Vinte Mil Léguas Submarinas | Jules Verne

Jules Verne é extremamente conhecido. Suas obras são amplamente lidas, traduzidas e adaptadas de todas as maneiras possíveis.  E, por incrível que pareça, nunca tinha lido uma obra na íntegra do autor francês até então. Apenas livros com linguagem adaptada e bem menores que os originais. E que experiência fantástica foi ler Vinte Mil Léguas Submarinas na íntegra, como foi escrito mesmo!
 Com uma linguagem por vezes extremamente rebuscada, a história vai leva o leitor a bordo do Nautilus, o submarino comandado pelo misterioso comandante Nemo, o histórico personagem literário. Além dele, a bordo do submarino estão Aronnax, um naturalista; o arpoador Ned; e o criado Conselho. Todos eles possuem uma interessante relação com o comandante, que é extremamente sinuosa e com vários altos e baixos ao decorrer da viagem.
O livro não é nem um pouco fácil de ler. Iludido pelas adaptações que tinha lido até então, achava que ia ser uma leitura extremamente fluída. Porém, como já disse, a linguagem é extremamente rebuscado em vários pontos, o que não deixa a história cadenciada. Muitas vezes tive que reler alguns trechos para conseguir compreender a totalidade de significados das frases.
Porém, isso não compromete, de maneira alguma, a experiência de ler Verne e embarcar no Nautilus. Assim como pode ser visto em Viagem ao centro da Terra e Volta ao Mundo em 80 dias, o autor francês, mesmo estando no século XIX, consegue prever acontecimentos e tecnologia que só surgiriam dali muitas décadas. É impressionante ler e ir pensando nessas previsões de Verne.
Além disso, a história faz com que o leitor mergulhe num universo a parte e muito prazeroso de estar. É gratificante e interessante ir conhecendo os locais, “monstros” marinhos e a psicologia da tripulação.
O único outro ponto negativo, que faz companhia a linguagem pouco cadenciada, é o exagero de alguns trechos. Claro, isso pouco afeta a narrativa e vários créditos devem ser dados pelas outras previsões acertadas de Verne. Mas ao leitor mais rigoroso, tais exageros podem incomodar.
Enfim, Vinte Mil Léguas Submarinas é leitura obrigatória. Clássico que deve figurar dentre os lidos para qualquer amante de boa literatura. Apesar de problemas, devido ao tempo em que foi escrito, o resultado final não é comprometido. Ótima história para ser lida e lembrada para sempre.



Matheus Mans

20 anos, estudante de jornalismo. Leitor voraz de qualquer tipo de livro, cinéfilo de carteirinha e apaixonado por música brasileira. Não vive sem doses frequentes de Stephen King, Arnaldo Antunes, Wes Anderson, Woody Allen, Adoniran Barbosa, Neil Gaiman, Doctor Who, Star Wars e muitas outras coisas que permeiam sua vida.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

2 comentários:

  1. Eita! Esse já tá na minha lista, clássico.. Esse e outros do autor, Fantástico, tem nem o que falar.

    ResponderExcluir
  2. Para mim ler un livro com uma linguagem um pouco diferente é difícil mas eu ja tinha ouvido falar desse livro e com certeza vou ler!

    ResponderExcluir