A Vida Secreta Das Abelhas | Sue Monk Kidd

Primeiramente fico feliz em dizer que não, esse livro não é uma versão para leitura do National Geographic. Não fala do comportamento das abelhas e nem tem uma abelha como protagonista, bom, talvez metaforicamente, mas não literalmente.
Lily Melissa Owens tem 14 anos e é uma garota incrível, uma personagem extremamente humana e realista. Seus pensamentos, seus anseios são tão vívidos que é impossível não senti-los. 
Sobre Lily, você descobre logo cedo que a garota sofre com a ausência de sua mãe que morreu quando a mesma era apena um bebê e, pra piorar, foi Lily quem a matou. Calma, não é spoiler, é parte da trama! (só saiba que não foi por causa do parto ou coisas do tipo).
Lily vive em uma fazenda com seu pai T-Ray, um homem extremamente abusivo e que não se importa em demonstrar que não ama a garota, e sua babá, Rosaleen, uma mulher negra, gorducha, prepotente e de bom coração.
Uma coisa que vocês devem entender sobre o ano de 1964 é que o racismo, machismo e a ignorância eram tão certos e presentes nos Estados Unidos quanto a democracia nos dias de hoje, e devido á esses fatores, Lily e Rosaleen se encontram em uma situação que as obriga a fugir para Tiburon onde acreditam ser o ultimo lugar onde Deborah, mãe de Lily, esteve.
Nesta cidade Lily conhece August, June e May, irmãs inseparáveis e extremamente sábias que são dotadas de uma decência e caráter incrível.
August se destaca no quesito sagacidade e força, uma mulher excepcionalmente boa. June é ranzinza, toca violoncelo boa parte do tempo e Lily acredita que é uma mulher muito ácida pelo motivo de estar constantemente presenciando a morte, ficando muito tempo em hospitais tocando para moribundos. May é uma doçura, muito meiga, entretanto, com um transtorno que a faz sofrer por coisas consideradas normais pelas outras pessoas (como esmagar um inseto).
Na casa de cor extravagante onde o paraíso parece estar tão perto que se pode até sentir o odor, a menina descobre coisas sobre sua mãe, aprende muito sobre abelhas (August tem um apiário) e sente na pele o ódio que os negros sofriam na época.
Se você, como eu, gostou de As vantagens de ser invisível, vai adorar esse livro. Lily é a versão feminina de Charlie: sentimental e com mania de analisar as pessoas e seus comportamentos.
É um livro cheio de lições sobre a vida. Fé, humanidade e inclusão social são alguns dos temas centrais. Não tenho como colocar em palavras o quanto uma pessoa tem que ler essa obra.
Sue Monk Kidd constrói em A Vida Secreta das Abelhas personagens de uma forma pra ninguém colocar defeito!

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

5 comentários:

  1. Só por essa resenha da para perceber que vc gostou muito do livro, e a historia parece ser ótima, embora eu acho que já tenha assistido o filme, mas acho q vale apena ler vou ver se encontro esse livro ´:D

    ResponderExcluir
  2. Este livro parece ser familiar nao sei gostei um pouco da sua resenha

    ResponderExcluir
  3. A resenha ficou legal, mais eu nunca senti interesse em ler As vantagens de ser invisível e agora fiquei confusa se o livro realmente é bom ou não. :p

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu não daria nada pra esse livro olhando pra essa capa e esse título, mas a história é muito interessante. Esse eu vou ler.

    ResponderExcluir
  5. Jaaa fiqei meio curioso pla historia do livro, achei meio estranho esse titulo e tal, mas agr q vc citou As Vantagens de Ser Invisivel, um dos livros da minha vida, eu com certeza vou ler. #Igu

    ResponderExcluir