Cemitérios de Dragões | Raphael Draccon

Sinopse: Em diferentes pontos do planeta Terra, cinco pessoas com histórias e origens completamente distintas desaparecem por motivos variados e acordam numa outra realidade. Em meio a guerras envolvendo demônios, dragões, homens-leão, seres fantásticos e metal vivo, os cinco precisam compreender os motivos de estarem ali e combater um mal que talvez não possa ser impedido. Este é o mote de Cemitérios de dragões, o novo romance de Raphael Draccon, que marca a estreia do selo Fantástica. No livro, o autor de Dragões de Éter apresenta uma versão moderna e adulta de um universo inspirado por séries queridas por toda uma geração como Jaspion, Changeman, Flashman, Black Kamen Rider e Power Rangers.

Confesso que peguei esse livro com certo pré-conceito, não sou muito fã de livros desse gênero e pensei que iria precisar ser muito imparcial na hora de escrever essa resenhar, mas não foi bem assim.
O começo do livro é extremamente confuso e demora pra entender de fato o que se passa, tudo piora quando falamos de um livro que envolve diferentes dimensões e realidades paralelas, a sensação é de ligar a tv e pegar um filme de ação pela metade, no máximo podemos ficar torcendo pro cara bonzinho não morrer. Após umas cinquenta páginas a trama é explicada, ou melhor, apenas uma parte.
Raphael Draccon mostrou ter o dom de criar tramas elaboradas. Cemitério de Dragões tem muitos personagens e todos eles são consolidados na medida certa. Nada gira em torno de apenas um personagem e nenhum é pobremente construído.
Como personagens principais temos os mundanos:
Derek, um soldado do alfeganistão; Ashant, uma guerreira africana que cresceu em Ruanda; A irlandesa Amber, uma garçonete que pratica artes marciais; O nerd brasileiro Daniel e o francês Romain, um dublê praticante de parkour e que tem aquele horrível defeito de agir sem pensar.
É notável que o autor tentou deixar essa narrativa mais jovem e de linguagem atual, como por exemplo Daniel, que é um brasileiro de origem oriental. Em certos momentos, essa tentativa de criar um livro contemporâneo se torna forçada demais.
Um ponto difícil de criticar é o fator originalidade. Draccon parece mesclar muitos elementos de séries e animações que fizeram sucesso e eu, por ter amado Power Rangers minha infância inteira, percebi várias similaridades. Contudo, é injusto dizer que o autor não é criativo tendo ele invetado uma história tão complexa e até certos pontos, única.
Por ultimo, um adjetivo que pode finalizar essa resenha é inteligente. Nós leitores percebemos quando um autor teve dedicação e se esforçou para criar uma boa obra. O livro está repleto de intrínsecas analogias relacionadas à termos cientificos, entretenimento dos últimos anos e engraçadas referencias à Harry Potter.
Valeu a pena sair da zona do conforto dos livros que julgo de temática menos fantasiosa e mais pesada que tanto amo, se você como eu tem essa pequena aversão à livros com uma pegada de “jogos de vídeo game”, fica a mensagem você pode se surpreender.


    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

3 comentários:

  1. Faz um tempo que eu estou querendo ler esse livro, mais eu meio que desanimei por causa do título,eu achei que fosse ter muitos dragões e tal...

    ResponderExcluir
  2. Livros sobre dragões ja gosto muito e este livro e fantastico .

    ResponderExcluir
  3. Cara, esse livro eu pretendo ler. Tipo, eu gosto muito dessa capa, e a sinopse é interessante, vi boas resenhas sobre esse livro, falando bem... E aquele "robô" embaixo na capa parece muito com Halo. (Jogo de X-Box) hueheuheuhe

    ResponderExcluir