Livro: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, de Ransom Riggs

Talvez não seja a forma mais correta de começar uma resenha, mas a coisa mais decepcionante que vai ter em O Orfanato da Senhorita Peregrine para Crianças Peculiares é que não se trata de um livro de terror. Você pode ser enganado por causa da capa, que contém uma fotografia antiga e um aspecto de livro velho. Você pode se enganar ao folhear o livro e ver novamente uma série de fotografias medonhas. Mas há algo que você precisa aceitar antes de iniciar o livro: não é uma história de terror. Quando aceitar esse fato, estará preparado para ler, porque deixará a decepção de lado e apreciará uma história incrível.
A história é sobre Jacob, um garoto de 16 anos, o qual viveu a vida inteira ouvindo histórias mirabolantes que seu avô contava como se fossem reais. Uma das suas histórias era, que quando criança, ele vivera em um orfanato com crianças peculiares durante a Segunda Guerra Mundial. Para provar a suas histórias, ele mostrava fotos de crianças flutuando, carregando pedras pesadas, entre outras. Porém, Jacob foi crescendo e passou a duvidar dessas histórias e acreditar, como seus pais, que seu avô já estava ficando gagá e que as fotos eram falsas.
Um dia, quando Jacob estava em seu trabalho, recebeu um telefonema do seu avô perguntando onde estava a chave do seu armário de armas. Como o avô fora militar, ele tinha um armário cheio delas que fora trancado por seu filho para protegê-lo. Jacob percebeu o desespero do seu avô e decidiu ir ver como ele estava. Foi, então, que o encontrou morto com cortes terríveis no corpo e a sensação de que tinha visto um monstro, com tentáculos no lugar da boca. Antes de morrer, seu avô passou-lhe algumas instruções – aparentemente sem sentido –, sendo uma delas: encontre a Ave.
Apesar de tentar contar o que se passara, Jacob foi classificado como louco, por ter passado por uma situação traumática. Para tentar se recuperar e aceitar o fato de que tudo fora sua imaginação, ele parte, juntamente com seu pai, para a ilha onde seu avô viveu durante a infância. Em busca de respostas – e da Ave –, Jacob tem esperança de encontrar as crianças peculiares e descobrir seu avô realmente era um louco ou estava o tempo todo certo.
A história do livro é muito gostosa de ler! Parte dela vai se passar nos dias de hoje e a outra parte em 3 de Setembro de 1940. Isso não quer dizer que serão duas histórias diferentes, mas sim que elas convivem entre si.
Conforme vamos acompanhando a descobertas de Jacob, vamos sabendo mais sobre as crianças peculiares e toda a sua história. Achei que algumas crianças podiam ter sido melhor aproveitadas e desenvolvidas, mas como se trata de uma trilogia – sim! Eu também não sabia! – tenho esperança que nos próximos livros isso aconteça. Eu adoro livro sobre crianças, a forma fantasiosa e divertida que elas veem o mundo. Enquanto lia, sentia um gosto de nostalgia, como seu me lembrasse da minha infância. Apesar disso, também não é uma história infantil.





A parte gráfica do livro é incrível! Ransom Riggs, o escritor, possui um amor enorme por fotografia. Vasculhando arquivos pessoais de dez colecionadores, ele teve a ideia de associá-las a uma história. Então, as fotografias que aparecem a cada página são associadas a personagens e eventos que aparecem na história. Muitas das fotografias são medonhas e assustadoras, mas possuem um toque mágico e misterioso.
Infelizmente os outros livros ainda não foram traduzidos, mas estamos no aguardo. O primeiro livro vai virar uma adaptação cinematográfica com direção de Tim Burton – a história tem tudo a ver com ele! – e já foram escolhido parte do elenco: Asa Butterfiel (o ator de A Invenção de Hugo Cabret) vai ser Jacob, e temos ainda Samuel L. Jackson, Eva Green (Senhorita Peregrine), Allison Janney, Terence Stamp, Ella Purnell, Chris O’Dowd, Kim Dickens, Judi Dench e Rupert Everett.

Danielly Stefanie

21 anos, formada em Publicidade. Não sabe se gosta mais de escrever ou de desenhar. Não sabe se tem mais medo da tela em branco do Word ou do Photoshop. Lê praticamente qualquer tipo de livro. É apaixonada por cultura japonesa, faz aulas de japonês, pratica karatê e kobudo. Sem falar todas os animes que assiste. Um dia vai trabalhar no Studio Ghibli (só não sabe se será desenhando ou escrevendo).

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário