360 Dias de Sucesso | Thalita Rebouças

Li meu primeiro livro da Thalita Rebouças quando entrei na pré-adolescencia, me apaixonei e criei uma coleção de livros dela. Depois de muitos anos, recebi 360 Dias de Sucesso, o mais novo título da escritora. Fiquei com um pé atrás com medo da linguagem ser muito infantil, mas me surpreendi (mais uma vez) com a escrita de Thalita e como ela consegue criar um conteúdo para um grupo tão abrangente de pré-adolescentes e adolescentes ao mesmo tempo. A grande diferença está na pegada de humor - tão natural da escritora - que faz uma história sem grandes romances ou conflitos pesados ainda assim ser viciante. 
O livro, como o título sugere, conta a trajetória de uma banda que teve seus dias nos holofótes contados. Tudo começa com dois amigos, Pedro e Théo, que moram na Barra da Tijuca e às vezes se reúnem para tirar um som, o primeiro na guitarra e o segundo cantando, até que o pai de Pedro, Paulão, começa a levar a brincadeira à sério. Assim surge a ideia de criar uma banda. Mesmo não acreditando tanto que isso poderia mesmo ter um grande futuro, os garotos vão atrás de outros integrantes até completarem com Marcelo Pá no baixo, Gualter Potter na bateria, e mais tarde, Mari no teclado e também no vocal.
Com apresentações em churrasco, festa de 15 anos e sarau da escola, os garotos começam a ficar conhecidos e em pouco tempo alcançam a fama e tudo o que vêm junto dela. 
Cada um desses personagens é muito bem construído e recebe destaque na narrativa, que mostra o que acontece na casa deles e cada drama particular, que algumas vezes são assuntos sérios, que merecem atenção.
A narração fica por conta do Gualter, o caçula da banda. Esse é o primeiro livro de Thalita que é narrado por um garoto, e ela também dominou bem. Outra coisa nova para a escritora foi entrar no papel de compositora e criar músicas para a banda, principalmente Amor na Hora Certa, que ganhou uma versão real que fica na cabeça por horas depois que você ouve.
Várias referências divertidas e atuais se encontram por todo o livro, sem contar as setlists dos shows da banda que eram recheados de covers, criando até mesmo uma página especial no fim do livro só com os nomes das músicas que apareceram por ali.
Destaque para a diagramação da Editora Rocco, com detalhes fofos remetendo ao tema e uma capa linda e super colorida, que combina muito com o astral do livro.



Malu Sâmia

20 anos, está na faculdade de jornalismo. Gosta de fotografia, comédias românticas, shows, revistas, clichês bem escritos, de tocar violão e viajar. Está sempre com um livro e o iPod na mochila, coleciona ingressos de cinema e imas de cidades. É impulsiva, persistente, um pouco distraída e muito curiosa.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

9 comentários:

  1. Achei essa capa maravilhosa. Já tinha um certo desejo de ler este livro, mas agora esse desejo virou necessidade. Que resenha maravilhosa, você me deixou feliz como se eu tivesse já lido o livro parabéns adorei a sua resenha!

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li nenhum livro da Thalita.. esse eu li sua resenha e vi um video sobre o livro.. parece ser bem legal.. e gente que capa linda.. a música é bem chiclete.. gruda na mente..

    ResponderExcluir
  3. Talita Rebouças.. Nunca li nada dela e esse livro parece ser realmente bom!
    Vou pôr ele na minha lista. Gostei bastante da capa.

    ResponderExcluir
  4. Eu já li vários 'Fala Sério' da Thalita e amei o jeito que ela escreve. Quero comprar só por ter sido ela que escreveu, o modo como ela escreve realmente me prende, e o livro ainda tem playlist e histórias de banda <3 "AMO MUITO TUDO ISSO" HAHAHA

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li nada da Thalita, mas estou bem ansiosa para ler esse livro!

    ResponderExcluir
  6. UAL!! Com essa classificação para quê ler o resto? hahaha brincadeira. Confesso que a sua resenha está maravilhosa e me deixou com gostinho de quero mais. Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro da Thalita, mas esse com certeza fará parte das minhas aquisições!
    Abraços e sucesso
    www.gemices.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Malu!! mtoo legal o livro, nao li nada da Thalita mais sempre que posso leio alguma resenha de livros dela.. esse achei meio que mto normal rsrsrs mais os relatos da vida de cada um dos integrantes durante o sucesso deve ser bem legal.. gostei mto de sua resenha bjoos..

    ResponderExcluir
  8. Malu deve ser mto bom acompanhar a tragetoria de sucesso da banda e a evoluçao de seus personagens vivenciando as suas vidas particulares, parece ser um livro cheios de altos e baixos, gsotei bastante fiquei curiosa para saber o resto da historia.. boa resenha bjoos.

    ResponderExcluir
  9. Olá. Ainda não li nada de Thalita mas eu gostei, pesquisei um pouco sobre os livros dela e gostei dos titulos, capas, resenhas agora vou pegar um livro dela pra ler. Estou curiosa! <3

    ResponderExcluir