, chato e grudento; se apega muito fácil às pessoas que gosta e, às vezes, é extrovertido. Adora mudar e criar coisas; é muito curioso e persistente em tudo que faz. Gosta de cachorro mas prefere gatinhos (inclusive tem dois!).

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

7 comentários:

  1. *--------* Adoro histórias infantis, também tenho 20 anos, mas sou bem criança kk, admito. Fiquei muito interessada nesse livro! Demais!

    ResponderExcluir
  2. Haha, Caça ao tesouro? Ta ai uma coisa que desde pequeno eu gostava, me interesso mto por isso, porq né.... Aventuras, descobertas e ficar rico, é claro kkkkk , com certeza esse livro deverá ser uma de minhas próximas leituras

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de histórias infantis e eu até pensei em comprar esse livro, mas fiquei com receio porque não gostei dos livros do JP que eu li. Enfim... talvez futuramente eu comprarei (até porque é lindo, hardcover e talz), vamos ver. Hug, buddy. :D

    ResponderExcluir
  4. Os livros com selo #irado parecem ser muito boooons <

    ResponderExcluir
  5. Interresante, a história deve ser boa ... Livros infantis são otimos :)

    ResponderExcluir
  6. Esse livro vem com um mapa neaah!
    Ele é lindo lindo! Com ilustrações maravilhosas!
    Eu qro mto ele e tbm pretendo dar ele de presente no Natal! hehee
    ele ficará lindo na minha prateleira! hahaa

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto também de histórias infantis, e essa ainda que tem piratas, se passa no mar.. OMG! Deve ser tão legal :B Sem contar que deve dar aquela ansiedade de: " O que será que vai aparecer agora?" . Eu queria ler. E essa capa maravilhosa ainda por cima? LINDA.

    ResponderExcluir