Lucy | Luc Besson

Dizem que o ser humano usa apenas 10% da capacidade cerebral e Albert Einstein confirmou isso. “Só que não”. Ele não confirmou. O assunto não foi apenas ignorado por Einstein, como também é mito. Os famosos "defensores da paranormalidade" usavam da porcentagem para explicar que, com uma capacidade cerebral superior seria possível controlar as pessoas e os objetos ao seu redor. O recém-lançado “Lucy” do diretor Luc Besson, vale-se dessa realidade distorcida para ser mais que uma boa ficção científica e também um grande trabalho do diretor que estava deixando baixas expectativas nos últimos anos. 
Lucy é interpretada por Scarlet Johansson que, com um excelente jogo de cintura, consegue ser “oito” e “oitenta” em um filme só. A princípio, a protagonista é uma mulher comum (que aproveita a vida além da conta) com seu namorado que é caracterizado pelos estereótipos de um macho bandidão no cinema – chapéu de cowboy, bigode e um jeito não muito convencional de se conversar com as mulheres. 
Ela é usada como mula para transporte de drogas só que de uma maneira não muito comum: dentro do próprio corpo. O que ela e nem os traficantes sabiam é que a droga causaria mutações no corpo de Lucy, aumentando sua capacidade de uso do cérebro para muito além do que um ser humano usa – frisando, mais uma vez, que a porcentagem vale-se da realidade particular da ficção. Para saber se usamos 10% ou qualquer outra porcentagem, é necessário saber o que equivale a 100% e, até hoje, ninguém sabe (nem o Morgan Freeman, mas vou falar dele mais para a frente).
Sendo assim, ela vai de uma personagem praticamente ordinária para uma super-heroína capaz de controlar, absorver e entender tudo e todos ao seu redor. A acidez que Uma Thurman apresentou muito bem em “Kill Bill” é lembrada quando Lucy transforma-se.
E não são apenas as semelhanças com a Noiva de “Kill Bill” que lembram os grandes trabalhos do diretor Quentin Tarantino. O sangue espirrando, as cores vivas e até a boa dosagem de um humor ácido com violência são características retomadas em “Lucy”. 
Além disso, há uma grande questão filosófica abordada sobre a origem do universo com referências a “2001: Uma Odisseia no Espaço”, obra do grande diretor Stanley Kubrick. Os momentos em que tais questionamentos são abordados contam com a atuação de Morgan Freeman, que é excepcional mesmo se tratando de um personagem secundário. 
Talvez uma das únicas falhas de "Lucy" é uma exploração mais falha dos momentos finais, conforme vai chegando mais perto de uma conclusão, perde um pouco da tensão inicial. Apesar disso, o diretor Luc Besson, que estava com conteúdos mais fracos nos últimos tempos, provou que está voltando a encaminhar-se rumo ao 100%.

Rafael Palone

20 anos, é jornalista o tempo todo e Superman nas horas vagas. Potterhead, filho de Hermes, tributo, cinéfilo, membro da erudição, coldplayer, palmeirense, fanático por super-heróis, entre outros. Sabe tocar piano, teclado e campainha. Gosta de escrever e seu maior sonho é entrar no cinema para ver a adaptação de um livro por ele escrito.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

15 comentários:

  1. U.u que Trailer feraa huhu muito top esse filme... eu preciso assistir... O.o

    ResponderExcluir
  2. Eu não ia assistir, estava julgando sem saber da história, e mds, que história! Parece ser um filme bom, mas eu acabei me perdendo um pouco já no trailer hahaha. Vou conferir no cinema sim!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Adoro a atriz , o trailer é magnifico. NOssa ,mais fala aí , estao lançando cada filme bom , um atras do outro .. " mais um na minha lista CINEMA *)

    ResponderExcluir
  4. Tou muito ansiosa pra ver esse filme! Não posso ver no cinema, porque o mais próximo de mim fica a mais de 200 km... kk Morar no interior é paia. Mas assim que ele sair pra download, vou conferir!

    ResponderExcluir
  5. EITA, GIOVANA! Eu vi o trailer desse filme quando eu fui assistir TMNT e achei muito do caralho - e a Johansson é muito foda, obrigado. Acho que ainda essa semana vou assisti-lo (aproveito o embalo e já vejo Hércules também, yaaaay). Como diria o Alison: Vai tê. hahaha'

    ResponderExcluir
  6. Genteeeee, que isso ?! Ameei esse Trailer, *--*

    ResponderExcluir
  7. O filme traz os principais ingredientes dos filmes de ação. Scarlett Johansson no auge de sua carreira incorpora muito bem a personagem.

    ResponderExcluir
  8. O filme é muito bom :) protagonista mulher é sempre melhor u.u

    ResponderExcluir
  9. Dois momentos épicos desse filme memorável: protagonista usando avidamente 70% da sua capacidade mental num pc windows sem o mesmo travar, e no final ela se tornar um lindo pendrive. i.e. épico! #sóquenão

    ResponderExcluir
  10. Nossa, quanto exagero!


    Não da pra comparar com Kill Bill.
    Não gostei do filme e não indico.

    ResponderExcluir
  11. Parece ser um filme meio "viajado". Porém quero assistir para ver se mudo de opinião. Gosto do assunto.

    ResponderExcluir
  12. Não dá pra comparar com Kill Bill mesmo, mas isso não significa que não tenha referências :)

    ResponderExcluir
  13. Cara...eu n curto Kill Bill..uahsuahsuahsu
    Ainda n assisti Lucy mas pretendo assisti-lo em breve!!

    ResponderExcluir
  14. Aii mds, esse filme, deve ser fantástico <33333

    ResponderExcluir
  15. Logo quando assistir este filme gostei muito impressionante .

    ResponderExcluir