O Amor que Acende a Lua | Rubem Alves

Eu estava na aula quando minha professora comentou: “Esse livro, já perdi quantas vezes comprei, porque sempre dou de presente para alguém”. Meus olhos se fixaram naquela capa escura, no qual se lia O Amor que Acende a Lua. A professora nem precisou indicar, um título lindo desses já bastou para eu ter vontade de lê-lo. 
Só conhecia o escritor, Rubem Alves, de nome. Soube que morreu ano passado aos 80 anos. Ele era cronista, poeta, pedagogo, teólogo, filósofo, ensaísta, contador de histórias, psicanalista, acadêmico – e, ufa! – escritor de livros infantis. Ou seja, o cara era um grande intelectual e estudioso. Então, depois de pesquisar um pouco sobre a vida dele, mergulhei nas páginas do livro com muitas expectativas. As quais, felizmente, foram atendidas. 
São 29 crônicas que falam sobre o amor – os mais diversos tipos de amor – divididas em quatro partes: Lua Nova, Lua Crescente, Lua Cheia e Lua Minguante. Elas são tão bem escritas e gostosas de ler que você nem vê o tempo passar. A mais famosa, “Milho de Pipoca”, você provavelmente já deve ter lido por aí – é muito utilizada por professores.

“É que a transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação porque devem passar os homens para que eles venham a ser o que devem ser. O milho da pipoca não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro. O milho da pipoca somos nós: duros, quebra-dentes, impróprios para comer, pelo poder do fogo podemos, repentinamente, nos transformar em outra coisa - voltar a ser crianças!” 

Rubem Alves exalta em vários contos o amor que sente pela natureza, principalmente citando outros escritores como o poeta e heterônimo Alberto Caiero. Os contos também possuem algumas partes autobiográficas que se misturam com outras histórias e metáforas criadas pelo escritor. É muito difícil explicar o que cada conto significa. É o tipo de livro que não foi feito apenas para ler, mas também para sentir.


Danielly Stefanie

21 anos, formada em Publicidade. Não sabe se gosta mais de escrever ou de desenhar. Não sabe se tem mais medo da tela em branco do Word ou do Photoshop. Lê praticamente qualquer tipo de livro. É apaixonada por cultura japonesa, faz aulas de japonês, pratica karatê e kobudo. Sem falar todas os animes que assiste. Um dia vai trabalhar no Studio Ghibli (só não sabe se será desenhando ou escrevendo).

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

6 comentários:

  1. AMEI a indicação. Eu só li poucas coisas dele na vida, mas adorei saber deste livro. E se um professor meu falasse desta forma, eu compraria com certeza também. rs
    Vou ler e espero ficar distribuindo de presentes, quem sabe!
    Beijos,
    Carol

    ResponderExcluir
  2. Nem sei qual foi a ultima vez que li um livro de contos.. já tem um bom tempo, eu gosto, são geralmente historias curtas e envolventes.. ainda não li esse, nem sei se já li algo de Rubem Alves.. Acho que tá na hora de conhecer.

    ResponderExcluir
  3. Oi Dany nossa bela escolha, ainda nao li esse livro mais sei que o Rubem era fantastico na escrita e em tudo o que ele fazia, esse livro deve ser maravilhosoo, fora o titulo que e lindo as cronicas nos fascina de um jeito que nos deixa sem palavras, amoo ler livros dele e essa e a minha proxima leitura.. bjos

    ResponderExcluir
  4. Faz tempo que desejo ler esse livroo.. ele parece ser lindo com varias mensagens maravilhosas, fora que tem uns Quotes mtoos fofooo.. acho q esse e um livro que todo mundo tem que ler.. espero ler em breve ele poistodos falam q e mto boom.. amei a resenhaaa bjos

    ResponderExcluir
  5. Que perfeito ☺ adorei a resenha e tenho certeza que vou adorar o livro também! Achei super interessante o livro. Adorei também aquela parte da pipoca, me interessei muito pela leitura. Mais um livro pra minha wishlist 😁 obrigado Dani por essa indicaçao maravilhosa.

    ResponderExcluir
  6. Uau, o autor pelo que me parece deve escrever super bem!
    Gostei bastante do post, e sua classificação me deixou com vontade de lê-lo, embora a capa não tenha me agradado tanto!
    Mas, como você e sua professora (E as pessoas que ganharam de presente dela), ahaha gostaram, eu talvez dê uma chance!

    >.< Abraços
    www.gemices.com.br

    ResponderExcluir