Não Entre em Pânico | Neil Gaiman

O gênio Douglas Adams é pai de uma das séries literárias de maior sucesso do mundo: O Guia do Mochileiro das Galáxias. Para quem leu, sabe o quão boa ela é. Um verdadeiro clássico. Por isso, sempre pensei como seria a vida de Adams, como surgiu a ideia da série e seus projetos paralelos ao decorrer de sua carreira, como os livros do detetive Dirk Gently, pouco conhecidos por nós, brasileiros, por ainda não terem sido traduzidos.
Essa minha vontade de saber mais sobre o escritor inglês já havia sido levemente saciada no começo do ano, quando foi lançado o excelente O Salmão da Dúvida, que reúne trechos de palestras, entrevistas, contos e ensaios de Adams. Mas ainda não era o que buscava. O que eu buscava, na verdade, só apareceu agora em terras tupiniquins, apesar de lançado há alguns anos no exterior: Não Entre em Pânico: Douglas Adams e o Guia do Mochileiro das Galáxias. E o melhor: escrito por Neil Gaiman!
"Posso não ter ido aonde queria ir, mas creio que estou exatamente onde deveria estar"
A obra conta alguns pontos da vida do escritor inglês: seu início de carreira, as incursões em Doctor Who e outras séries televisivas, o início do Guia no rádio, a série literária e os subprodutos, como o jogo virtual e o filme. Além disso, alguns pontos da vida de Adams são tratados, como o relacionamento com outros profissionais, colegas de profissão, fãs, imprensa,  família, etc.
Assim, através da excelente escrita de Gaiman, o leitor é levado através dos meandros da vida do gênio que era Douglas. Suas particularidades, estranhas manias, obsessões (como dispositivos tecnológicos e animais em risco de extinção). Em suma, uma pessoa interessantíssima e fantástica de ser conhecida.
O único defeito que se apresente é que o livro é apenas uma pseudobiografia. Em nenhum momento Gaiman se aprofunda, de fato, na vida do escritor, em suas origens, raízes. É extremamente fugaz. Ao contrário de biografias impecáveis como Hitler, de Ian Kershaw; e Chaplin, de David Robinson. Em momento algum, sinto que Adams é um conhecido meu, como acontece na maioria das biografias. No final, o livro é mais uma celebração da vida do escritor inglês. Uma homenagem.
Mas, a despeito da pouca profundidade de fatos e histórias, Não Entre em Pânico é mais um meio de se conhecer mais ainda sobre a vida de Douglas Adams, do processo criativo de Guia e, principalmente, para se tornar ainda mais fã deste particular universo literário.
"Sentia que toda minha vida tinha sido uma espécie de sonho. Às vezes eu me perguntava de quem era esse sonho e se quem o construiu estava satisfeito"

Matheus Mans

20 anos, estudante de jornalismo. Leitor voraz de qualquer tipo de livro, cinéfilo de carteirinha e apaixonado por música brasileira. Não vive sem doses frequentes de Stephen King, Arnaldo Antunes, Wes Anderson, Woody Allen, Adoniran Barbosa, Neil Gaiman, Doctor Who, Star Wars e muitas outras coisas que permeiam sua vida.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

9 comentários:

  1. Tudo oque ele fala é tao realista e genial que a leitura de Guia , deveria ser obrigatória *)

    ResponderExcluir
  2. AI CARALHO, PRECISO DESSE LIVRO. Guia é uma das minhas ~sagas~ favoritas. *u* E adoro o Neil Gaiman também, so... preciso comprar. 'o'

    ResponderExcluir
  3. Neil Gaiman é meu pai literário!!! Emo esse cara!!! que foda !!! <3

    ResponderExcluir
  4. Douglas Adams *-*

    Neil Gaiman *-*

    Biografia *-*



    Eu PRECISO deste livro!!
    Muuiiito!!

    ResponderExcluir
  5. :O Caraca! Tou lendo o guia do mochileiro das galáxias, e estou viajando muito nessa leitura, é muito bom! Não é a toa que é um clássico. Esse livro falando sobre o Douglas e sobre o Guia do Mochileiro escrito por Neil Gaiman :O :O Sem Palavras, deve ser fantástico.. Necessito desse livro na minha coleção. Quero muito conhecer mais o Douglas Adams e a obra do guia do mochileiro das galáxias.
    EU QUEROOOOOOO

    ResponderExcluir
  6. Hmm, sei lá, nao me interessei muito por esse livro, acho que não é um livro que eu leria ;/

    ResponderExcluir
  7. Não ler ainda vo tenta ler
    Abraços !!

    ResponderExcluir
  8. Nunca tive taanta curiosidade sobre os livros, mas falam tão bem deles que me da vontade de conhecer um pouco mais desse universo.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de conhecer esse livro, parece um daqueles livros cheios de frases lindas<3

    ResponderExcluir