Divergente: as FACÇÕES na SALA DE AULA



A escola poderia facilmente representar um universo distópico. Dentre as muitas distopias, uma das que mais se encaixa no ambiente da sala de aula é DIVERGENTE. Afinal, nessa multiplicidade de alunos, há sempre aqueles que se encaixam mais com uma facção do que com outra. 
E você, qual facção representa na sala de aula?

1. Audácia
Os audaciosos são os que compõem a TURMA DO FUNDÃO. Não só conversam, bagunçam e enchem o saco a aula inteira, conseguem as questões da prova antes da hora, descobrem informações sigilosas sobre o colégio... Geralmente são odiados pelos professores, mas adoram erguer a mão quando o professor pergunta algo. Quando não sabem a resposta, se arriscam e fazem alguma piadinha, sem medo de ir parar na diretoria. Quando sabem... 



2. Abnegação 
Sempre seja amigo de alguém da abnegação na sala de aula. É o cara que vai emprestar todos os cadernos para você estudar, vai PASSAR COLA na hora da prova (embora ele sempre prefira te ajudar com os estudos). E, o principal, ele nunca fará nada disso esperando algo em troca. 
Mas, é claro, o abnego é sempre aquele que se ferra na hora dos TRABALHOS EM GRUPO. Porque, se o resto do grupo for muito cruel, vai deixar tudo nas mãos do pobre coitado e ele vai fazer sem reclamar. 
Ok, convenhamos: por fora está "OK, precisamos entregar esse trabalho, vamos manter a paz".
Por dentro...



3. Amizade
Os membros da amizade são aquelas pessoas que fixaram os seus GRUPOS DE TRABALHO porque já sabem que, se fizerem com outras pessoas, pode dar errado. São sempre positivos, aquele colega que diz "a prova vai estar fácil", "a matéria é boba" ou "você foi bem!" para te consolar antes ou depois de uma prova ferrada. São, também, os principais organizadores dos CHURRASCOS DE CONFRATERNIZAÇÃO da sala. 

(Essa é a sua cara pensando em um churrasquinho, hmmmm...)


4. Erudição 
São os preferidos do professor. Sentam na PRIMEIRA FILEIRA, respondem todas as questões, sabem todas as respostas (e, na maioria das vezes, já sabem quais serão as perguntas). Alguns eruditos se misturam com a turma do fundão e dormem a aula inteira porque já sabem tudo que o professor está falando. Em alguns casos, eles sabem mais do que o próprio professor. Sem sombra de dúvidas, são os melhores para quem você deve pedir cola. Mas, por serem muito avançados, ficam estressados com matérias que parecem fáceis e não têm paciência para os alunos com uma dificuldade maior de aprendizado.



5. Franqueza
Fazer os trabalhos em grupo com alguém da franqueza é uma faca de dois gumes, porque ela sempre vai encontrar e apontar todos os defeitos do exercício que você ficou horas fazendo. Isso pode ser bom, porque ajuda a trabalhar, mas pode ser ruim, porque fere o ego... Além disso, é aquela pessoa que NUNCA PASSA COLA. É o "aluno-cagueta", aquele que compartilha informações da sala com o professor e a diretoria - principalmente as informações que não devem ser compartilhadas. 


Rafael Palone

20 anos, é jornalista o tempo todo e Superman nas horas vagas. Potterhead, filho de Hermes, tributo, cinéfilo, membro da erudição, coldplayer, palmeirense, fanático por super-heróis, entre outros. Sabe tocar piano, teclado e campainha. Gosta de escrever e seu maior sonho é entrar no cinema para ver a adaptação de um livro por ele escrito.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário