Em Busca de Wondla | Tonny DiTerlizzi

A frase tão conhecida “Não julgue um livro pela capa” é difícil de não ser associada ao livro Em Busca de Wondla, já que ele é um trabalho lindíssimo de arte. Com uma capa bem ilustrada e um título brilhante em hot stamp, é difícil não ficar curioso para saber o que há em seu interior. E que interior! Tony DiTerlizzi, não só o escritor, como também, o ilustrador, decidiu ilustrar praticamente o começo de todos os capítulos, preenchendo com ricos detalhes e desenhos de encher os olhos. Para quem não sabe, Tony também é o co-autor e ilustrador da famosa série Crônicas de Spiderwick (que também é um livro com ilustrações lindíssimas). Ele consegue unir perfeitamente uma história de fantasia com ilustrações complementares que enriquecem o enredo e a nossa imaginação.
Em Busca de Wondla conta a história da jovem Eva Nove, uma garota humana que foi criada a vida inteira em uma casa subterrânea chamada de Santuário. Sua instrutora – e mãe – é uma robô chamada Mater, que precisa ensiná-la sobre tudo relacionado a Terra para que um dia Eva possa sair do Santuário e viver na superfície. Sua vida muda quando o Santuário é atacado por um monstrengo com uma arma a laser e Eva Nove precisa fugir. Totalmente desnorteada e sozinha, ela se vê em um mundo completamente diferente da Terra que foi ensinada a conhecer. Neste planeta, um tanto selvagem e esquisito, chamado Orbena, ela terá que conviver com animais, plantas e seres extraterrestres exóticos e precisará descobrir se existem outros humanos e o que aconteceu com seu planeta. Sua única pista é um papel onde há uma foto de uma garota andando de mãos dadas com um robô e um adulto, junto das palavras WondLa.
Apesar da história ser em um mundo completamente diferente, a escrita de Tony é simples e fácil de entender. São as ilustrações que dão apoio a leitura, não sendo necessário descrições super detalhadas como acontecem em muitos livros de fantasia. Tony descreve o necessário para que você consiga associar os personagens aos desenhos.


Eva Nove é uma garota curiosa e impulsiva. Sempre teve vontade de abandonar o Santuário e finalmente poder conhecer mais sobre a Terra, porém, quando isso acontece, ela sente medo e hesitação. Sua única companhia, a princípio, é um dispositivo inteligente chamado Onipod que ajuda-a dando informações sobre o ambiente ao seu redor e também sobre si mesma. Entre as confusões que passa, acaba conhecendo o alienígena Andrílio Kitt, que servirá como guia e conselheiro durante sua jornada. A história ainda contará com dezenas de outros personagens incríveis e diferentes. A sensação de ler o livro é a de estar em uma aula de biologia, estudando sobre vários seres.
No final do livro, há um mapa para você poder se localizar na história – mas é bem mais simples que os do Senhor dos Anéis – e também contém o alfabeto de Orbona – que, por enquanto nesse livro, não foi muito necessário. No início do livro diz que no site oficial você poderá encontrar um mapa interativo do percurso que Eva Nove faz ao longo da história. Eu acessei o site, instalei o programa, mas infelizmente ele não funcionou. Mesmo assim, dá para ver a preocupação do autor em transformar o livro em uma experiência totalmente nova e diferente.


Em Busca de Wondla faz parte de uma trilogia. O segundo livro, Um Herói para Wondla, já foi publicado no Brasil pela editora Intrínseca. Apenas o último livro ainda não foi traduzido.

Danielly Stefanie

21 anos, formada em Publicidade. Não sabe se gosta mais de escrever ou de desenhar. Não sabe se tem mais medo da tela em branco do Word ou do Photoshop. Lê praticamente qualquer tipo de livro. É apaixonada por cultura japonesa, faz aulas de japonês, pratica karatê e kobudo. Sem falar todas os animes que assiste. Um dia vai trabalhar no Studio Ghibli (só não sabe se será desenhando ou escrevendo).

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

8 comentários:

  1. Esse não é o tipo de livro que eu gosto, mas, quem sabe eu coloque ele na minha lista. A resenha ficou ótima, parabéns! Essas ilustrações, chamaram muito a minha atenção, são bem desenhadas e lindas *-*.

    ResponderExcluir
  2. Nossa.. esse livro é lindo.. a história é bem interessante.. e como você mesmo disse, as ilustrações ajudam bastante, pois você consegue captar o que o autor quer passar ou até mesmo como ele imagina ser esse mundo que ele criou..

    ResponderExcluir
  3. Eu seeeeempre via esse livro em promoções mas nunca me interessei, sério! Mas com você associando o livro a Biologia (uma de minhas paixões!) eu vou ser obrigada a comprar na próxima. hahahahhaa Mando a conta para onde mesmo?
    Beijos,
    Carol

    ResponderExcluir
  4. Devo admitir que a capa é realmente linda! E "Wondla" me lembrou Wonka! Fiquei com a musiquinha 'Willy Wonka ♫" na cabeça enquanto lia a resneha inteira! haha... Confesso que antes de ler a resenha vejo as imagens primeiro, e uma que me chamou a atenção foi essa imagem que tem o mapa. Livros que tem mapa me encatam <3 Sou apaixonada! Pelo que você disse a história parece ser ótima. Mais um que entrou pra lista. Vou esperar lançar a trilogia toda assim compro tudo de uma vez.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Caraca! Eu quero esse livro! Já tinha visto muito ele na coleção das pessoas, mas nunca vi nenhuma resenha, te amo índice <3
    Que imagens fantásticas! Realmente de encher os olhos!
    E essa história! Meu deus! Vou procurar esse livro imediatamente!
    Linda Capa, Lindo livro, Linda resenha <3

    ResponderExcluir
  6. Acho muito legal ilustrações, mapas nos livros. Apesar da capa não me convidar 100% para a leitura, eu vi muitos comentários bons a respeito dela.
    A sua resenha ficou bacana, e achei legal a ideia do autor criar o site. Pena que você não conseguiu acessar.
    Pode acreditar que com certeza eu leria esse livro!
    www.gemices.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Dany adorooo livros ilustradoos e esse e moo lindooo nunca tinha ouvido falar dele, mais a historia me interessou mto cheios de fantasias ameeei.. a capa erealmente e lindaaa o enrredo enfim digno de ser lidoo .. bjoos

    ResponderExcluir
  8. Oi Danielly o livro e lindooo as ilustraçoes pelo o que vi e bem elaborada, nunca li o livro mais me interessei muitoo.. temn jeito de ser bem cheios de fantasias de alieniginas bem legal,bela resenha bjoos..

    ResponderExcluir