Como se não bastassem os rolos envolvendo a Fera Ressonante e o sumiço da química brilhante, Cleo Knight, o vilarejo Manchado-pelo-mar vive um dia-a-dia bastante conturbado, com diversos casos e acasos difíceis de lidar e muitas vezes difíceis demais para um cidadão comum resolver. O vilarejo está acabado, praticamente abandonado, e as pessoas que ainda vivem nele sofrem com diversos problemas sociais que talvez possam ser resolvidos pelo aprendiz de detetive, Lemony Snicket.
Dessa vez não estamos falando do vilão da série Só Perguntas Erradas, Tiro Furado. Isso porque o livro 13 Incidentes Suspeitos trata de pequenos casos paralelos que foram investigados e resolvidos por Snicket, sem honra e mérito nenhum. Alguns dos casos simples, outros bastantes absurdos, mas nada que fuja do contexto doido que é viver em Manchado-pelo-mar.
Como dá pra se deduzir, o livro conta 13 casos e, consequentemente, suas soluções (dispostas no final do livro). Os casos são como contos: não se relacionam entre si e não estão diretamente ligadas a história principal, como dito anteriormente, o que faz deste livro um spin-off. Alguns personagens da história principal reaparecem como, por exemplo, os policiais Mimi Mitchum e até mesmo a misteriosa e enigmática Ellington Feint, e a presença deles no enredo é imprescindível para apimentar os mistérios.
O spin-off não é leitura obrigatória para entender a quadrilogia Só Perguntas Erradas, mas é indispensável para os amantes que desejam se aprofundar ainda mais nesse vilarejo.
Os casos são os mais diversos. Desde quadros que caem sozinhos até lojas que estão sendo roubadas por gangues temíveis. E Lemony Snicket tenta de tudo pra trazer de volta a paz em Manchado-pelo-mar.
Não há motivo para não querer ler este livro ou qualquer outro do Lemony Snicket. A série é muito engraçada e interessante, e o spin-off não deixa de ser necessário para conhecermos melhor os personagens. Gostei bastante dos contos e me surpreendi com o fato de que eles, em nenhum momento, atrapalham o enredo da história principal. Foi ótimo para quebrar o gelo entre o livro dois e três, porém não existe uma regra para a leitura do mesmo. Apesar disso, acredito que ler após o segundo livro é melhor devido ao conhecimento do leitor sobre os personagens e locais já existentes. A história também explora novos locais no pequeno vilarejo e demonstra que as coisas estão cada vez mais difíceis para as pessoas que lá vivem.
Se vocês procuram por livros infanto-juvenis divertidos e sem compromisso, aconselho que leiam os livros da quadrilogia e também leiam este. Vocês não irão se arrepender!
- Comentários do Blogger
- Comentários do Facebook
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários:
Postar um comentário