Livro: Do Que é Feita Uma Garota, de Caitlin Moran

Do que é feita uma garota é daqueles títulos de livro que nos fazem questionar sobre o que de fato se trata a história. Imaginamos, se não é algo meio John Green, sobre uma garota que vai descobrir como o mundo de fato funciona através de relacionamentos amorosos e problemas adolescentes. Mas, a verdade é que o livro é diferente de tudo que já li, quando se trata de personagens femininas adolescentes.
A história é contada pelo ponto de vista de Johanna Morrigan, uma garota de 14 anos dos anos 90, que escreve exatamente o que pensa: sobre sexo, cultura pop da época, sexo, rock, sobre sua família, sexo e... mais sexo. Ela vive em Wolverhampton, uma cidade aparentemente monótona, e convive com seu pai (Pat) – um astro do rock fracassado –, sua mãe – a qual está com depressão pós-parto após ter gêmeos e não tem nem ideia de que nome dar para eles, Krissi – seu irmão um ano mais velho – e Lupin – seu irmão mais novo de seis anos. A família dela é totalmente fora do comum, principalmente seu pai, que busca loucamente reviver seus momentos de astro de rock. Eles vivem de ajuda do governo por serem pobres. Possuem até uma bolsa de deficiente, por conta do pai que sofreu um acidente – na verdade, ele se vira muito bem, mas finge ter uma deficiência para conseguir a bolsa.
Vivendo uma vida fracassada, Johanna decide tentar mudar de vida após passar uma vergonha pública em um programa de televisão. Percebendo ser uma boa escritora, decide investir nessa carreira e criar um alter ego que vai além das páginas escritas: Dolly Wilde. Dolly é o que Johanna gostaria de ser, uma menina vivida, que sabe de tudo sobre sexo e que gostaria de escrever sobre o cenário da música dos anos 90. Sem falar sua insegurança quanto ao corpo, pois, segundo ela, é gordinha, sem atrativos. Essa nova personalidade irá impulsionar a vontade de realizar seus sonhos e ajudar a família a conseguir dinheiro.
A história vai dos 14 anos de Johanna até os 17. Nós acompanhamos as mudanças de sua personalidade e não necessariamente seu amadurecimento – porque ela é absolutamente insana. O livro é MUITO engraçado e divertido. Caitlin Moran, a escritora, mostra outro lado da adolescência. Ela mostra que uma garota pode pensar e fazer o que quiser. Nada de adolescentes inocentes, românticas ou puritanas. Apesar de Johanna realmente ser ingênua quanto ao mundo de sexo, drogas e rock n’ roll e passar muita vergonha, ela sempre encara isso de maneira positiva. É definitivamente uma personagem singular e cativante.
Talvez as pessoas sintam-se um pouco incomodada com tantos trechos sobre sexo no livro, já que é uma das coisas que Johanna mais comenta, mas, definitivamente são as partes mais engraçadas. Não há pudor nenhum.
A história é simplesmente sensacional! Caitlin Moran é uma escritora fantástica, dona de um estilo desinibido. E aposto, sinceramente, que ela tem muito de Johanna nela também. A edição feita pela Companhia das Letras é muito bonita e a capa tem uma textura diferente e boa.




Danielly Stefanie

21 anos, formada em Publicidade. Não sabe se gosta mais de escrever ou de desenhar. Não sabe se tem mais medo da tela em branco do Word ou do Photoshop. Lê praticamente qualquer tipo de livro. É apaixonada por cultura japonesa, faz aulas de japonês, pratica karatê e kobudo. Sem falar todas os animes que assiste. Um dia vai trabalhar no Studio Ghibli (só não sabe se será desenhando ou escrevendo).

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

2 comentários:

  1. Adorei a resenha, histórias sobre famílias loucas e personagens principais loucas me cativam. Amo esse tipo de história, pois são sempre mais divertidas e porque eu me identifico. 😅😅 Vou procurar logo por esse livro 😍

    ResponderExcluir
  2. Mods shaushau que divo ♡
    Eu fiquei com uma vontade muito insana de ler isso! Como eu não sou muito fã dessas coisas de adolescentes puros, esse livro ja ganhou meu destaque ☆

    ResponderExcluir