Quatro | Veronica Roth

Eu não esperava que este livro fosse tão bom. Sei que muitas pessoas que leram pelo menos um ou dois livros da trilogia Divergente não gostaram do desenvolvimento da trama, e eu me encaixo nessa parcela. Mas isso não me impediu de ler Quatro, um spin-off de Divergente, também escrito por Veronica Roth. A minha vontade por ler os quatro contos que compõem este livro era tão grande que eu, nessa condição de amor e ódio, não sabia como explicar, mas cheguei à conclusão de que tudo isso era curiosidade. Depois do sucesso de Divergente nos cinemas, e o boom da série pelo mundo, eu sabia que viria algo novo por aí, visto que a autora estreante estaria bem mais experiente e absolvida pela mídia. Então tivemos o prazer de receber um livro narrado por um dos audaciosos mais querido de toda série, Quatro. A autora deixou claro que, no início, começou a escrever Divergente com este personagem masculino, mas depois de um tempo escrevendo deixou a história de lado e recomeçou com Tris, pois acreditava que as possibilidades para explorar a personagem dentro deste mundo seriam muito mais satisfatórias para a trama. E acredito que ela tenha acertado nesse ponto. 
Neste livro, três dos quatro contos se passam antes da chegada da Tris na Audácia, e todos eles contam a história de Quatro. Também discorrem sobre detalhes da facção que faltaram na trilogia. Com eles pude descobrir várias curiosidades da Audácia através de outro ponto de vista. Tudo é muito simples e curioso. A escrita continua fácil e é disposta de forma que parece mesmo uma história, e não somente contos. Não tem tanta ação quanto na trilogia, mas o desfecho é satisfatório para um spin-off como esse. Gostei bastante e indico a todos os distopimaníacos de plantão. A história foi muito bem contada e, o mais importante: não soa como encheção de linguiça. Mas, por falta de ação, eu não poderia deixar de dar quatro estrelas para este livro (pra não perder a brincadeira com o título). 

Cristiam Oliveira

22 anos, se formou em administração mas gosta mesmo de comunicação. Tem uma paixão enorme por cinema e adora, sobretudo, os livros. É muito organizado, calmo, chato e grudento; se apega muito fácil às pessoas que gosta e, às vezes, é extrovertido. Adora mudar e criar coisas; é muito curioso e persistente em tudo que faz. Gosta de cachorro mas prefere gatinhos (inclusive tem dois!).

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

6 comentários:

  1. Nossa que legal. Eu ainda n li n li nenhum livro e nem vi o filme, mas tenho curiosidade entao logo lerei. Eu achei legal isso de uma historia antes de tdo o ocorrido, acho incrivel qnd os autores fazem isso. #Igu

    ResponderExcluir
  2. Já li, e simplesmente amei, gostei muito mesmo, virou um dos meus queridinhos do momento, só achei muito curtinho...

    ResponderExcluir
  3. EU QUERO MUITO A TRILOGIA DIVERGENTE! Eu só assisti o filme e amei!
    Preciso desses livros urgentemente!
    Agora são 4 livros pra comprar. ç.ç

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler o livro Quatro, mas ainda estou em Convergente, não por desânimo ou desleixo, mas por que eu gostei tanto da série que estou com medo de acabar, então estou lendo e degustando cada linha antes que termine de uma vez só. Quando terminar, vou correr até a livraria mais próxima, e comprar o "Quatro".

    ResponderExcluir
  5. '-'
    Você gosta de spoilers Guest? Por que eu não, aliás, ainda bem que só li seu comentário depois de ter terminado o livro, e fico pensando no prazer que alguém deve sentir para poder vir nos comentários alheios e aleatórios para comentar o final de um livro ou sobre certo ponto importante da obra.
    Alguns não se importam muito com spoilers e nem fazem questão, mas para outros isso é estragar totalmente aquela gana que a pessoa estava ao ler a história e é aqui que chega o ponto da minha reflexão. Qual o prazer que alguém sente em estragar algo que outra pessoa está fazendo com tanta alegria?

    ResponderExcluir