Mentirosos | E. Lockhart

Surpreendentemente devastador.
Devastadoramente surpreendedor.

Essas são as únicas formas de explicar, em poucas palavras o livro Mentirosos, de E. Lockhart. E também viciante, não posso me esquecer do viciante. Mentirosos é o tipo de livro que o leitor já cria uma dependência logo nas primeiras páginas. Não há um momento chato, ou desinteressante. O livro começa no mesmo ritmo acelerado que termina, com um mistério a ser questionado a cada página e um desfecho diferente.
A personagem principal é Cadence, de 17 anos. Cady, como é chamada pela família e amigos, faz parte da família Sinclair, onde todos são loiros, altos, atléticos, normais e tem queixos quadrados. Os Sinclairs tem uma ilha particular onde passam o verão todo. Lá, Cadence e seus primos, M e Johnny, e seu amigo Gat, conhecidos como os mentirosos, aprontam, descansam e se divertem. Num verão, Cadence sofre um misterioso acidente e, após perder parte de suas lembranças, começa a tentar descobrir o que aconteceu naquele dia.
A forma como Lockhart escreve é incrível! A autora consegue criar uma narração leve, de frases curtas e quebradas, mas ao mesmo tempo tem uma incrível profundidade. Um dos grandes diferenciais do livro é que, conforme o tempo vai passando, a narradora Cadence cria um pequeno conto de fadas, repleto de metáforas, que resume os acontecimentos anteriores e nos permite conhecer melhor a adolescente.
As metáforas também estão presentes no restante do livro. Entretanto, elas não são pesadas do tipo que você tem que ler 20 vezes antes de entender, são leves e repletas de significado. São poucas as pessoas que tem um domínio tão grande quanto o de E. Lockhart sobre as metáforas
A história é dividida em 4 partes (dica: não leia o nome das partes antes de terminar o livro) que no início me pareceu um tanto clichê, mas conforme avancei na leitura ela se mostrou autêntica. O que parecia ser só mais um livro qualquer, se tornou "aquele" livro especial que vou guardar com muito carinho. 
Infelizmente, o livro só será lançado oficialmente em outubro aqui no Brasil, pela editora Seguinte, mas, com certeza, vale a pena esperar.


    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

10 comentários:

  1. Interessante essa história... Mas vou deixar passar por enquanto... hehe Mas depois que lançarem quem sabe eu não vá atrás..

    ResponderExcluir
  2. hmm, vamos lá, me interessei pelo livro de início ja pelo título que achei no mínimo curioso, e essa história cara, parece ser interessante até, Bem, quem sabe eu nao o leia em breve né!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Tudo bem?
    Estou muito ansiosa por esse livro, e sua resenha me deixou com mais vontade de lê-lo. Suas resenhas estão me levando a falência..
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu quero muito ler esse livro! Minha seestra disse que vai comprar, então tenho apenas que aguardar. ;-; Parece ser muito foda e depois dessa resenha então... OMG, Outubro, seu lindo, chegue logo. <3 Beijos, Bea (ou Bia q).

    ResponderExcluir
  5. Adorei ' O Histórico Infame de Frankie Landau-banks " .. escrita muito inteligente a do Lockhart.... Que venha Outubro...

    ResponderExcluir
  6. Eu amo livros que me prende, e que são um tanto diferentes. Me apaixono por livros assim. Esperando o lançamento '-'

    ResponderExcluir
  7. Estou louca por este!
    Ainda mais com vc falando q ele foi surpreendente!
    Isso do cotos de fadas foi uma boa jogada p mostrar o quanto a personagem estava angustiada!
    Estou super curiosa p lê-lo!

    ResponderExcluir
  8. Fiquei curioso e quero ler! História diferente. Agora é só esperar Outubro o/

    ResponderExcluir
  9. E bom fiquei muito curioso pra ler .Abraços Indicex

    ResponderExcluir
  10. Li algumas resenhas , e disseram que já dá pra sacar o mistério desde o início... Isso é verdade?

    ResponderExcluir