Um Ano Na Selva | Suzanne Collins

Suzanne Collins estourou na literatura infanto-juvenil com a trilogia Jogos Vorazes. Sua série de livros narra uma sociedade distópica com um governo autoritário e bastante severo que organiza as pessoas por distritos com grande desigualdade econômica, e ainda obriga algumas crianças e adolescentes a participarem de um reality show sanguinário em que matam uns aos outros em busca de sua sobrevivência. A ideia da história em si é bastante perturbadora e ainda carrega muitas críticas sobre a própria sociedade e o governo. O que muitos não se questionam é o que se passava com Suzanne para que ela tivesse uma visão tão incisiva e cruel do mundo, e isso, podemos entender em seu novo livro, Um Ano Na Selva.
O novo título de Suzanne é uma espécie de biografia em formato de livro infantil, todo ilustrado e com um texto rápido e simples. Ela conta o que se passou com ela em 1968, quando ela era apenas uma garotinha, e seu pai foi escalado para ir para a guerra no Vietnã. Para não dizer exatamente para a filha o que se passava, o pai de Suzanne disse que estava indo ficar um ano na selva. Com o passar do tempo, a garotinha vai desvendando onde seu pai realmente está, e cada vez mais fica ansiosa por notícias dele.
Entendo que esta é uma realidade para muitas crianças americanas, mas ainda assim acho o contexto um pouco forte para um livro infantil. A agonia da menina que não sabe se seu pai voltará para casa depois da guerra não é exatamente o tipo de história que eu gostaria de contar para crianças pequenas, que são o público alvo do livro. A trama em si e a curiosidade do seu público infanto-juvenil já consolidado poderiam ser melhor aproveitados em um livro para leitores mais velhos.
A ilustração ficou por conta de James Proimos que criou desenhos aquarelados e bastante coloridos que valorizam muito o livro infantil. O livro é em capa dura e tem uma qualidade excelente de material e diagramação, o que colabora para um incrível resultado visual, bastante atraente.




Malu Sâmia

20 anos, está na faculdade de jornalismo. Gosta de fotografia, comédias românticas, shows, revistas, clichês bem escritos, de tocar violão e viajar. Está sempre com um livro e o iPod na mochila, coleciona ingressos de cinema e imas de cidades. É impulsiva, persistente, um pouco distraída e muito curiosa.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

6 comentários:

  1. É triste essa realidade de várias crianças que perderam os pais pelas guerras, achei também o assunto meio pesado para uma criança- que em geral não irá se perguntar as lições e os ensinamentos que o livro traz. Achei interessante o modo de como a autora escolheu para escrever essa "espécie" de biografia :D

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei interessado no livro, principalmente por ser da Suzanne Collins <3 Depois disso, fiquei mais interessado ainda por conhecer um pouco da vida dela, apesar de ser bem triste!

    ResponderExcluir
  3. Eu achei o livro bem cativante e se eu fosse criança com certeza iria querer o livro, não achei forte para o livro infantil mas também nunca li então não posso falar :v

    ResponderExcluir
  4. Ai apesar de voc~e não ter gostado tanto quero saber como foi pra garotinha descobrir que seu pai estava na guerra, deve ter sido horrível mesmo. Fiquei curiosa agora. E mesmo sendo infantil, quero ler.

    ResponderExcluir
  5. noossa, parece um tema meio triste para um público infanto-juvenil! mas como amooo a escritora, é claro que fiquei curiosa pra ler esse livro!

    ResponderExcluir
  6. Nossa realmente não é um tema para crianças não, principalmente pela capa, me enganou muito só depois de ler a resenha pude ver que não era o que eu imaginava, acho que a autora exagerou um pouquinho já que ela queria uma história para crianças.

    ResponderExcluir