Champion | Marie Lu

Diferentemente dos dois livros anteriores, Champion me prendeu logo na primeira página. Um avanço e tanto! É como se a autora tivesse pulado a parte chata, indo direto para o que interessa. Logo no início notamos que existe um gap entre o segundo e o terceiro livro que dispensa maiores explicações. É fácil deduzir que a poeira começou a baixar logo após o plot twist de Prodigya “contra-revolução”.
Há 8 meses desde os últimos acontecimentos. E, notamos que nestes meses muita coisa mudou. As manifestações populares se acalmaram um pouco, os personagens estão mais adultos (isso é ótimo!) e Day não vê June desde então.
A República também já não é mais a mesma. O primeiro eleitor ainda luta para manter a pose perante a população, enquanto June cumpre sua função de conselheira. Já em São Francisco, Day se mantém longe dos holofotes utilizando até mesmo alguns disfarces para poder viver em paz com seu pequeno irmão Éden.
A situação começa a desandar quando as Colônias, muito conhecidas pelos seus avanços medicinais, enviam um comunicado acusando a República de terem criado um novo vírus que tem tomado conta dos vilarejos próximos à frente de Batalha (a enorme muralha que subdivide os estados). A acusação vem acompanhada de uma ameaça: a República deve disponibilizar às Colônias a cura para a nova praga, caso contrário o chefe de estado pretende abrir fogo contra a tão adorada e frágil República das Américas. A partir disto, um terrível conflito de interesses se inicia.
O grande problema é que Éden pode ser a única solução para que a República obtenha uma cura para o vírus, através de análises e testes médicos. E, logo fica claro que o caminho para a vitória começa a se estreitar pois, paralelamente, Day ainda sofre com a perda da mãe e do irmão, e por isso faz de tudo para proteger Éden das garras do governo. 
Esse livro me deixou anestesiado. Tudo o que a autora havia em algum momento deixado em aberto durante os dois primeiros livros se concluíram com potencialidade. Marie Lu ainda dialoga sobre anarquismo e democracia e, implicitamente, faz uma forte crítica ao socialismo. A história explora questões éticas e morais que rodeiam nosso dia a dia as quais, na maioria das vezes, nem paramos para pensar sobre. Enquanto Legend e Prodigy  exploram somente a República e as Colônias, em Champion a autora explora o mundo. Isso é bastante importante para a história e acompanha muito bem o desenvolvimento do enredo. A expansão do cenário não ocorre de forma forçada e os lugares apresentados empolgam e chegam a nos dar brilho nos olhos.
A evolução dos personagens também é sensacional. Eles são inseridos num contexto muito mais interessante, sendo muito bem aproveitados. Alguns deles, antes "desaparecidos", são trazidos de volta pra deixar o leitor boquiaberto. Ninguém (simplesmente ninguém) é esquecido ou deixado de fora.
Champion não só me venceu como me convenceu de que Marie Lu não brinca de fazer distopia. Super recomendo vocês leitores a lerem até o fim pois a trilogia é incrível! Um final impecável para um desenvolvimento impecável.

Cristiam Oliveira

22 anos, se formou em administração mas gosta mesmo de comunicação. Tem uma paixão enorme por cinema e adora, sobretudo, os livros. É muito organizado, calmo, chato e grudento; se apega muito fácil às pessoas que gosta e, às vezes, é extrovertido. Adora mudar e criar coisas; é muito curioso e persistente em tudo que faz. Gosta de cachorro mas prefere gatinhos (inclusive tem dois!).

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

10 comentários:

  1. Sem duvida esse para mim também foi o melhor livro da saga. Umas das melhores trilogias de distopias que já li, com um final muito surpreendente e bem trabalhado, merece 5 estrelas

    ResponderExcluir
  2. Legend é uma trilogia que eu quero ler desde o ano passado, porque eu amo distopia, e eu achei essa trilogia bem interessante! Champion parece ser um ótimo livro, principalmente por explorar coisas que os livros anteriores não exploram!

    ResponderExcluir
  3. Agora quero mesmo comprar a trilogia hahaha, eu nao achava muito interessante, mas agora estou convencido..Obrigado pela resenha

    ResponderExcluir
  4. até agora todas as resenhas que eu vi desse livro falarem bem, só me faz ter mais vontade de compra-los ç.ç

    ResponderExcluir
  5. Todo mundo que eu conheço ama essa trilogia, e estou animada pra ler a muito tempo ~o preço não ajuda~
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  6. Eu li comentarios ruim a respeito do primeiro livro dessa serie e me desanimou um pouco... Mas lendo a resenha desse, me animou a tentar ler xD

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda pretendo ler essa trilogia, muitas pessoas recomendam, parece ser muito bom mesmo! Ótima resenha

    ResponderExcluir
  8. Quem me conhece sabe que sou apaixonada com trilogias, desde A Seleção à Divergente.
    Legend já vem me encantando com a capa, vai entrar para minha listinha com toda certeza!
    Vou me falir se continuar acompanhando o blog de vocês! <3

    ResponderExcluir
  9. Já comecei a ler a trilogia e não gostei. Achei tudo muito chato e acabei abandonando, mas sempre ouço maravilhas e fico pensando se eu não deveria ter lido um pouco mais, para poder julgar e com mais a sua resenha. Decidi dar uma nova chance a leitura.

    ResponderExcluir
  10. Ainda nem li o primeiro, desconheço a história. Então... Fiquei voando um pouco nessa resenha.

    ResponderExcluir