Amor Até Debaixo D'água | Torre DeRoche

Essa talvez seja uma das mais difíceis resenhas que já fiz. Não por complexidade gramatical do livro ou pela história ser profunda ou complicada demais. Nada disso. O motivo é que Amor até debaixo d’água é um romance. Romance ao estilo de comédia romântica mesmo. Leitura leve, despretensiosa. E ele se tornou um verdadeiro desafio.
A história é interessante: uma jovem, Torre, conhece um rapaz em um bar. A partir dali, os dois engatam um interessante romance. Interessante porque ela voltará para sua casa, em outro país, dali um ano. E ele, um amante das viagens marítimas, pretende dar a volta ao mundo em seu veleiro.
O que se desenrola a partir daí é uma complicação bem difícil de ser resolvida, já que Torre morre de medo de entrar em mar aberto e o rapaz não pretende desistir de sua viagem. O jeito, então, é um dos lados ceder. E pelo título, não fica difícil sacar qual dos dois acaba mudando os planos.
Apesar da boa e interessante premissa, a leitura se mostrou difícil para mim. A autora, que viveu esses acontecimentos (sim, a história é real!), gosta de colocar muitos detalhes de sua relação e pensamentos  femininos ao decorrer da narrativa. Eu, então, tive que abster de meus gostos literários. E a partir deste momento, vi que a história tinha muito a oferecer para seu público-alvo.
A personagem de Torre, com o decorrer dos acontecimentos, vai se mostrando cada vez mais interessante e intrigante. Suas atitudes são reflexivas e, sem dúvidas, engraçadas quando bem descritas. Até ri em alto e bom som em vários momentos. A relação de Torre com Ivan e o mar é engraçadíssima e muito bem retratada pela autora.
Ivan me incomodou um pouco mais no começo. Parecia idealizado demais. Daquelas pessoas perfeitas de comédias-românticas. Mas não. Com o passar das páginas, o personagem foi sendo aprofundado e se tornando mais interessante.
Porém, nada consegue tirar o brilho da relação dos dois com o mar. É algo muito bem escrito, narrado e detalhado. A autora, por ter vivido, de fato, a experiência, consegue passar o que sentiu de maneira impecável. Foi muito gostoso de ler suas experiências marítimas, algo que a assustava tanto antes de conhecer Ivan. Além disso, a viagem dos dois acaba sendo o ponto alto da trama. A descrição dos lugares - a maioria exóticos - é muito bacana e bem feita. Dava vontade de ir para todos os locais que o casal passou.
Apesar de tudo, o livro apresenta alguns defeitos, talvez por ser o primeiro livro da autora. Narrativa muito apressada em alguns momentos e parada demais em outros; alguns excessos de detalhes; e muita água com açúcar em alguns momentos. Só que nada disso compromete a leitura final.

Enfim, Amor até debaixo d’água é um bom livro. Cumpre o que promete e deve ser uma leitura deliciosa a ser feita por quem gosta de romances e livros mais leves e despretensiosos. Uma boa estreia de Torre DeRoche no mundo literário.


Matheus Mans

20 anos, estudante de jornalismo. Leitor voraz de qualquer tipo de livro, cinéfilo de carteirinha e apaixonado por música brasileira. Não vive sem doses frequentes de Stephen King, Arnaldo Antunes, Wes Anderson, Woody Allen, Adoniran Barbosa, Neil Gaiman, Doctor Who, Star Wars e muitas outras coisas que permeiam sua vida.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

1 comentários:

  1. Nossa, já viajei só na resenha! Esse eu também quero!
    Gostei mesmo :D

    ResponderExcluir