Livro: Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently, de Douglas Adams

Douglas Adams é um mito. Escreveu a série do Guia do Mochileiro das Galáxias e entrou para a história da literatura mundial ao reinventar o gênero de ficção científica. E tudo isso por causa da ótima escrita, é claro. Mas outro ingrediente da narrativa do britânico também ajudou a consolidar sua obra como clássica: o humor.
Quando textos de Adams são lidos, o riso é certo. Desde contos e crônicas, como o surreal Os Biscoitos; até os ensaios, recentemente publicados num compilado chamado O Salmão da Dúvida. Em todos os momentos o autor britânico consegue criar situações que deixam o leitor com a alma mais leve e o sorriso no rosto. E é esta fórmula que deixa a leitura tão agradável e o faz ter tanto sucesso — mesmo após 14 anos de sua morte.
E Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently não é diferente. A história é sobre um misterioso assassinato que começa a ser investigado por Gently, um detetive extremamente arrogante, mas muito, muito carismático. E tudo começa com um homem escalando um prédio enquanto é observado pelo detetive. Este, por sua vez, liga a atitude estranha com o assassinato e desencadeia uma série de acontecimentos e reviravoltas na trama.
O humor, como sempre, é muito bem dosado e inserido na narrativa. Logo no começo, uma situação envolvendo um sofá e Richard MacDuff — o suspeito que escalou o prédio — é a melhor exemplificação da escrita de Adams. É nonsense e extremamente divertido. Lembra até mesmo o começo da série do Guia, com a tentativa de Arthur Dent em impedir a demolição de sua casa. Nada faz sentido, mas diverte demais o leitor.
Os personagens também convencem e são bem construídos. Gently é ótimo. Apesar de arrogante, consegue criar um forte laço com o leitor. Curiosamente, é muito parecido com o Ed Mort, do brasileiro Luis Fernando Verissimo.
O desenvolvimento da trama, por sua vez, é relativamente fraco. Apesar de divertido, a narrativa se arrasta em alguns momentos e perde o fôlego, fazendo com que o leitor se disperse. A mescla de muitas subtramas e acontecimentos — tem fantasma, viagem no tempo — também pode causar confusão no leitor. Se perder na mistura de acontecimentos é muito fácil. Tive que voltar algumas páginas para entender o que estava acontecendo algumas vezes durante a leitura.
Nunca publicado antes no Brasil, Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently deve satisfazer aos inúmeros fãs do Guia e os que buscam se divertir com alguma leitura. Além disso, Dirk Gently é um personagem que entra, tranquilamente, no hall de melhores detetives da ficção.

Matheus Mans

20 anos, estudante de jornalismo. Leitor voraz de qualquer tipo de livro, cinéfilo de carteirinha e apaixonado por música brasileira. Não vive sem doses frequentes de Stephen King, Arnaldo Antunes, Wes Anderson, Woody Allen, Adoniran Barbosa, Neil Gaiman, Doctor Who, Star Wars e muitas outras coisas que permeiam sua vida.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário