After: Depois da Verdade | Anna Todd

Em fevereiro deste ano foi lançado o filme de Cinquenta tons de Cinza. Como eu gosto de estar por dentro do que é assunto, peguei o romance para ler, mas não consegui passar da metade. Isso significa que Cinquenta tons é um livro ruim? Nããão. Isso significa que o livro foi escrito para um público bem, beeeeem, beeeeeeeeeeem específico, do qual eu tenho certeza que não faço parte. 
Quando terminei de ler After - Depois da Verdade, escrito por Anna Todd, continuação de After, fiquei com a mesma impressão: é um livro para um nicho que eu não pertenço. Na verdade, essa é uma sensação que eu já tive desde quando li o primeiro livro da tetralogia After. A única razão para encarar mais 600 páginas deste "romance" é porque o primeiro livro deixa, ao final, um gancho excelente para a história se desenvolver na continuação. É no final do primeiro livro que acontece a "verdade", para que a continuação, é claro, seja "depois da verdade". 

Para quem não conhece a história, recomendo que leia a resenha que eu fiz sobre o primeiro livro da saga (clique aqui). Mas, caso você queira ficar por aqui, vou resumir: Tessa é uma garota certinha que é corrompida ao entrar na faculdade e se apaixonar pelo malandro, Hardin. Ao final, é revelado algo muito destrutivo que abre portas para uma continuação que poderia ser primorosa com muita efetividade. 
Infelizmente, Anna Todd não soube trabalhar ao conectar o primeiro livro com o segundo, já que depois de sete capítulos tudo está de volta ao "normal"; à rotina chata do casal protagonista. Temos, então, um fraco ciclo vicioso: briga, discurso meloso, sexo. Briga, discurso meloso, sexo. Briga, discurso meloso, sexo... 
After, sem dúvidas, é uma saga que dá destaque para o lado perverso de um relacionamento. Com o passar dos capítulos, fica cada vez mais difícil torcer pelo casal principal, sendo que eles parecem estar remando contra a maré, sempre buscando motivos para uma nova briga.  
A impressão é que não há mais nenhum personagem além de Tessa e Hardin. Nada acontece com os personagens secundários e, se acontece, é retratado com muito desprezo. Até mesmo os personagens mais adultos, que poderiam colaborar trazendo certa maturidade à história, são idênticos entre si e não agregam quase nada.
O segundo livro não é narrado só por Tessa. Há, também, o ponto de vista de Hardin. Esse é mais um dos pontos que a autora não soube trabalhar bem, já que, apesar de ter dois narradores, a narrativa continua completamente unilateral. Enquanto Tessa diz "o Hardin é um idiota", o Hardin também diz "eu sou um idiota". 
E isso não acontece só na narração. Toda a maneira de pensar dos personagens, em geral, sempre está inclinada para o que Tessa quer, para o que ela deseja. A autora força tanto a barra para a protagonista que chega a ser praticamente impossível suportar o egoísmo gritante. 

Apesar disso, o livro não é de todo mal. Retratar o lado cruel de um relacionamento não deixa de ser uma forma de, também, retratar a realidade. É preciso apresentar para o público teen que nem tudo são flores em um relacionamento e o "príncipe encantado" está só nas histórias de ficção.
Há diálogos engraçados, principalmente entre Hardin e Smith. São momentos bem simples que aliviam, em partes, o desenrolar - e o enrolar - irritante do romance. 
O final do segundo livro também propõe uma deixa para que o terceiro seja interessante, mas prefiro não criar expectativas depois do que aconteceu na transição entre os dois primeiros. Creio que After - Depois da Verdade é feito para quem se apaixonou pelo anterior. Para quem ficou com um pé atrás, assim como eu, são só mais 600 páginas de mimimi e muito tédio.  



Obs. Fãs de After, não me matem! Esse é um ponto de vista de alguém que, definitivamente, não faz parte do público ao qual o livro foi escrito. Caso você tenha gostado da história, deixe um comentário justificando porque gostou que a gente pode bater um papo (bem saudável) sobre isso! :-) 

Rafael Palone

20 anos, é jornalista o tempo todo e Superman nas horas vagas. Potterhead, filho de Hermes, tributo, cinéfilo, membro da erudição, coldplayer, palmeirense, fanático por super-heróis, entre outros. Sabe tocar piano, teclado e campainha. Gosta de escrever e seu maior sonho é entrar no cinema para ver a adaptação de um livro por ele escrito.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

14 comentários:

  1. Af, só porque pensei que era um livro meio que de suspense igual o primeiro... Não parece ser um livro daqueles que te prende, e você quer ler a todo custo, mas pode até valer a pena ler o primeiro... Obrigado pela resenha ;)

    ResponderExcluir
  2. Como ainda não li nenhum, não tenho muito o que dizer para discordar. só que eu estou morrendo de vontade de ler, morrendo mesmo,. E já que não gostaste, aceito o livro de presente, viu?! kkk
    Apesar de que essa Tessa já me irritou e olha que eu nem comecei a ler o livro. Bem que no fim ele poderia dizer: -Chega de Tessa e pronto, acabou kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho 16 anos, e acredito que esse livro seja direcionado para a idade desse meio, porém eu não tenho paciência para ler um livro como esse! Além de ser bem clichê, a história não me agradou em nada. Não gostei de saber que o livro foca mais nos protagonistas, porque os personagens secundários são essenciais para uma história ficar ótima. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  4. Nunca li e nem tenho vontade, simplismente porque acho que não vou gostar '-'

    ResponderExcluir
  5. Briga, discurso meloso, sexo. É a mesma impressão que tive de cinqunenta tons, li o primeiro livro e me cansei, dps li o segundo livro na marra pra ver se ficava interessante... ainda pretendo ler o ultimo pra descobrir o tal do segredo do sr grey, mas isso só quando eu tiver saco. hahahahaa... confesso que li metade da sua resenha e meio que já desisti do livro. ;x eu até gosto de alguns romances desse genero, mas o círculo vicioso Briga, discurso meloso, sexo me cansa um pouco

    ResponderExcluir
  6. Bom eu nunca li. E sinceramente nem quero, não faz o meu tipo :P

    ResponderExcluir
  7. Ah, não desista da leitura! Ler é sempre bom, independente de qualquer coisa!

    ResponderExcluir
  8. Hahaha! Se não faz seu tipo, não leia mesmo. Mas não tenha medo de se arriscar às vezes, talvez você goste! :P

    ResponderExcluir
  9. Os personagens secundários são sempre muito importantes mesmo! Sem eles, não há contexto.
    Valeu, Luis!

    ResponderExcluir
  10. HAHAHAHAHAHA! Poxa, eu não gostei, mas não abro mão dos meus livros. <3 Leia e depois me conte o que achou!

    ResponderExcluir
  11. Pode valer a pena, sim, Wesley! Sempre vale a pena. Dá pra tirar uma coisinha de cada livro que a gente lê! Abraço ;)

    ResponderExcluir
  12. Isso eu devo concordar, ler é sempre bom. Se eu começo a ler algo, mesmo que eu não gosto é bem difícil eu desistir. Comecei, vou até o final! hahahah, é por isso que se for pra ler um livro que vai me cansar, as vezes eu prefiro nem começar, mas vou pensar melhor, talvez eu coloque o livro la no finalzinho da lista! hahah

    ResponderExcluir
  13. Eu nunca li, mas tenho vontade de ler, mas num futuro bem, bem, beeem longe. rs

    ResponderExcluir