Corvo Negro | Ann Cleeves

Um livro policial tem que me conquistar logo na sinopse. Se ela não me intrigar e entreter, provavelmente demorarei pra ler o livro e o farei com uma expectativa baixíssima. E esse, definitivamente, não é o caso de Corvo Negro.
A história começa a despertar a atenção no enredo. Na pequena cidade de Shetland, Catherine Ross é uma garota inteligente, discreta e apaixonada por filmes. Realiza um documentário sobre o local, adquirindo um conhecimento profundo sobre todos os moradores. Por isso, sabendo que o ancião Magnus Tait é extremamente solitário – após ser acusado de um crime sem provas – Catherine resolve, na noite de Ano Novo, fazer uma visita ao idoso, juntamente com a amiga Sally Henry.
Alguns dias após a visita, a garota volta a encontrar Magnus e o relacionamento dos dois se estreita. Porém, certo dia, é encontrada morta na colina onde o ancião vive. Entra em cena, então, Perez, o investigador de polícia e que começa a reunir provas, todas apontando para Magnus. Além disso, o filme realizado pela garota sobre a cidade é roubado. O investigador, então, deve descobrir o verdadeiro assassino e recuperar o documentário de Catherine – uma de suas últimas realizações.
Ann Cleeves, a autora, é fantástica. Ela possui os três poderes que considero essenciais para uma boa história policial se desenvolver: boa caracterização e aprofundamento dos personagens; excelente descrição de cenários; e narrativa empolgante, que consegue mesclar momentos tensos com explicações necessárias para o desenvolvimento da trama. Assim, pode-se dizer que o livro é um ótimo exemplo de narrativa policial, se igualando aos grandes nomes deste estilo na atualidade: Tess Gerritsen, Harlan Coben, David Baldacci, James Patterson.
Outro ponto positivo a ser ressaltado é a ótima alternação de narrativas, mudando o foco da história de acordo com o personagem em voga. É muito interessante ver, por exemplo, Magnus assistindo a investigação ocorrendo em sua colina ou os desdobramentos da investigação de Perez, que apesar de ser uma personagem pouco carismático, chama a atenção pelas suas ótimas cenas.
Só há um ponto que me desagradou e que é algo extremamente particular. Cleeves se detém muito em cenários. Shetland é descrita com exaustão ao decorrer das 350 páginas. Assim, a autora acaba extrapolando a necessidade de descrição numa narrativa policial. Ela poderia ser menos exagerada e, logo, menos enfadonha.

Enfim, Corvo Negro é um ótimo livro para os que gostam de narrativas policiais intensas, intrigantes e que exigem uma participação ativa do leitor. E assim, a autora acaba se destacando neste universo literário, colocando seu nome num patamar muito próximo aos mestres da ficção policial.

Matheus Mans

20 anos, estudante de jornalismo. Leitor voraz de qualquer tipo de livro, cinéfilo de carteirinha e apaixonado por música brasileira. Não vive sem doses frequentes de Stephen King, Arnaldo Antunes, Wes Anderson, Woody Allen, Adoniran Barbosa, Neil Gaiman, Doctor Who, Star Wars e muitas outras coisas que permeiam sua vida.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

11 comentários:

  1. A premissa é interessante, quando pensava que a Catherine ia ser a principal e ela ia ir desenvolvendo, já li que ela morre hahaha Tenso! Vou ler!
    Abçs!

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu não sou muito fã de Romance Policial, mas esse chamou minha atenção. Vai entrar para a lista de leitura. E, oh, spooooilers. ~kidding hahaha' Abraço. :D

    ResponderExcluir
  3. Corvo Negro... mais um livro pra minha lista... a cada resenha q vejo a lista almenta desse jeito não ha dinheiro que aguente hahaha Curti a resenha...

    Quem vai ler esse livro? Euuu

    ResponderExcluir
  4. É interessante a história, eu ainda não li nada do gênero policial e tal, mas gostei.
    Talvez eu leia em breve!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curiosa pra ler esse livro, nunca li livro policial, mas tenho vontade e esse parece ser uma boa pra um começo... :D

    ResponderExcluir
  6. Fiquei bastante curiosa pra ler o livro, com certeza ele vai ta na minha lista de leitura *-*

    ResponderExcluir
  7. Corvo Negro tem todos os requisitos pra conquistar minha leitura. Sinto que Ann Cleeves tem tudo pra se igualar a Harlan Coben e James Patterson.

    ResponderExcluir
  8. O título me chama atenção, mas como nunca li um livro policial, fico achando que não vou gostar. A história em si não me chamou atenção, mas quem sabe quando eu começar a ler livros do gênero eu não me interesse por este.

    ResponderExcluir
  9. Millenium me fez gostar de livros de investigação. Eu não gostava u.u mas foi uma brecha, não fiquei muito interrezado em Corvo Negro. Enfim, parece um livro bom.

    ResponderExcluir
  10. UUU> este aí é para mim mesmo \\o Só pelo nome eu já lia *)

    ResponderExcluir
  11. Amo livros policiais!
    Essa troca de pontos de vista me interessou bastante.
    A capa é linda tbm!
    Msmo com vc falando q a autora exagerou em algumas coisa fiquei bem interessada.

    ResponderExcluir