As Sete Irmãs | Lucinda Riley

Lucinda Riley, escritora conhecida por seus diversos romances nas listas do The New York Times, resolveu sair um pouquinho da sua zona de conforto sem abandonar o gênero no qual ela é especialista. O que mudou é que seu novo título, As Setes Irmãs, é a estreia de sua primeira série de livros, que contará com sete histórias diferentes, mas interligadas.
A escritora não abriu mão das principais características de seus romances. Como de costume, o livro retrata uma história no presente que tem alguma relação com uma trama do passado, além de caracterizar detalhadamente o cenário escolhido, que dessa vez é o Rio de Janeiro.
Pa Salt é um personagem misterioso do livro, marinheiro que morava em um castelo nas margens de um lago na Suíça e que por certas razões, acaba adotando sete filhas. Repentinamente, elas recebem a notícia da morte do pai, que sofreu um ataque cardíaco e foi velado em alto mar sem a presença delas. Antes de partir, o pai deixa uma carta para cada filha, além de algumas dicas num monumento no jardim do castelo (que aparece na capa do livro), lá está o nome de cada uma e as coordenadas para que elas encontrem o lugar onde nasceram. Assim, as irmãs devem decidir ir atrás de suas origens ou não. Outro fato curioso é que a sétima irmã nunca morou em Atlantis com as outras e não sabemos ao certo se ela existe ou não, tanto que sua dica está em branco.
O primeiro livro da série é sobre Maia D’Apliése, a primeira a ser adotada e a única que continua no castelo. Aos 36 anos, ela se vê diante de uma situação de medo e ansiedade, mas não resiste ao chamado do passado e é atraída até o Rio de Janeiro, já que sua principal pista é uma pedra-sabão usada também na construção do Cristo Redentor, além de dois nomes desconhecidos.
Como Maia era tradutora de português e russo, conhecia um escritor brasileiro com quem tinha trabalhado chamado Floriano, e é ele quem vai ajuda-la a desvendar todos os mistérios de sua origem.
Foi muito interessante ler sobre o Rio de Janeiro, um lugar mais conhecido por nós, pelos olhos de Lucinda. Também adorei a referência que a escritora utilizou para criar a história, que é uma constelação chamada As Sete Irmãs das Plêiades, e cada uma das personagens recebeu o nome de uma estrela.
A romancista fez uma excelente pesquisa em cima da construção do Cristo Redentor, que aparece bastante na história, inserindo até mesmo alguns personagens que realmente existiram. O final foi o mais surpreendente, as cinquenta últimas páginas são de tirar o fôlego, principalmente a última, a qual reli algumas vezes por causa do choque. Espero que Lucinda mantenha a linha da série. Depois do final impactante, que deixou aquela sensação de que ainda tem muito o que acontecer por ali, mal posso esperar pelo próximo livro, que contará a história de Ally, a segunda a ser adotada.


Malu Sâmia

20 anos, está na faculdade de jornalismo. Gosta de fotografia, comédias românticas, shows, revistas, clichês bem escritos, de tocar violão e viajar. Está sempre com um livro e o iPod na mochila, coleciona ingressos de cinema e imas de cidades. É impulsiva, persistente, um pouco distraída e muito curiosa.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

4 comentários:

  1. Não pretendo ler... Não faz meu estilo de leitura.. Mesmo parecendo ser bom.. Tenho outras prioridades.. hehe

    ResponderExcluir
  2. Desde que eu comecei a acompanhar o blog e ler as resenhas, minha lista de livros só cresce, eu achei a resenha muito boa e quero comprar o livro, espero que ele seja tão bom quanto a resenha.

    ResponderExcluir
  3. Uau, ja tinha me interessado por esse livro antes só pela capa, e agr entãoo nem me fale, ja quero saber qual e esse final impactante kk

    ResponderExcluir
  4. Bem a minha cara rsrs. Adoro mistérios e coisa de tipo. Parecer seu um livro bom, ainda mais quando se trata no Brasil, coisa que não estou acostumado a ler '-'

    ResponderExcluir