Sobre a Escrita | Stephen King

Se eu fosse classificar meus cinco autores favoritos, Stephen King estaria entre eles. Afinal, ele é um gênio. É inegável. Ele escreveu obras que entraram para a eternidade, como Misery, O Iluminado e Under the Dome. Enfim, é um best-seller eterno. Qualquer livro com a marca de King vende milhões e milhões de exemplares. E qual será o segredo disso?
O segredo de King para escrever bem - e para todos - está detalhado em Sobre a Escrita, recentemente lançado no Brasil, mas escrito pelo autor norte-americano em 2000. O livro é uma aula sobre como escrever bem, de maneira fluída, leve, direta. E o melhor: é uma aula que não cansa. Pelo contrário. Quando estava chegando ao final da obra, queria mais. Queria saber mais técnicas de King, mais histórias de seu processo de criação.
E o melhor de tudo é o fato do autor não dar dicas de forma didática. Aliás, não são só dicas. O livro possui, basicamente, três partes. Na primeira, King faz um pequeno currículo seu. E, para isso, ele conta histórias de sua infância e juventude que o levaram a ser escritor quando adulto. É fantástico ver como as pessoas já nascem escritoras. Muitos podem não acreditar nisso, mas, a meu ver, essa teoria fica evidente lendo as histórias do autor. 
Na segunda parte, King constrói as dicas e técnicas. É uma melhor que a outra. E para embasar seus comentários e mostrar que as técnicas ali demonstradas surtem, de fato, efeito, o escritor dá exemplos de obras próprias. Misery - a melhor história dele, em minha opinião - é uma das mais usadas. Está tudo ali. Ele não tirou aquelas dicas do nada. São, realmente, coisas tiradas de sua vivência como escritor.
E, numa terceira parte, o norte-americano conta como foi o próprio processo de criação de Sobre a Escrita. É extremamente curioso e assustador ver como este livro foi escrito. E deixa tudo ainda mais interessante.
Enfim, Sobre a Escrita é o livro perfeito para quem deseja melhorar a escrita, tornando-a mais acessível, fluída, interessante. E o melhor de tudo: são dicas de um gênio da literatura. Impossível não se empolgar e começar a escrever logo depois da leitura dessa obra. Livro imprescindível para os que almejam entrar no mercado editorial.


Matheus Mans

20 anos, estudante de jornalismo. Leitor voraz de qualquer tipo de livro, cinéfilo de carteirinha e apaixonado por música brasileira. Não vive sem doses frequentes de Stephen King, Arnaldo Antunes, Wes Anderson, Woody Allen, Adoniran Barbosa, Neil Gaiman, Doctor Who, Star Wars e muitas outras coisas que permeiam sua vida.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

6 comentários:

  1. Esse livro parece fantástico, ele já está na minha lista.Sem duvidas Stephen King é um escritor impressionante.

    ResponderExcluir
  2. Não sou fã, mas admiro ele, por realmente ser um ótimo escritor...Pena que não escreve livros que eu goste...Sob a Redoma é excessão, e um dos preferidos da vida...E interessante o livro, nuca vi algum autor fazer o mesmo, hehe.

    ResponderExcluir
  3. Enquanto muitos autores guardam segredos de como escrever um livro ótimo, o Stephen King fez um livro dando dicas. Isso só prova o quão fantástico ele é! Uma pena o livro ter sido lançado no Brasil tão tarde!

    ResponderExcluir
  4. nooossa, que legal!! quero leeer! eu nunca li nada dele, mas sempre ouvi falar bem... e ele compartilhar assim as dicas é muito interessante, devem ser dicas maravilhosas! e aprender a escrever bem só nos beneficia!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, super legal! Nenhum autor nunca fez isto, todo leitor deveria ter este livro, pelo menos, quem sonha em escrever um livro. Um autor de sucesso como King contando suas formas infalíveis de escrever? Que FANTÁSTICO!

    ResponderExcluir
  6. Que tudo, agora tô aqui desejando esse livro. Amo ler coisas do tipo, que nos mostram segredos que de pessoas que fazem sucesso. Assim que puder vou comprar.

    ResponderExcluir