
Dessa vez, Adam Wilde (o namoradinho de Mia) é o protagonista e narrador da continuação. Três anos depois que Mia saiu do hospital, foi para a faculdade e eles não se falaram mais, Adam se tornou um típico badass. A banda ficou famosa e, com a fama, veio o estereótipo de um artista que não sabe lidar com ela. Adam está viciado em cigarro e remédios, é brigado com todos os outros músicos e grita com jornalistas.
Ao ficar um fim de semana em Nova York, ele decide fazer algo que não fez por três anos: ir atrás de Mia. A garota está tão famosa quanto ele, sendo referência no mundo da música clássica por conta das suas habilidades com o violoncelo. Mas, agora ela é uma garota calada, fechada em seu próprio mundo e deixa que as notas do violoncelo exprimam o que ela tanto reprime desde que se recuperou do acidente.
Todo o livro gira em torno do reencontro. Não só o reencontro de Adam com Mia, mas também o reencontro dos personagens consigo mesmo. Como o garoto vai deixar de ser o Wilde Man para voltar a ser o sensível músico apaixonado do primeiro livro. Como Mia vai deixar de lado os traumas e saber trabalhar com lembranças.
Como “continuação”, Para onde ela foi é um livro falho. Os personagens e relacionamentos estão completamente diferentes – o que, para mim, alimenta o meu argumento na crítica do primeiro livro de que os personagens e as relações não são bem construídas – e estão desestruturados além do comum. Os acontecimentos do livro anterior são retomados em poucos momentos, apesar de terem deixado algumas cicatrizes no contexto.
Apesar disso, a elaboração da história evoluiu. O apelo emocional é deixado de lado e a escrita perde alguns aspectos infantis que incomodaram muito em Se Eu Ficar. Os personagens estão bem mais maduros e, com isso, a narrativa também está. Para Onde Ela Foi consegue representar uma história sobre reencontro, sobre lembranças, sobre luto e sobre maturidade. Um bom caminho para onde Se Eu Ficar foi.
Dependendo do que eu achar de Se eu ficar, talvez eu leia esse.. Mas a lista de leitura ta grande.
ResponderExcluirEu preciso ler esse livro, estou evitando ao maximo spoilers, já li Se eu ficar entao preciso comprar esse
ResponderExcluir